Lançamento
[08.01.2025]
Enquadramento
A Rede de Bibliotecas Escolares valoriza a participação democrática das crianças e jovens e a sua capacidade de tomarem consciência, se envolverem com os atuais desafios e porem em prática soluções que ajudem a construir melhores futuros para a humanidade e o planeta.
Por este motivo, convida, todas as crianças e jovens, do pré-escolar ao ensino secundário, a identificarem um tema ou problema que os afete e a mobilizarem-se, apropriando-se de informação relevante e significativa e causando impacto na comunidade.
O tema/problema escolhido deve enquadrar-se no campo de competências e missão das bibliotecas escolares, conforme o Quadro Estratégico RBE. Exemplos:
- Desinformação: Suas implicações na democracia
- Fauna e Flora: Representações artísticas locais
- Relações interpessoais: Como utilizar as tecnologias digitais para melhorar a forma como nos relacionamos?
- Biblioteca Escolar: O que mudarias?
Convida ainda dois alunos, os representantes de cada tema/ problema no Agrupamento de Escolas/ Escola Não Agrupada, a participarem, à distância, num círculo de crianças e jovens e, eventualmente, numa reunião com o gabinete coordenador RBE.
No final do ano letivo, prevê realizar, com alguns destes alunos, um encontro presencial com o Ministro da Educação.
Esta atividade dá continuidade e consolida as iniciativas RBE dos dois últimos anos letivos - Transformar a Educação: Dá voz às tuas ideias! / Das ideias à ação! e A Voz dos Alunos: Transformar a Biblioteca Escolar - e contribui para concretizar a visão do Quadro Estratégico RBE: “Bibliotecas escolares excelentes (…) desafiam, transformam e empoderam”.
Objetivos
- Analisar a realidade, de forma crítica, imaginativa e empreendedora;
- Decidir até dois temas ou problemas;
- Pesquisar, discutir e fundamentar ideias;
- Planear/ Implementar, pelo menos, uma ação;
- Comunicar com os dirigentes da educação as ações concretizadas.
Processo
Cada Agrupamento de Escolas/ Escola Não Agrupada interessado em participar:
- Realiza, com a biblioteca escolar, sessões de discussão/ reflexão envolvendo crianças e jovens e nas quais estas podem, livremente, exprimir-se e tomar consciência dos problemas que os afetam e apresentar e decidir temas/ problemas e propostas de ação;
- Escolhe até dois temas/ problemas, no âmbito das quais implementará, neste ano letivo, uma ou mais ações;
- Elege dois alunos coordenadores por cada tema/problema trabalhado, aos quais competirá representar a escola publicamente;
- Indica o(s) professor(s) bibliotecário(s) responsável, que coordenará todo o processo e registo e apoiará a participação dos alunos coordenadores nas sessões promovidas pela RBE (Formulário de Manifestação de interesse);
- Submete informações/documentos relativos à(s) ação(ões) concretizadas e seu processo (formulário de relato das ações): breve descrição e fotografias/ imagens (até 15 unidades) ou vídeo (até 4 minutos). Este registo deve conter obrigatoriamente uma ficha técnica com a informação do AE/ ENA, alunos (ano, turma), tema/ problema, lugar, data e outra considerada relevante.
Recursos
Recomendações para melhorar a escola e 12 ações sugeridas a partir das propostas das crianças e jovens, podem inspirar a escolha do tema/ problema e a mudança a concretizar.
Calendário
- O professor bibliotecário deverá preencher os formulários RBE de:
- Manifestação de interesse: até 31 de janeiro de 2025
- Relato das ações dos alunos: até 11 de maio de 2025.
- Entre 19 e 30 de maio de 2025 serão realizados, à distância, círculos de jovens, organizados por tema e nível de educação/ensino.
O calendário das sessões será divulgado a 15 de maio.
- Participação na reunião com a gabinete coordenador RBE: data a definir.
- Encontro presencial com o Ministro da Educação: data a definir.