Biografia de um objeto
Os museus detêm objetos dos quais nem sempre se conhece a história, do momento da sua criação até ao momento em que entram na sua coleção.
A exposição O Tesouro dos Reis mostra obras de várias origens que, em algum momento das suas vidas, entraram na posse do Terra Sancta Museum.
Discussão
- Quem realizou estas obras?
- Em que se assemelham/diferenciam?
- Que sentimentos, emoções e reações suscitam?
- A quem pertenceram, antes de chegar ao Terra Sancta Museum?
- Como foram feitas?
- Com que materiais e de onde vinham esses materiais?
- Com que técnicas foram feitas e como se aprendiam essas técnicas?
- Como viajaram até ao Médio Oriente e quando?
Desafio
A partir de um ou mais objetos da exposição Tesouros dos Reis, propõe-se a realização de um projeto de investigação sobre a biografia dessa(s) obra(s) que pode ocultar histórias de vida complexas.
Referência
- Ministère de l’Éducation Nationale et de la Jeunesse. (2023). La classe, l'œuvre! https://eduscol.education.fr/3466/la-classe-l-oeuvre
Em França na Noite Europeia dos Museus, através da iniciativa La classe, l'oeuvre! convidam-se os alunos a estudar, ao longo do ano letivo, uma peça do museu local e a fazer a sua mediação junto da comunidade.
Os lugares
As obras expostas em Tesouro dos Reis são, na sua maioria, oriundas de lugares europeus diferentes, que suscitam memórias e imaginação e estão na origem de obras literárias e de filmes.
Discussão
- Qual é fascínio de uma cidade ou lugar?
- Porque é que exerce esse fascínio?
- Que paisagens, lugares e monumentos, sabores e cheiros, personalidades, História(s), símbolos e rituais a representam?
- Esse lugar é acessível e representativo de todos?
Desafio
A partir do projeto a Cidade Zero [1] proponha um lugar ideal, que apresente soluções simples, locais e nacionais, para os principais desafios - sociais e ambientais - do território onde habita. Apresente o projeto e seus elementos diferenciadores num texto de ficção, diário gráfico, BD, filme, ensaio fotográfico, instalação ou maquete.
Exemplos de cidades que inspiraram livros/filmes:
- A Cookbook de Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi (Jerusalém)
- A Sombra do Vento de Carlos Zafón (Barcelona)
- Os Cento e Um Dálmatas de Stephen Herek; Sherlock Holmes de Arthur Conan Doyle; Harry Potter de J. K. Rowling; Mary Poppins de Robert Stevenson (Londres e outros lugares de Inglaterra)
- O Corcunda de Notre Dame e Os Miseráveis de Victor Hugo (Paris)
- Morte em Veneza de Thomas Mann; A amiga genial de Elena Ferrante (Veneza e Nápoles)
- O Japão é um lugar estranho de Peter Carey (Tóquio)
- Os Maias de Eça de Queirós; O ano da morte de Ricardo Reis e História do Cerco de Lisboa de José Saramago; O que o Turista deve ver de Fernando Pessoa (Lisboa)
- As Cidades Invisíveis de Ítalo Calvino (cidades imaginárias)
Referência: Barreiros, C. (2023). Cidade Zero. Do Zero. https://do-zero.pt/cidadedozero/
Mapeamentos de turma
A exposição, O Tesouro dos Reis mostra vários mapas do mesmo território, que variam tanto no estilo de representação como nas nomenclaturas, fronteiras e toponímias que apresentam. Refletem a evolução da história e da construção do conhecimento sobre estas regiões.
Discussão
- O que é um mapa e para que serve?
- Que tipos de mapas existem?
- Os mapas representam, com objetividade, a realidade de um lugar ou cultura?
- E o que são os mapas pessoais?
- Como podemos construir, cada um de nós os nossos mapas, dos nossos lugares e dos nossos afetos?
Desafio
A partir dos territórios geográficos e afetivos dos participantes, sugere-se a representação, em mapa digital, do mapa coletivo da turma. Este mapa pode estar associado a um Perguntário que reflita as inquietações de todos.
Leituras/Inspiração
Dar/ Doar
A exposição Tesouros do Santo Sepulcro apresenta várias obras de arte que foram doadas por monarquias europeias à Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém. E, na exposição, conhecemos também as doações da família Gulbenkian a várias instituições em Jerusalém.
Discussão
- Porque doavam as monarquias europeias objetos de elevado valor à Basílica do Santo Sepulcro?
- Porque doamos nós dinheiro ou bens a outros?
- Queremos alguma coisa em troca? O quê?
- A ato de dar pode ser verdadeiramente altruísta?
- E existem obrigações para quem recebe uma doação? Quais?
Desafio
Imagine a escola/ biblioteca escolar enquanto doadora e enquanto recetora de doações.
- A quem doaria a escola/ biblioteca?
- Quais os destinatários dessa doação?
- O que poderia receber ou doar a escola/ biblioteca?
- Com que propósito doaria a escola/ biblioteca?
- Construa o projeto desta doação e, se possível, ponha-o em prática.
Arquitetura
O edifício da Basílica do Santo Sepulcro tem um significado emocional e simbólico junto de milhões de pessoas no mundo. Ao longo do tempo, foi transformado, destruído e reconstruído, acompanhando as transformações e exigências culturais, políticas e sociais dos períodos históricos por que atravessou.
Discussão
- De que forma é que a arquitetura de um espaço pode contar a nossa história?
- Aquilo que era importante, no momento da sua construção, continua a fazer sentido hoje?
- Em que medida a arquitetura pode refletir as transformações sociais de um grupo ou comunidade?
- Que edifícios da nossa zona envolvente refletem as nossas visões e identidades?
- Também sofreram alterações?
- O que nos dizem as alterações feitas sobre o que era importante para quem as fez?
Desafio
Imagine, daqui a 25 anos, a escola ou outro edifício simbólico para a turma: uma estação de comboios ou metro, um centro comercial, um pavilhão desportivo, um museu ou centro cultural, etc.
- O que permanece igual?
- O que foi substituído?
- Quais são as transformações que refletem a sociedade que imaginamos no futuro?
- Pontos extra para quem (re)imaginar este edifício em 3D digital ou físico - Minecraft, Roblox, Legos, maquetes, K-lines, etc.
O maior tesouro
Quem encontra um amigo, encontra um tesouro é um provérbio popular que pode fazer refletir sobre o sentido e o valor da amizade nos dias de hoje.
Discussão
Na turma, discuta as experiências e as perceções de todos sobre a amizade.
- O que é um amigo?
- Todos aqueles que conhecemos, inclusive nas redes sociais, são nossos amigos?
- Temos amigos muito diferentes de nós?
- Podemos viver sem amigos?
- Como ajudar um amigo?
- Como criar e manter amigos?
- Analisando obras-primas do Tesouro dos Reis (cores, figuras, texturas, símbolos...), reflita: se o meu melhor amigo fosse uma destas obras-primas, qual seria?
Desafio
Na turma, crie coletivamente um roteiro para um sketch teatral e/ou trailer, que reflita as conclusões da discussão.
Em alternativa, faça uma exposição ou álbum fotográfico digital que reúna as imagens e as ideias de todos.