Decorreram no dia 03/06 e 12/06, na Fundação Calouste Gulbenkian, as sessões de apresentação dos projetos vencedores do Desafio de Porjetos 2023-2024. Uma tarde excelente para os jovens participantes!
Foram selecionados para apresentação na Fundação Calouste Gulbenkian cinco projetos distribuídos por quatro categorias.
No dia 3 de junho, os alunos, acompanhados dos respetivos professores, irão apresentar, uns aos outros, os trabalhos na Fundação Calouste Gulbenkian, partilhando o produto e o processo de cada projeto.
Para tornar este dia inesquecível na memória de todos, a Fundação Calouste Gulbenkian disponibiliza aos participantes entradas para as exposições e acesso aos jardins.
Foram apresentados a este desafio 17 projetos de 9 agrupamentos de escolas, envolvendo a participação de 280 alunos, 40 professores e 2 assistentes operacionais. Os projetos apresentados abrangem todas as categorias de alunos, do pré-escolar ao ensino secundário.
Todas as escolas participantes receberam o catálogo da exposição, e o Museu realizou visitas à exposição, presenciais e online, para as escolas interessadas.
Na abordagem da Exposição, a Rede de Bibliotecas Escolares congratula-se, mais uma vez, pelos professores bibliotecários envolverem alunos de diversos níveis de escolaridade e cursos e professores das mais variadas disciplinas e áreas curriculares - Português, Educação Visual, Oficina de Artes, Gestão de Equipamentos Informáticos, Multimédia, Design de Moda… - para todos, em conjunto, pesquisarem fontes, discutirem ideias e apresentarem soluções.
A grande maioria dos trabalhos evidencia bem o empenho, a profundidade e a criatividade na abordagem dos elementos da Exposição e são um assinalável contributo para a compreensão da importância da coleção de obras de arte construída ao longo dos oito séculos de história da Custódia da Terra Santa.
A Rede de Bibliotecas Escolares, com ligação ao Museu Calouste Gulbenkian, irá realizar, a 20 de fevereiro, terça-feira, entre as 15:00 e as 16:30 horas, um webinar com visita guiada à Exposição, para o qual estão convidados a participar os alunos e os professores das turmas inscritas. Este webinar não será gravado e é o único que se realizará este ano letivo.
Os interessados em participar devem aceder ao webinar através desta ligação e efetuar a inscrição.
Alinhamento
Liliana Silva, Rede de Bibliotecas Escolares
Inês Brandão, Coordenadora de Mediação do Museu Calouste Gulbenkian e
Equipa, Ricardo Mendes e Mariana Abreu
Liliana Silva
Na terça-feira, 12 de dezembro, entre as 15:00 e as 16:00 horas, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Museu Calouste Gulbenkian dinamizam, em conjunto, um webinar de sensibilização dirigido a todos os professores bibliotecários que queiram participar. Devem aceder ao webinar através desta ligação e efetuar a inscrição.
Na terça-feira, 21 de novembro, entre as 10:30 e as 11:30 horas, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Museu Calouste Gulbenkian dinamizam, em conjunto, um webinar de sensibilização dirigido a todos os professores bibliotecários que queiram participar. Devem aceder ao webinar através desta ligação e efetuar a inscrição.
Olga Pombo, em Museu e Biblioteca. A “alma“ da Escola [1], considera que a biblioteca, tal como o museu, visa “reunir e colecionar - conservar toda a memória do mundo - e organizar, tornar disponíveis, dar a ver todos os registos da atividade humana” em contexto inclusivo e interdisciplinar/ colaborativo. Incentiva a curiosidade e um olhar lento/ profundo que compreenda que estes registos não são neutros, nem evidentes. Exigem investigação, problematização e recriação para que se tornem significativos e se expandam no futuro.
Contamos com o envolvimento das crianças e jovens no Desafio de Projetos: Tesouro dos Reis para que, apoiados pelas bibliotecas escolares, acrescentem conteúdo e deem alma a estes elementos do património comum.
Referência [1] Pombo, O. (s.d.). Museu e Biblioteca. A “alma“ da Escola. Universidade de Lisboa. https://webpages.ciencias.ulisboa.pt/~ommartins/images/hfe/cadernos/museubib/index.htmO Tesouro dos Reis. Obras-primas do Terra Sancta Museum é uma exposição do Museu Calouste Gulbenkian, aberta ao público entre 10 de novembro de 2023 e 26 de fevereiro de 2024.
A Fundação Calouste Gulbenkian, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, lança às escolas a oportunidade de crianças e jovens apresentarem um projeto escolar que proponha uma visão própria sobre as obras de arte apresentadas, bem como as histórias que elas contam.
Os projetos devem ser relacionados com a temáticas exploradas em O Tesouro dos Reis e devem ser realizados, individualmente ou em grupo, por crianças e jovens, apresentados em língua portuguesa ou conter legendas em português, orientados por um professor bibliotecário ou outro docente e não conter material que viole direitos de autor e direitos conexos.
Os projetos podem ter um âmbito informativo/ documental, literário, artístico/ ficcional.
Devem conter obrigatoriamente uma ficha técnica com a informação da escola/agrupamento de escolas, autor(es), título, lugar, data e outra considerada relevante.
Os trabalhos podem incluir textos (até 1000 palavras), imagens/ fotografias (até 15 unidades) e registo sonoro/ vídeo (até 4 minutos).
Sessões à distância
O Museu Calouste Gulbenkian, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, realiza uma sessão à distância para enquadramento e sensibilização sobre as temáticas da exposição. Esta sessão é dirigida a docentes das escolas que tenham manifestado interesse em realizar com os seus alunos projetos neste âmbito e é de participação voluntária.
Calendário das sessões:
Visitas à exposição guiada e à distância
Estas visitas são dirigidas a docentes e a alunos das escolas que tenham manifestado interesse em realizar projetos neste âmbito e são de participação voluntária.
Calendário das visitas:
Visita à exposição presencial
Os alunos e respetivo professor responsável inscritos na iniciativa, podem marcar visita gratuita à exposição. Neste modelo, o Museu pode acolher até 25 turmas.
As marcações devem ser feitas para tesouro@mail-rbe.org
Serão selecionados até 5 projetos para apresentação na Fundação Calouste Gulbenkian a 3 de junho de 2024.
Nesse dia, os alunos e professores envolvidos nos projetos selecionados são convidados da Fundação, podendo assim, para além da apresentação dos projetos, circular livremente pelas exposições e jardins. Os custos de transporte e de almoço são assumidos pela Fundação.
De 10 novembro até 15 de dezembro de 2023: inscrição das escolas/agrupamentos de escolas, através de um formulário disponibilizado pela Rede de Bibliotecas Escolares, sendo o(s) professor(es) bibliotecário(s) o(s) responsável(eis) pela sua coordenação, registo e submissão dos projetos em cada escola ou agrupamento de escolas.
Até 22 de março de 2024: submissão dos projetos das crianças e jovens, através de formulário disponibilizado pela Rede de Bibliotecas Escolares.
Até 12 de abril de 2024: divulgação dos projetos vencedores nos portais e redes sociais das Rede de Bibliotecas Escolares.
3 de junho de 2024: apresentação na Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório 3), dos projetos selecionados.
Consulte documento para conhecer todas as disposições.