Projetos > Desafi' Arte

Sinopses dos trabalhos selecionados

Albernoa em Festa »»»

As crianças partiram da pintura de Guardi, A festa da Ascenção na Praça de S. Marcos e recuperam festas e tradições locais, através de histórias e fotografias e desenhos próprios.

Usando a técnica de Papercut criaram, com a professora da turma e a professora bibliotecária, o livro túnel Albernoa em Festa.

Apresentaram-no em vídeo ao som de cante alentejano do grupo Douradas Espigas, a que pertencem diversas alunas.

Pré-escolar, 2.º, 3.º e 4.º anos; Escola Básica de Albernoa, Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja, Beja
 

Veneza em Aveiro »»»

As crianças, com a ajuda da professora da turma e a professora bibliotecária, usaram a ferramenta Google Earth para construíram um roteiro de viagem digital por Veneza e Aveiro, a Veneza de Portugal. Ao longo da viagem foram desenhando artisticamente pormenores e fotografando paisagens: 

[Na nossa escola] somos felizes e gostamos de aprender com projetos como este. (…) ficamos a saber mais sobre o mundo e sobre a nossa cidade que é tão rica e tão bonita. Aveiro e Veneza são cidades com identidades muito próprias, com a sua história, os seus monumentos, os seus artistas, as suas paisagens, as suas festas. A proximidade e a importância do mar e dos canais que entram no seu interior fazem com que a comparação seja efetuada. Veneza está em festa! Aveiro está em festa!”

3.º ano, turma A; Escola Básica 1 de S. Bernardo, Agrupamento de Escolas José Estêvão, Aveiro.
 

Carnaval: Celebrar o passado no presente e no futuro »»»

As crianças inspiraram-se na Exposição e aprofundaram as semelhanças das tradições de festas de rua de Veneza e Extremoz.

As professoras criaram 3 tertúlias - literária, artística e musical – nas quais as crianças exploraram a lenda do Arlequim, criaram os próprios Arlequins (a partir de quadros de pintores como Pablo Picasso), conheceram as sonoridades e a história do Carnaval de Extremoz, que inclui Corso, Batalha de Flores (naturais e mais tarde em papel), cabeçudos e gigantones e criaram um baile de máscaras que desfilou pela cidade.

4.º ano, turma E; Escola Básica da Mata, Agrupamento de Escolas de Estremoz, Estremoz.

Perspetivas Veneza Caminha 2100 »»»

Os alunos centraram-se no paralelismo Veneza - Caminha, exploraram a questão das alterações climáticas em História da Cultura e das Artes e, inspirando-se nos grandes mestres de pintura da Exposição Veneza em Festa: De Canaletto a Guardi, fotografaram e pintaram, nas aulas de Desenho, as melhores perspetivas das ruas de Vila da Foz do Minho, esboçando pormenores realistas e fantasistas: embarcações locais e venezianas, peixes, veículos do futuro e arquitetura imaginada. No final, os trabalhos foram fotografados, digitalizados e transcritos para a linguagem digital em 3D com auxílio de IA.

11.º ano, turma C, Curso de Artes Visuais; Escola Básica e Secundária de Caminha, Agrupamento de Escolas de Caminha, Caminha
 

Veneza em Festa: Celebrando a Cultura, Protegendo o Futuro! »»»

Reconhecendo que todos somos responsáveis pelos desafios climáticos e que devemos agir com urgência e ambição, os alunos do projeto criaram, com o apoio dos seus professores e professora bibliotecária, soluções técnicas para prevenir inundações e tornar potável a água do mar, de canais e outras fontes. Combinando conhecimentos de Eletrónica, Informática, Área de Integração e Artes criaram um sistema de sensores que deteta, informa em tempo real e previne a subida das águas, mantendo o território em segurança, bem como aparelhos de dessalinização que transformam a água das cisternas em água potável. Estas soluções podem ser úteis a Veneza e a outros territórios em risco.

11.º ano, turma G, Curso Profissional de Técnico de Design de Comunicação Gráfica e 12.º ano, turma E, Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica; Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, S. João da Madeira.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard