Escola

Escola Secundária de Vila Verde


Concelho

Vila Verde


Localidade

Vila Verde


Título da experiência

Uma escola livre de plágio


Qual dos eixos temáticos principais é desenvolvido na sua proposta?

Desinformação: Educar para o consumo crítico da informação, Cidadania digital ativa e responsável


Data e duração da implementação

2020/21, 1ª vez e 2021/22, última vez


Descreva brevemente a experiência
 
Algumas das iniciativas que a biblioteca escolar da Escola Secundária de Vila Verde promoveu, no âmbito da iniciativa “Uma Escola Livre de Plágio” foram:
  • Dinamização de sessões de curta duração sobre pesquisa e tratamento de informação;
  • Lançamento de um concurso intitulado “Não ao Plágio!”, aberto aos alunos, como produto final;
  • Ajuda na realização de trabalhos escolares, designadamente na seleção de fontes, na estruturação interna, no tratamento da informação, na revisão de texto e na referenciação bibliográfica.

Idades dos alunos participantes

Dos 15 aos 18 anos


Disciplinas(s) implicada(s)

Português, Inglês, TIC, Área de Integração


Quais foram os objetivos de aprendizagem?

Dotar os alunos de autonomia na formulação do pensamento crítico e do discurso, contribuindo para a construção de pensamentos e saberes próprios, com base numa informação criteriosa.


Qual foi a origem desta proposta?

Esta proposta de trabalho, desenvolvida pela equipa da BE, foi ao encontro do plano de Melhoria da Biblioteca Escolar traçado para o bienal 2019-21 (Domínio A- Currículo, Literacia e Aprendizagem), no qual está expressa a necessidade de consolidar a articulação com os docentes no apoio ao desenvolvimento do currículo.


Que metodologias foram utilizadas?
  • 1º momento: a equipa da BE foi às salas de aula, num esforço de sensibilização para a questão do plágio e também com o intuito de esclarecer ideias e de mostrar caminhos de construção significativa de conhecimento, conceitos e normas de procedimento na realização de trabalhos. Foi criada uma página web de apoio ao projeto.
  • 2º momento: dinamização de oficinas de escrita, em sala de aula e/ ou biblioteca, como recurso e estratégia que levem o aluno a escrever o seu próprio texto.
  • 3ª momento: visualização/ exploração do episódio " Big Bang Theory", em sala de aula;
  • 4ª momento; sessões de cinema: "Por um punhado de dólares" (Sergio Leone) e "Yojimbo" (Akira Kurosawa), a análise comparativa dos filmes pôs em evidência o plágio [argumento, cenas, enquadramentos, movimentos de câmara], atividade em parceria com Lucky Star (cineclube de Braga);
  • último momento: o concurso de vídeo, como proposta final.

Colaboração com os professores na definição e implementação de estratégias e metodologias ativas, que permitiram abordar conteúdos a partir de atividades de pesquisa seleção de fontes, na estruturação interna, no tratamento da informação, na revisão de texto e na referenciação bibliográfica. Dinamização de ações de curta duração para docentes.

Sessões de curta duração para professores, denominadas "Ética em informação" e "Onde está o Conhecimento? Pesquisa, seleção e avaliação da informação em ambientes digitais", foram ministradas pela Dra. Manuela Barreto Nunes.

A professora Ana Amélia Carvalho, da Universidade de Coimbra, contribuiu com o seu testemunho sobre o direito de propriedade intelectual.


Se um professor de outro estabelecimento de ensino estivesse interessado em replicar a iniciativa, como a explicaria?
  • 1ª fase: apresentação da ação foi feita a partir de uma página web, criada para o efeito, com ações de sensibilização para o projeto realizadas em sala de aula;

  • 2ª fase: dinamização de oficinas de escrita, em sala de aula, como recurso e estratégia que levem o aluno a escrever o seu próprio texto;

  • 3ª fase: visualização/ exploração do episódio " Big Bang Theory", em sala de aula;

  • 4ª fase: sessões de cinema: "Por um punhado de dólares" (Sergio Leone) e "Yojimbo" (Akira Kurosawa), a análise comparativa dos filmes pôs em evidência o plágio [argumento, cenas, enquadramentos, movimentos de câmara], atividade em parceria com Lucky Star (cineclube de Braga);

  • 5ª fase: o concurso de vídeo, como proposta final.

Qual o grau de participação e de envolvimento dos alunos?

A resposta foi muito positiva, com a participação ativa de todos os alunos dos 10.º (Cursos Cientifico-humanísticos), 1.º, 2.º e 3.º (Cursos Profissionais) e envolvimento dos docentes dos vários grupos disciplinares.


Como é que o uso da tecnologia enriqueceu ou melhorou a aprendizagem dos alunos?

A tecnologia facilitou a realização/ produção dos trabalhos. Aprenderam a usar ferramentas do Windows com destreza, como a referenciação bibliográfica, com a norma APA (American Psychological Association).


Que estratégias e instrumentos de avaliação foram utilizados?

Elaboração de questionários (google forms) de monitorização e através dos trabalhos realizados.


Quais foram as principais conclusões e avaliações tiradas após colocar em prática essa experiência?

As melhorias são visíveis nas apresentações dos trabalhos alunos envolvidos nas ações. Contudo, este trabalho é continuo e carece de uma aplicação persistente, para que os alunos desenvolvam progressivamente as competências necessárias para um uso ético da informação.


Qual o impacto desta experiência nos alunos e no seu ambiente?

O impacto desta experiência verificou-se de forma significativa nos trabalhos realizados pelos alunos envolvidos. Os conteúdos escritos, áudio e vídeo produzidos apresentavam os conhecimentos adquiridos, desde os direitos de autor, às normas de citação e referência bibliográfica.


Que melhorias incluiria se repetisse esta experiência?

As melhorias a incluir seriam: realização de mais oficinas de escrita, tratamento de informação, a partir de pesquisas realizadas no digital. Alargar ao 3º ciclo.


Gostaria de fazer algum comentário adicional?

Esta ação pretende ser uma estratégia recorrente e uma prática continuada, com vista a um aperfeiçoamento efetivo das competências de informação dos alunos.

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard