 
    
    ATENÇÃO
A RBE detetou vários endereços de e-mail incorretos nas inscrições submetidas. Se se inscreveu e não recebeu a hiperligação de acesso, sugere-se que volte a fazer a inscrição atentando rigorosamente no e-mail registado.
| Encontro on-line com as escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada | 
 Divulgação
DivulgaçãoA Rede de Bibliotecas Escolares organiza encontro a distância com as escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, autoras de Luís Vaz de Camões: Um Poeta Genial.
Data: 27.10.2025
Hora: 10:30h - 11:30h
Público-alvo: Alunos do 3.º, 4.º anos e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Inscrição: Clique na hiperligação
NOTA: Deverá ser feita uma inscrição por cada acesso pretendido, uma vez que a hiperligação de acesso, gerada automaticamente, não deve ser partilhada, por razões de segurança da sessão.
Ana Maria Magalhães
Nasceu em Lisboa a 14 de Abril de 1946, no seio de uma enorme família onde as crianças ocupavam o primeiro lugar. A casa albergava pais, avós, uma tia viúva, notável contadora de histórias. Ali eram recebidas também com frequência os muitos tios e primos, que se instalavam para passar temporadas quando vinham do Porto, da Régua, de Moncorvo, trazendo consigo outras posturas, outras histórias, uma linguagem diferente com outras expressões, outras sonoridades. A infância e juventude decorreram portanto num ambiente alegre, caloroso, rico de experiências humanas.
Foi aluna do Colégio Sagrado Coração de Maria, onde concluiu o ensino secundário. Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo acumulado, durante os três primeiros anos, com a frequência do Curso Superior de Psicologia Aplicada no ISPA. O casamento, aos 21 anos, obrigaria a uma opção. Ainda estudante, começou a trabalhar no Cambridge School e depois no Gabinete de Estudos dos Serviços de Apoio à Juventude (FAOJ) do Ministério da Educação. Iniciou a actividade docente como professora de História de Portugal do 2.º ciclo no ano lectivo de 1969/1970 no Liceu António Enes em Lourenço Marques, Moçambique. O contacto próximo com crianças africanas, indianas, chinesas e portuguesas foi tão motivante que, de regresso a Lisboa, decidiu enveredar definitivamente pela carreira docente. Encontrou colocação na Escola Preparatória de Salvaterra de Magos, onde teve oportunidade de conhecer o meio rural, experiência muito gratificante, apesar das dificuldades inerentes ao facto de trabalhar longe de casa tendo dois filhos pequenos. No ano lectivo de 1976/1977 fez estágio pedagógico do 1.º grupo na Escola Preparatória Fernando Pessoa, em Lisboa. Entre 1980 e 1982 desempenhou funções na Formação de Professores de História (delegada com profissionalização em exercício). Em 1982 foi convidada para Técnica do Serviço de Ensino de Português no Estrangeiro. Nessa qualidade preparou e apresentou cursos de formação de professores, visitou escolas em vários países da Europa e nos Estados Unidos da América, participou em seminários do Conselho da Europa em Portugal e no Estrangeiro. O ministro da Educação chamou-a para integrar a equipa que se ocupou da Reforma do Sistema Educativo entre 1989 e 1991. Desempenhou funções de coordenadora de reforma curricular do 2.º ciclo. Nos dois anos seguintes dedicou-se a um estudo sobre os jovens e a leitura no âmbito do Instituto de Inovação Educacional. Em 1994 aceitou o convite da Expo’98 para dirigir o Jornal do Gil. Em 1997 foi destacada para o gabinete do Ministro da Educação a fim de estabelecer a ligação pedagógica entre o Pavilhão de Portugal da Expo’98 e as escolas. A par desta intensa actividade no domínio da educação, estreou-se como escritora de livros infanto-juvenis em parceria com Isabel Alçada em 1982. Os seus livros, que marcaram uma viragem na história da literatura infantil portuguesa, reflectem a longa e rica experiência educativa, são eco de uma infância e juventude particularmente felizes e traduzem o seu enorme talento para comunicar com os mais novos. Autobiografia (publicada na edição de 31 de Agosto do Jornal de Letras) (Da editora)Isabel Alçada
Nasceu em Lisboa a 29 de Maio de 1950, filha mais velha de uma família maioritariamente feminina. A casa estava sempre cheia de tias e primas de todas as idades, gente muito alegre e comunicativa. As crianças ocupavam o primeiro lugar, mas todas se submetiam à autoridade paterna, uma autoridade firme, positiva, criativa. Era o pai quem convidava os amigos, organizava passeios, jogos, piqueniques, viagens. Era também o grande contador de histórias, um permanente estímulo intelectual para as três filhas. A infância e juventude decorreram portanto num ambiente caloroso e feliz.
Foi aluna do Liceu Francês Charles Lepierre, onde concluiu o Ensino Secundário. Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Ainda estudante, casou, teve uma filha e começou a trabalhar na Psicoforma - Centro de Formação e Orientação Profissional. Concluído o curso, ingressou na Direcção-Geral de Educação Permanente do Ministério da Educação, de onde transitou para o Secretariado da Reestruturação do Ensino Secundário. Em Setembro de 1976 iniciou a actividade docente como professora de Português e História do 2º ciclo. Nesse mesmo ano fez o estágio pedagógico na Escola Preparatória Fernando Pessoa, em Lisboa, sendo convidada no ano seguinte para trabalhar na Formação de Professores como orientadora de estágio. Nessa qualidade participou em diversos cursos e seminários sobre a didáctica da História realizados no País e no estrangeiro. Mais tarde desempenhou funções no Conselho Directivo da sua escola, acumulando com um cargo na direção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa. Fez o Mestrado em Ciências da Educação na Universidade de Boston e veio a trabalhar como investigadora no Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério de Educação. A par desta intensa actividade no domínio da educação, estreou-se como escritora de livros infanto-juvenis em parceria com Ana Maria Magalhães em 1982. Os seus livros, que marcaram uma viragem na história da literatura infantil portuguesa, refletem a longa e rica experiência educativa, são eco de uma infância e juventude particularmente felizes e traduzem o seu enorme talento para comunicar com os mais novos. Sem nunca interromper a atividade literária, integrou o quadro de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa. Efetuou a preparação do doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de Liège e veio a doutorar-se em Literacias e Educação na Faculdade de Ciências sociais e humanas da Universidade Nova de Lisboa. Coordenou o grupo de trabalho encarregado de conceber a Rede de Bibliotecas Escolares, foi Membro do Conselho de Administração da Fundação de Serralves e, entre 2006 e 2009, foi Comissária do Plano Nacional de Leitura. Em 2009 assumiu as funções de Ministra da Educação do XVIII Governo Constitucional. Atualmente é investigadora no CITI –UNL, Coordenadora do Programa Voluntários de Leitura, Membro do Conselho de Administração da European Cultural Foundation, Membro do Conselho Consultivo do EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo e Consultora para a Educação do Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa. (Da editora)