Agrupamento de Escolas/ Escola não agrupada AE Marquês de Marialva, Cantanhede |
Concelho Cantanhede |
Localidade Cantanhede |
Título da experiência Onlife.com@BEMM |Media e Informação |
Qual dos eixos temáticos principais é desenvolvido na sua proposta? Cidadania digital ativa e responsável |
Data e duração da implementação Início em 2021-2022 e continuidade em 2022-2023 |
Descreva brevemente a experiência Após sessões sensibilizadoras, implementaram-se percursos didáticos de Literacia dos Media (LM) e Literacia da Informação (LI), na escola e em família, privilegiando-se a criação e produção colaborativa de conteúdos multimodais, reforçados pela campanha “Sempre ALERTA!”, dirigida à comunidade. |
Idades dos alunos participantes Alunos dos 4.º, 5.º e 7.º anos: entre 9 a 12 anos |
Disciplinas(s) implicada(s) 4.º ano: Estudo do Meio, Português e Cidadania e Desenvolvimento; 5.º ano: Cidadania e Desenvolvimento, Apoio ao Estudo e DTA (aula com Diretor de Turma) 7.º A: Português, Matemática, Geografia, Tecnologia da Informação e Comunicação e DTA (aula com Diretor de Turma) |
Quais foram os objetivos de aprendizagem? Sustentado nos referenciais Aprender com a Biblioteca Escolar (AcBE), Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e currículo e na centralidade da ação dos aprendentes de cada nível de escolaridade, nos domínios cognitivo (Saber-Saber), psico-motor (Saber-Fazer) e socioafetivo (Saber-Ser/Saber-Estar), ativando conhecimentos prévios ou ideias preconcebidas para a (re)construção fundamentada de novos conhecimentos, visa-se: I. Objetivos de aprendizagem
II. Competências a desenvolver (capacidade de realizar uma determinada tarefa)
III. Conhecimentos esperados
Considera-se que esta segunda fase de implementação será manifestamente importante para a consolidação e melhoria do projeto, o qual viabilizará aferir, com mais precisão, o seu impacto na aprendizagem dos discentes e no nível de desenvolvimento de competências em LM e LI. Dos resultados obtidos decorrerá a expansão desta experiência, segura e concertada, a outros níveis e anos de ensino e letivos. |
Qual foi a origem desta proposta? Onlife.com@BEMM_Media e Informação é um projeto bianual (2021-2022 e 2022-2023), concebido pelas Bibliotecas Escolares Marquês de Marialva (BEMM), no âmbito da candidatura "Ideias com mérito", da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Visa dar resposta às situações-problema diagnosticadas, extraídas do conhecimento empírico dos docentes e dos documentos orientadores do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva (AEMM) que recomendam um maior investimento nas literacias dos media e da informação e de práticas pedagógicas inovadoras e continuadas, com interação de todos os intervenientes educativos:
Os dados recolhidos do questionário de diagnóstico sobre “Os hábitos de consumo mediático do(s) meu(s) educando(s)”, aplicado a alunos e encarregados de educação (EE), corroboram a ideia de que as metas de LM e LI se encontram ainda aquém do desejado. A avaliação autorreguladora realizada pelo Observatório da Qualidade das Práticas (OQP) – dispositivo de autoavaliação do agrupamento – que incluiu a avaliação da BEMM, confirma estas fragilidades face às potencialidades internas do AEMM. |
Que metodologias foram utilizadas?
|
Se um professor de outro estabelecimento de ensino estivesse interessado em replicar a iniciativa, como a explicaria?
|
Qual o grau de participação e de envolvimento dos alunos? Os alunos participaram e envolveram-se, cognitiva e emocionalmente, de forma bastante ativa e positiva. Foram lançados desafios e executadas a maioria das atividades a eles inerentes, constantes nos guiões pedagógicos, além da criação e produção de diversos recursos multimédia (infográficos, vídeo, áudios...), em diferentes ambientes e com diferentes colaboradores (pares e família). Analisando os resultados obtidos, face aos indicadores de desempenho esperados (15 recursos), no atinente à participação e ao envolvimento dos alunos, constata-se que, na globalidade, foram criados 35 recursos em contexto de sala de aula, de forma autónoma e colaborativa, e 11 “Em Família”, sendo a participação desta última mais expressiva no 4.º ano. É de registar que algumas das atividades não realizadas decorreram dos constrangimentos da situação pandémica e da desativação da BEMM e da rádio escolar OndaMM, em consequência das obras de requalificação da escola. No decurso das atividades em sala de aula, foi bem notória a satisfação de grande parte dos alunos, pelo que se considera que o trabalho desenvolvido foi ao encontro das suas necessidades e expetativas atuais, face ao diagnóstico realizado. Foram vários os fatores que concorreram para que se atingisse este nível de satisfação: a) a operacionalização do projeto privilegiou metodologias ativas que garantiram a centralidade, o envolvimento emocional e intelectual e a motivação dos alunos, mediante um processo de aprendizagem baseado em desafios, descoberta guiada e trabalho colaborativo; b) as abordagens pedagógicas primaram pela transdisciplinaridade concetual e literácica, pela flexibilidade, respeitando diferenças e ritmos de aprendizagem, o desenvolvimento e mobilização de multiliteracias e a articulação de diversos ambientes comunicacionais: sala de aula, tecnológico-digital e família; c) a exploração de situações reais com aplicabilidade no quotidiano dos alunos, a manipulação de documentos em vários formatos (texto, áudio, vídeo, multimédia) e o recurso ao uso contextualizado e pedagógico das tecnologias articularam-se com ambientes físicos e digitais de aprendizagens úteis para a vida; d) a construção de conhecimento e de produtos alicerçou-se numa dinâmica de coprotagonismo entre PB-alunos/professor-alunos/aluno-aluno/aluno-família, mediada pelos PB e reforçada pela implementação estratégica de diversas modalidades de trabalho (individual, par, pequeno e grande grupo); e) a partilha de produtos multimodais criados serviu como: evidência da transformação da informação em conhecimento; mobilização das aprendizagens noutros contextos; reflexão plenária de experiências e ideias; regulação, pelos docentes, e autorregulação, pelos alunos, de aprendizagens; desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e tecnológico, da colaboração e da autonomia; consolidação e/ou aperfeiçoamento de competências mediáticas e informacionais. |
Como é que o uso da tecnologia enriqueceu ou melhorou a aprendizagem dos alunos? Apesar da dificuldade em estabelecer, com rigor e precisão, uma relação de causa-efeito entre o uso de tecnologias digitais e a melhoria das aprendizagens dos alunos, atendeu-se sempre à seleção dos recursos digitais em função dos seguintes critérios:
Por conseguinte, primou-se pelo uso contextualizado e intencional da tecnologia com impacto positivo na atuação dos alunos, como criadores e produtores de conteúdos multimodais, pois:
|
Que estratégias e instrumentos de avaliação foram utilizados? As estratégias e os instrumentos de avaliação consensualmente definidos, calendarizados e implementados regularmente, tinham por objetivo a recolha de dados para aferir o nível de LM e LI dos alunos, antes e após a execução das atividades, incidindo sobre o processo e os produtos. Foram trazidos à colação todos os intervenientes na regulação e autorregulação das aprendizagens. A monitorização fez-se com base na qualidade dos produtos textuais e multimodais criados pela equipa coordenadora do projeto, pelos alunos na sala de aula e por estes em colaboração com a família. As evidências encontram-se disponíveis num mural virtual. Primeiramente, recorreu-se à aplicação de um questionário de avaliação das literacias dos media e da informação aos alunos envolvidos no projeto, a fim de se aferir o nível de desenvolvimento das respetivas literacias. De seguida, em sala de aula, assegurou-se a regulação e autorregulação das competências, mediante listas de verificação de aprendizagens, preenchidas pelo docente, antes e depois da operacionalização do percurso pedagógico proposto, e preenchidas por cada aluno, após; rubricas de avaliação criterial de tarefas, fundamentais para a regulação e autorregulação de aprendizagens. Depois, formalizaram-se dois momentos de avaliação previstos: intermédia, em 2021-22 (pontos de situação em reuniões das equipas educativas e de CP; boletins das BE e outros meios de comunicação e difusão dos AE; Jornadas de Avaliação do AEMM) e final, no terminus de 2022-23 (relatório CP e Jornadas de Avaliação do AEMM) com recurso a questionário. Indicadores: número de disciplinas/áreas envolvidas, número de recursos produzidos para e da execução, o número de atividades concretizadas, aumento do nível das competências em LM, LI e LD e nível de satisfação. A escala numérica: 1-Muito Insuficiente a 5-Muito Bom. |
Quais foram as principais conclusões e avaliações tiradas após colocar em prática essa experiência? Face à avaliação intermédia realizada e salvaguardando o facto de o projeto se encontrar em vigência pelo seu 2.º ano consecutivo, é já possível extrair conclusões e avaliações positivas. Em relação à consecução dos objetivos que presidem ao projeto, considera-se que: a) os alunos, docentes e encarregados de educação das turmas-piloto estão agora mais sensibilizados para a problemática das LM e LI, em resultado da campanha de sensibilização “Sempre ALERTA!”, cujos recursos digitais “Alerta!” foram afixados nas escolas e publicados nos media do AEMM; b) os alunos preocupam-se agora mais com o uso competente, crítico, responsável, criativo e ético da informação nas áreas da LM e LI, reestruturam pensamentos, analisam e avaliam, mobilizam informação noutros contextos; c) os alunos reconhecem a importância das temáticas para a sua vida pessoal e escolar, atual e futura, em consequência do programa pedagógico articulado entre BEMM-Sala de Aula-Família, das sessões de formação dinamizadas pela equipa da BEMM: pesquisa, seleção e avaliação da informação; propriedade intelectual; desinformação e notícias falsas; os tipos de media e as suas linguagens; da operacionalização dos guiões com percursos didáticos de abordagem contextualizada da LM e LI, em contexto de sala de aula (envolvimento de várias áreas/disciplinas) e em família (proposta complementar das atividades de sala de aula); d) os alunos assumiram-se também como criadores e produtores de conteúdos multimodais, em quantidade e qualidade, na sala de aula e com a colaboração da família (v. Qual o grau de participação e de envolvimento dos alunos?), o que revela uma atitude proativa face ao conhecimento e à vontade de o partilhar. Fatores contributivos: qualidade dos recursos produzidos e disponibilizados; aquisição de equipamento; boa execução do projeto; adesão dos alunos às atividades propostas e concretizadas; recetividade e colaboração dos docentes das turmas-piloto e de alguns encarregados de educação. |
Qual o impacto desta experiência nos alunos e no seu ambiente? Inicialmente, o impacto manifestou-se nas reuniões de apresentação do projeto aos alunos das turmas-piloto, ao revelarem uma atenção curiosa face às ações a desenvolver e aos impactos esperados. A campanha de sensibilização “Sempre ALERTA!” aumentou esse impacto, pois alertou consciências para a importância das LI e LD na onlife de todos os cidadãos. Posteriormente, com os alunos já sensibilizados, o impacto foi reforçado com as sessões de formação em LM e LI, dinamizadas pelos PB, na BE e na sala de aula, e com a operacionalização contextualizada dos guiões didáticos, na sala de aula, pelos professores colaboradores e continuados “Em Família”. As atividades e a criação de produtos multimodais em contextos (in)formais de aprendizagem, centralizadas na ação dos aprendentes, enquanto consumidores e produtores, comprovam que as aprendizagens foram consideradas úteis e culturalmente significativas e que são saberes facilitadores de integração-articulação curricular e do envolvimento da família, logo com impacto agora e ao longo da vida. Por fim, a integração na equipa de áreas multidisciplinares, com funções de relevância educativa no AEMM, e de projetos (Rádio ONDAMM, responsável pela literacia digital, jornal “Novidades do Marquês", OQP, SPO), o envolvimento das famílias (reuniões, questionário, cocriação de produtos), além da rentabilização de recursos (Aprendiz de Investigador e Catálogo Concelhio), comprovam o impacto inter-geracional do projeto no seio da comunidade. Ademais, o impacto é ainda reforçado pela sustentabilidade deste projeto, dado o contínuo interesse manifestado pelos coordenadores, colaboradores e parceiros, bem como pelo acompanhamento da Rede de Bibliotecas Escolares, em reunião datada de 26 de novembro de 2021, que destacou este projeto com a insígnia “Ideias com mérito”. |
Que melhorias incluiria se repetisse esta experiência? Encontrando-se o projeto Onlife.com@BEMM | Media e Informação no seu segundo ano de vigência, os PB delinearam as seguintes estratégias de melhoria, a fim de otimizar a sua consecução e atingir plenamente os objetivos propostos:
Convém referir também que, no primeiro ano de vigência, o projeto foi-se readaptando às exigências do momento e atendeu às sugestões dos docentes na elaboração dos materiais subsequentes. |