Foram já divulgados na página oficial desta iniciativa os vencedores de cada país. Por Portugal, a dinâmica vencedora foi Onlife.com@BEMM | Media e Informação, do AE Marquês de Marialva, Cantanhede, apresentada pelo professor bibliotecário Rui Abreu. Ao professor representante deste projeto, a toda a sua equipa e à escola que promove o seu desenvolvimento, os nossos parabéns!
A todos os professores que participaram, a Rede de Bbiliotecas Escolares agradece todo o empenho, que permitiu que as bibliotecas escolares portuguesas fossem excelentemente representadas neste concurso internacional.
Terminado o prazo de submissão de candidaturas, damos a conhecer as experiências de aprendizagem candidatadas pelas bibliotecas escolares. Agradecemos aos respetivos professores bibliotecários todo o empenho colocado na elaboração das mesmas.
O Desafio de Educação para os Media é uma iniciativa desenvolvida pelo mSchools, uma parceria público-privada entre a GSMA, o Departamento Catalão de Educação e a Câmara Municipal de Barcelona, que consiste numa comunidade global de professores, investigadores e decisores políticos empenhados em gerar uma mudança na educação através da promoção e integração do uso da tecnologia.
Este desafio internacional consiste em identificar as melhores experiências de aprendizagem de educação para os media, realizadas por professores/equipas de professores de escolas localizadas nas regiões geográficas das entidades parceiras: Argentina, Catalunha, Colômbia, México, Peru ou Portugal.
Podem ser apresentadas experiências de aprendizagem colocadas em prática em sala de aula (ou em biblioteca em contexto letivo), a partir de janeiro de 2019. Podem ter sido criadas e aplicadas antes, mas também devem ter sido colocadas em prática após janeiro de 2019.
A Rede de Bibliotecas Escolares foi convidada a participar pela Entidade Reguladora da Comunicação Social - ERC (parceira portuguesa da iniciativa), apresentando as melhores experiências pedagógicas desenvolvidas pelas bibliotecas escolares. Em Portugal, é igualmente parceira desta iniciativa a Direção-Geral de Educação. As propostas vencedoras, a nível internacional, nas regiões geográficas das entidades parceiras [Argentina, Catalunha, Colômbia, México, Peru ou Portugal], poderão apresentar as suas experiências, num evento no âmbito do MWC Barcelona 2023, entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março de 2023.
Uma experiência de aprendizagem é uma proposta que se desenvolve ao longo de várias sessões (como um projeto, um roteiro de atividades, uma unidade didáctica,...) cujo objetivo é alcançar uma aprendizagem situada, real e significativa, e onde as metodologias ativas/agéis estimulam o aluno com problemas e desafios que promovem o desenvolvimento das suas competências, como por exemplo, o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade, colocando-o no centro do seu processo de aprendizagem.
A avaliação das experiências de aprendizagem apresentadas será realizada de acordo com os seguintes critérios: