Projetos > Desafio de projetos

Faraós Superstars

Enquadramento
Faraós Superstars é uma exposição no Museu Calouste Gulbenkian que esteve aberta ao público entre 25 de novembro de 2022 e 6 de março de 2023, a propósito da qual a Rede de Bibliotecas Escolares e o Museu Calouste Gulbenkian propuseram este desafio.

Encontro de Escolas

[05.06.2023]

Programa

Manhã

12h30-14h00 Almoço

Tarde: Sala 1

14:00 H – Abertura

14:15H

15:15H

Alerta: Faraós na Biblioteca

15:35 H

Como Seria Criar, na Atualidade, um Desfile de Moda do Antigo Egito?

15:55 H

Nós, os faraós!

16:15 H

Book Tasting #16 Faraós Superstars

16: 35 H

O ano da morte de Tutankhamon

16:55 H - Despedida

 


Resultados

[19.05.2023]

Agradecimento e evidências

Terminada a apreciação dos trabalhos por parte do júri, comunicamos que foram apresentados a este desafio 43 projetos elegíveis de 18 agrupamentos de escolas, envolvendo a participação de quase 250 alunos e de mais de 60 professores. Todos os projetos apresentados, exceto um do segundo ciclo que não foi selecionado, são de alunos do terceiro ciclo e do ensino secundário.

Na abordagem da Exposição, a Rede de Bibliotecas Escolares congratula-se, mais uma vez, por os professores bibliotecários envolverem alunos de diversos anos e cursos e professores das mais variadas disciplinas e áreas curriculares - História, Português, Educação Visual, TIC e Multimédia, Educação Musical, Cozinha e Pastelaria, Design de Moda, Estética… - para todos, em conjunto, pesquisarem fontes, discutirem ideias, apresentarem soluções.

A grande maioria dos trabalhos evidencia bem o empenho, a profundidade e a criatividade na abordagem dos elementos da Exposição e são um assinalável contributo para a compreensão da importância do Antigo Egito na atualidade e para a recriação e continuidade da Exposição na memória coletiva. 

O Desafio de Projetos: Faraós Superstars visou desenvolver o pensamento crítico e a imaginação, articular a figura e o contexto do comportamento e vivência dos faraós com a atualidade e promover o uso competente, crítico, ético e criativo da linguagem e da comunicação, nas suas diversas expressões.

Projetos Selecionados

Foram selecionados para apresentação na Fundação Calouste Gulbenkian cinco projetos distribuídos por duas categorias.

Categoria Terceiro Ciclo

Alerta: Faraós na Biblioteca de cinco alunos da Escola Básica e Secundária, Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (São João da Madeira)

Como Seria Criar, na Atualidade, um Desfile de Moda do Antigo Egito? de sete alunos da Escola Secundária Marquesa de Alorna, Agrupamento de Escolas de Almeirim

Nós, os faraós! de vinte alunos da Escola Básica 2,3 do Agrupamento de Escolas João da Rosa (Olhão)

Categoria Ensino Secundário

Book Tasting #16 Faraós Superstars de quinze alunos do 11.º ano, turmas C e E, da Escola Básica e Secundária do Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira)

O ano da morte de Tutankhamon de alunos de décimo ano dos cursos profissionais de Design de Moda (dez alunos), Estética (cinco alunos), Educação Musical (um aluno), Cozinha e Pastelaria (quatro alunos), Multimédia (quatro alunos), Gestão de Equipamentos Informáticos (três alunos) do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves (Amadora).

Sessão de apresentação dos projetos

No dia 5 de junho, pelas 14:30 horas, os alunos, acompanhados dos respetivos professores, irão apresentar os trabalhos na Fundação Calouste Gulbenkian, partilhando o produto e o processo de cada projeto e, caso o pretendam, os elementos físicos/ analógicos criados.

A sessão terá o seguinte alinhamento:

14:30 H – Abertura pelos cinco professores bibliotecários que acompanharam cada projeto e que partilham o processo

15:00 H - Apresentação do projeto Alerta: Faraós na Biblioteca

15:15 H - Como Seria Criar, na Atualidade, um Desfile de Moda do Antigo Egito?

15:30 H - Nós, os faraós!

15: 45 HBook Tasting #16 Faraós Superstars

16:00 HO ano da morte de Tutankhamon

16:15 H – Encerramento e entrega dos certificados por parte da Coordenadora de Mediação do Museu Calouste Gulbenkian, Dra. Inês Brandão, e da Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Dra. Manuela Pargana Silva.


Sessões de mediação

[06.02.2023]

No dia 8 de fevereiro, entre as 10 e as 11 horas ou, em alternativa, entre as 15 e as 16 horas realizar-se-ão duas sessões de mediação, à distância, da exposição Faraós Superstars, aberta ao público no Museu Calouste Gulbenkian.

Cada sessão, com a duração de uma hora, terá o seguinte alinhamento:

  1. Manuela Silva (Coordenadora RBE): Boas-vindas;
  2. Inês Brandão (Coordenadora de Mediação do Museu Calouste Gulbenkian): Faraós Superstars e a cultura contemporânea;
  3. Resposta a questões e comentários dos participantes;
  4. Liliana Silva (RBE): Encerramento dos trabalhos.

As sessões são de acesso livre e dirigidas a todos os alunos e professores inscritos em Faraós Superstars: Desafio de Projetos!, iniciativa do Museu em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares.

As hiperligações para acesso às sessões são as seguintes:

10:00 – 11:00 horas: https://dge-me-pt.zoom.us/webinar/register/WN_90ZBHHHgQPazho_tGWbf8g

15:00 – 16:00 horas: https://dge-me-pt.zoom.us/webinar/register/WN_Its50QPTRDeus7xwJJvfxA

Apenas será possível assistir às sessões em tempo real; não serão disponibilizadas gravações.


Apoios

[13.01.2023]

Webinar

Com a colaboração da Coordenadora de Mediação do Museu Calouste Gulbenkian, Dra. Inês Brandão, irá realizar-se na sexta-feira, dia 20 de janeiro, entre as 15:00 e as 15:35 horas, uma sessão de sensibilização, à distância, via Zoom, dirigida a todos os professores bibliotecários e outros professores interessados e na qual os participantes podem intervir com comentários e questões. A ligação para entrar nesta sessão é a seguinte: https://dge-me-pt.zoom.us/webinar/register/WN_EpDGyhdbTyOUyJD7_JFEtA

A sessão durará 35 minutos e terá o seguinte alinhamento:

1.    Manuela Silva (Coordenadora RBE): Boas-vindas;
2.    Inês Brandão (Coordenadora de Mediação do Museu Calouste Gulbenkian): Faraós Superstars e a cultura contemporânea;
3.    Liliana Silva (RBE): Ideias para projetos;
4.    Resposta a questões e comentários dos participantes por todos os oradores.

Encontros à distância

A partir de fevereiro, todos os professores inscritos neste Desafio de Projetos que não possam visitar presencialmente a Exposição, poderão participar num encontro à distância, dinamizado pela Dra. Inês Brandão e com a colaboração da RBE, que facilitará a aproximação aos recursos e aos conteúdos da Exposição.

Ainda está a tempo de se inscrever!


Lançamento

[24.11.2022]

Objeto

Apresentação de um projeto escolar que dê conta de uma visão própria dos faraós no Antigo Egito e na atualidade.

Características

Os projetos devem ser obras originais sobre o tema dos Faraós e devem ser realizados, individualmente ou em grupo, por crianças e jovens, apresentados em língua portuguesa ou conter legendas em português, orientados por um professor bibliotecário ou outro docente e não conter material que viole direitos de autor e direitos conexos.
Os projetos podem ter um âmbito informativo/ documental, literário, artístico/ ficcional.

Recursos

Sessão à distância

Em fevereiro de 2023 (dia a agendar), para lançamento dos projetos nas escolas, o Museu Calouste Gulbenkian, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, realizará uma sessão à distância para enquadramento e exploração da exposição. Esta sessão é dirigida a docentes das escolas que tenham manifestado interesse em realizar com os seus alunos projetos neste âmbito e é de participação voluntária.

Visita à exposição

Os alunos e respetivo professor responsável, inscritos na iniciativa, que pretendam, até 4 de março, visitar a exposição, podem fazê-lo desde que o Museu tenha disponibilidade para a visita e, neste caso, beneficiarão de entrada e mediação gratuita. O Museu tem disponibilidade para visita mediada gratuita à exposição até 25 turmas.

Para todos aqueles que, pretendendo fazer a visita à exposição, não tenham forma de deslocação, o Museu Calouste Gulbenkian prevê a possibilidade de encontros à distância, a agendar, e mediante disponibilidade, para dar a conhecer os conteúdos desta exposição.

Apresentação pública

Serão selecionados até 5 projetos, um para cada categoria, para apresentação pública.

A todos os alunos e professores envolvidos em cada um destes 5 projetos, a Fundação Calouste Gulbenkian dará a oportunidade de deslocação para a sua apresentação pública, na semana de 18 de maio de 2023, a qual inclui entrada livre para os jardins e exposições do Museu/ Fundação Calouste Gulbenkian

Prazos

Normas/ Disposições para Participação

Consulte documento para conhecer todas as disposições

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard