Pesquisar | Tratar | Produzir | Animais
Pesquisa de informação sobre animais.
|
|
Objetivos
- Reconhecer a existência de diferentes fontes de informação.
- Pesquisar informações em enciclopédias.
- Aprender a organizar a informação.
- Adquirir conhecimento acerca dos animais estudados.
 |
|
Desenvolvimento Preparação:
- Seleção dos animais a estudar e de duas enciclopédias visuais/ ilustradas, por cada um dos animais.
- Preparação dos recursos a utilizar (ver recursos):
- Nomes dos animais selecionados
- Desenhos dos “frascos” de papel com as imagens dos animais- cada imagem de animal é colocada sob a imagem de um frasco, após o que se procede à plastificação do conjunto.
Nota: Os nomes dos animais e os frascos de papel com as imagens dos animais podem ser colados em cartão para facilitar a sua manipulação.
- Organização da sala para trabalho de grupo e disposição, em cada mesa de trabalho, de: um frasco de papel com um animal, o nome do animal correspondente, duas enciclopédias visuais/ ilustradas, uma lanterna/ lupa e uma folha de registo para cada criança.
- Em grande grupo:
- as crianças são convidadas a falar sobre o que é pesquisar, as pesquisas que já realizaram e as fontes que utilizaram nessas pesquisas.
Nota: É importante estabelecer a distinção entre livros com histórias (literatura) e livros informativos (obras de referência), em particular as enciclopédias.
-
- o docente explica a tarefa a realizar por cada grupo: descobrir o animal sobre o qual devem pesquisar; pesquisar informação nas enciclopédias; preencher a folha de registo.
- O docente lança o primeiro desafio: descobrir o animal que terão de investigar. O docente pode dar algumas dicas: “Está em cima da vossa mesa, mas está escondido.”; “Está dentro de um frasco.”; “Talvez só o vejam se usarem a lanterna”.
- Em pequenos grupos, as crianças:
- exploram com uma lanterna o “frasco” de papel para descobrirem o animal que irão pesquisar;
Notas: Todas as crianças devem ter oportunidade de manipular os materiais. Para encontrarem o animal, as crianças terão de posicionar a lanterna por detrás do cartão. (ver exemplo).
-
- pesquisam nas duas enciclopédias e localizam o animal que lhes foi atribuído;
- realizam a contagem do número de asas, patas e antenas do animal;
- registam as contagens efetuadas na folha de registo;
- desenham o animal, respeitando as informações recolhidas.
Nota: Durante o processo de pesquisa, os docentes devem conversar com as crianças de forma a estimulá-las a encontrarem mais informações sobre o animal, como a alimentação, o local onde vive ou o ciclo de vida (metamorfoses).
- Cada grupo apresenta as suas conclusões aos colegas.
 |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 4. Recolhe informação a partir de livros e imagens. 8. Representa, gráfica e oralmente, a informação. 12. Partilha os conhecimentos adquiridos. Atitudes/Valores: 1. Manifesta espírito de interrogação. 2. Age de forma metódica e rigorosa. 3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação. 7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação.
 |
|
Articulação curricular possível
 |
|
Recursos
- Enciclopédias visuais/ ilustradas
- Folhas de registo (recurso de apoio)
- Imagens dos frascos, dos animais e cartões com o respetivo nome de cada animal (recurso de apoio)
- Lanternas de mão
 |
 |
Observações
|