Bibliotecas Escolares e Inteligência Artificial (IA), é tema da 17ª edição do Encontro Anual da Rede de Bibliotecas de Leiria, que terá início no dia 16 de novembro, no edifício Startup Leiria. O Encontro continua nas duas semanas seguintes com oficinas, online, nos dias 18, 20 e 22 de novembro, repetindo-se na semana seguinte a 25, 27 e 29 de novembro entre as 18h30 e 21h30.
Este evento é promovido pelo Município de Leiria, pela Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, pela Rede Concelhia de Bibliotecas de Leiria, pelos Serviços de Documentação e Bibliotecas do Politécnico de Leiria e pelo Centro de Formação Rede de Cooperação e Aprendizagem.
Nesta edição, pretende-se explorar e refletir sobre o papel das bibliotecas no desenvolvimento da literacia da informação e mediática, no contexto em que a IA está cada vez mais presente em diferentes ações do dia a dia, bem como na promoção do uso responsável e ético desta tecnologia.
No primeiro dia (16 de novembro), vão decorrer sessões plenárias, com intervenções de Nelson Zagalo, Miguel Nuno Marques dos Santos e Vitor Tomé, no período da manhã.
Os trabalhos da tarde iniciam com o realizador de cinema leiriense, Bruno Carnide e continuam com o painel: Bibliotecas, IA! Oportunidade ou risco? com a participação de Carlos Pinheiro, Rogério Paulo Pais da Costa e Diana Silva.
Os trabalhos terminam com o painel Partilha de Práticas, com a participação dos professores bibliotecários Rui Marques Abreu, João Paulo Martins, João Alves dos Reis e a professora Filomena Miguel.
Nas duas semanas seguintes decorrem interessantes oficinas dinamizadas por Adelina Moura, Ulisses Mota, Luís Varela, Nancy Silva, Pedro Pina David, Paulo Agostinho e Jorge Borges.
O Encontro destina-se a professores, professores bibliotecários, técnicos de biblioteca, educadores e mediadores da leitura e está acreditado como ação de formação para professores (15h), pelo CCPFC.
A inscrição é gratuita e será limitada ao número de vagas disponíveis.