Museus do Futuro/ Futuros do Museu
Lançamento
[17.10.2025]
Para o ano letivo 2025/ 2026 o Museu Calouste Gulbenkian não tem prevista qualquer exposição temporária.
Propõe-se assim que o Desafi’Arte IV tome as coleções do Museu e as suas múltiplas interpretações como pontos de partida para uma exploração alargada, ancorada nas realidades de proximidade das escolas participantes e no desenvolvimento das competências para a cultura democrática.
Sob o mote Museus do Futuro/ Futuros do Museu, propõe-se que as escolas pensem o papel cívico dos museus nas democracias liberais. Este pensamento pode seguir um dos seis desafios propostos ou um projeto idealizado pela própria escola no âmbito de um dos três temas desta edição: Arte e História(s), Arte e Natureza, Arte e Música.
Temáticas
- Arte e História(s)
- Histórias silenciadas; o outro lado da história; memória e identidade; histórias futuras; diálogos interculturais; arte como resistência; museu imaginário; território e comunidade.
- Arte e Natureza
- Natureza como inspiração artística; paisagem e identidade; espécies e ecossistemas; arte, ativismo e sustentabilidade; ordenamento do território e património natural.
- Arte e Música
- Música como inspiração; globalização e diálogos interculturais; memória sonora e património imaterial; música, emoção e expressão; sons do presente e do futuro; representar a música num museu.
Características
- Os projetos devem ser relacionados com as 3 temáticas do Museus do Futuro/ Futuros do Museu.
- Devem ainda ser:
- Realizados, individualmente ou em grupo, por crianças e jovens;
- Apresentados em língua portuguesa ou conter legendas em português;
- Orientados por um professor bibliotecário ou outro docente.
- Não devem conter material que viole direitos de autor e direitos conexos.
- Podem ter um âmbito informativo/ documental, literário/ ficcional, científico, tecnológico ou artístico.
- Os trabalhos devem conter obrigatoriamente uma ficha técnica com a informação da escola/ agrupamento de escolas, autor(es), título, lugar, data e outra considerada relevante.
- Podem incluir textos (até 1000 palavras), imagens/fotografias (até 15 unidades), registo sonoro/ vídeo (até 4 minutos) e/ou jogo multimédia para PC/MAC (ficheiro Zip).
Recursos
Sessões à distância
O Museu Calouste Gulbenkian, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, realiza sessões à distância para enquadramento e sensibilização sobre os temas. Estas sessões são dirigidas a professores bibliotecários e outros docentes das escolas que tenham manifestado interesse em realizar com os seus alunos projetos neste âmbito e são de participação voluntária.
Calendário das sessões
Sessões temáticas
Estas sessões temáticas, organizadas à distância e por nível de ensino, são dirigidas a alunos e professores das escolas que tenham manifestado interesse em realizar projetos neste âmbito e são de participação voluntária.
Calendário das sessões
- Tema Arte e História(s) - 1.º e 2.º Ciclos: 4 novembro de 2025 | 10:30-11:30H
(Inscrição e acesso)
- Tema Arte e História(s) - 3.º Ciclo e Ensino Secundário: 6 novembro de 2025 | 14:30-15:30H
(Inscrição e acesso)
- Tema Arte e Natureza - 1.º e 2.º Ciclos: 11 novembro de 2025 | 10:30-11:30H
(Inscrição e acesso)
- Tema Arte e Natureza - 3.º Ciclo e Ensino Secundário: 13 novembro de 2025 | 14:30-15:30H
(Inscrição e acesso)
- Tema Arte e Música - 1.º e 2.º Ciclos: 18 novembro de 2025 | 10:30-11:30H
(Inscrição e acesso)
- Tema Arte e Música - 3.º Ciclo e Ensino Secundário: 20 novembro de 2025 | 14:30-15:30H
(Inscrição e acesso)
Sessões de mentoria
Estas sessões individualizadas, orientadas por um mediador e dirigidas aos alunos e professores de cada projeto inscrito, têm por objetivo um trabalho de proximidade. Podem realizar-se à distância ou, no caso dos participantes de Lisboa, presencialmente, em calendário a acordar com a Fundação Calouste Gulbenkian.
Neste modelo, a Fundação pode acolher até 40 projetos inscritos entre 15 de janeiro e 15 de fevereiro.
As marcações devem ser feitas para desafiarte@mail-rbe.org
Apresentação
Serão selecionados até 5 projetos para apresentação na Fundação Calouste Gulbenkian a 27 de abril de 2026.
Nesse dia, os alunos e professores envolvidos nos projetos selecionados são convidados da Fundação, podendo, para além da apresentação dos projetos, circular livremente pelas exposições e jardins. Os custos de transporte e de almoço são assumidos pela Fundação.
Prazos
- De 21 de outubro até 16 de dezembro de 2025: inscrição das escolas/ agrupamentos de escolas, através de um formulário disponibilizado pela Rede de Bibliotecas Escolares, sendo o(s) professor(es) bibliotecário(s) o(s) responsável(eis) pela coordenação, registo e submissão dos projetos.
- Até 16 de março de 2026: submissão dos projetos das crianças e jovens, através de formulário disponibilizado pela Rede de Bibliotecas Escolares.
- Até 30 de março de 2026: divulgação dos projetos selecionados nos portais e redes sociais da Rede de Bibliotecas Escolares.
- 27 de abril de 2026: apresentação dos projetos selecionados na Fundação Calouste Gulbenkian.
Contacto
O e-mail desafiarte@mail-rbe.org serve, para quem se quiser candidatar, poder contactar a Rede de Bibliotecas Escolares para esclarecimento de dúvidas e para enviar, em ambiente fechado, o link direto do projeto dos alunos.
Normas de Participação
Consulte documento para conhecer todas as disposições.