Pesquisar | Tratar | Produzir | Animais
Pesquisa de informação sobre animais.
 
 
 
 

Objetivos

  • Reconhecer a existência de diferentes fontes de informação.
  • Pesquisar informações em enciclopédias.
  • Aprender a organizar a informação.
  • Adquirir conhecimento acerca dos animais estudados.

 

Desenvolvimento

Preparação:

  • Seleção dos animais a estudar e de duas enciclopédias visuais/ ilustradas, por cada um dos animais.

  • Preparação dos recursos a utilizar (ver recursos):
    • Nomes dos animais selecionados
    • Desenhos dos “frascos” de papel com as imagens dos animais- cada imagem de animal é colocada sob a imagem de um frasco, após o que se procede à plastificação do conjunto.
Nota: Os nomes dos animais e os frascos de papel com as imagens dos animais podem ser colados em cartão para facilitar a sua manipulação.

  • Organização da sala para trabalho de grupo e disposição, em cada mesa de trabalho, de: um frasco de papel com um animal, o nome do animal correspondente, duas enciclopédias visuais/ ilustradas, uma lanterna/ lupa e uma folha de registo para cada criança.

  • Em grande grupo:
    • as crianças são convidadas a falar sobre o que é pesquisar, as pesquisas que já realizaram e as fontes que utilizaram nessas pesquisas. 
Nota: É importante estabelecer a distinção entre livros com histórias (literatura) e livros informativos (obras de referência), em particular as enciclopédias.

    • o docente explica a tarefa a realizar por cada grupo: descobrir o animal sobre o qual devem pesquisar; pesquisar informação nas enciclopédias; preencher a folha de registo.

  • O docente lança o primeiro desafio: descobrir o animal que terão de investigar. O docente pode dar algumas dicas: “Está em cima da vossa mesa, mas está escondido.”; “Está dentro de um frasco.”; “Talvez só o vejam se usarem a lanterna”.

  • Em pequenos grupos, as crianças:
    • exploram com uma lanterna o “frasco” de papel para descobrirem o animal que irão pesquisar;
Notas: Todas as crianças devem ter oportunidade de manipular os materiais. Para encontrarem o animal, as crianças terão de posicionar a lanterna por detrás do cartão. (ver exemplo).

    • pesquisam nas duas enciclopédias e localizam o animal que lhes foi atribuído;

    • realizam a contagem do número de asas, patas e antenas do animal;

    • registam as contagens efetuadas na folha de registo;

    • desenham o animal, respeitando as informações recolhidas.

Nota: Durante o processo de pesquisa, os docentes devem conversar com as crianças de forma a estimulá-las a encontrarem mais informações sobre o animal, como a alimentação, o local onde vive ou o ciclo de vida (metamorfoses).

  • Cada grupo apresenta as suas conclusões aos colegas. 

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

4. Recolhe informação a partir de livros e imagens.
8. Representa, gráfica e oralmente, a informação.
12. Partilha os conhecimentos adquiridos.

Atitudes/Valores:

1. Manifesta espírito de interrogação.
2. Age de forma metódica e rigorosa.
3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação.
7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

  • Enciclopédias visuais/ ilustradas 
  • Folhas de registo (recurso de apoio)
  • Imagens dos frascos, dos  animais e cartões com o respetivo nome de cada animal (recurso de apoio)
  • Lanternas de mão

Observações

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard