Escola Escola Secundária de Vila Verde |
Concelho Vila Verde |
Localidade Vila Verde |
Título da experiência Uma escola livre de plágio |
Qual dos eixos temáticos principais é desenvolvido na sua proposta? Desinformação: Educar para o consumo crítico da informação, Cidadania digital ativa e responsável |
Data e duração da implementação 2020/21, 1ª vez e 2021/22, última vez |
Descreva brevemente a experiência Algumas das iniciativas que a biblioteca escolar da Escola Secundária de Vila Verde promoveu, no âmbito da iniciativa “Uma Escola Livre de Plágio” foram:
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Idades dos alunos participantes Dos 15 aos 18 anos |
Disciplinas(s) implicada(s) Português, Inglês, TIC, Área de Integração |
Quais foram os objetivos de aprendizagem? Dotar os alunos de autonomia na formulação do pensamento crítico e do discurso, contribuindo para a construção de pensamentos e saberes próprios, com base numa informação criteriosa. |
Qual foi a origem desta proposta? Esta proposta de trabalho, desenvolvida pela equipa da BE, foi ao encontro do plano de Melhoria da Biblioteca Escolar traçado para o bienal 2019-21 (Domínio A- Currículo, Literacia e Aprendizagem), no qual está expressa a necessidade de consolidar a articulação com os docentes no apoio ao desenvolvimento do currículo. |
Que metodologias foram utilizadas?
Colaboração com os professores na definição e implementação de estratégias e metodologias ativas, que permitiram abordar conteúdos a partir de atividades de pesquisa seleção de fontes, na estruturação interna, no tratamento da informação, na revisão de texto e na referenciação bibliográfica. Dinamização de ações de curta duração para docentes. Sessões de curta duração para professores, denominadas "Ética em informação" e "Onde está o Conhecimento? Pesquisa, seleção e avaliação da informação em ambientes digitais", foram ministradas pela Dra. Manuela Barreto Nunes. A professora Ana Amélia Carvalho, da Universidade de Coimbra, contribuiu com o seu testemunho sobre o direito de propriedade intelectual. |
Se um professor de outro estabelecimento de ensino estivesse interessado em replicar a iniciativa, como a explicaria?
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Qual o grau de participação e de envolvimento dos alunos? A resposta foi muito positiva, com a participação ativa de todos os alunos dos 10.º (Cursos Cientifico-humanísticos), 1.º, 2.º e 3.º (Cursos Profissionais) e envolvimento dos docentes dos vários grupos disciplinares. |
Como é que o uso da tecnologia enriqueceu ou melhorou a aprendizagem dos alunos? A tecnologia facilitou a realização/ produção dos trabalhos. Aprenderam a usar ferramentas do Windows com destreza, como a referenciação bibliográfica, com a norma APA (American Psychological Association). |
Que estratégias e instrumentos de avaliação foram utilizados? Elaboração de questionários (google forms) de monitorização e através dos trabalhos realizados. |
Quais foram as principais conclusões e avaliações tiradas após colocar em prática essa experiência? As melhorias são visíveis nas apresentações dos trabalhos alunos envolvidos nas ações. Contudo, este trabalho é continuo e carece de uma aplicação persistente, para que os alunos desenvolvam progressivamente as competências necessárias para um uso ético da informação. |
Qual o impacto desta experiência nos alunos e no seu ambiente? O impacto desta experiência verificou-se de forma significativa nos trabalhos realizados pelos alunos envolvidos. Os conteúdos escritos, áudio e vídeo produzidos apresentavam os conhecimentos adquiridos, desde os direitos de autor, às normas de citação e referência bibliográfica. |
Que melhorias incluiria se repetisse esta experiência? As melhorias a incluir seriam: realização de mais oficinas de escrita, tratamento de informação, a partir de pesquisas realizadas no digital. Alargar ao 3º ciclo. |
Gostaria de fazer algum comentário adicional? Esta ação pretende ser uma estratégia recorrente e uma prática continuada, com vista a um aperfeiçoamento efetivo das competências de informação dos alunos. |