Título |
Unidos pelas palavras |
DSR
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Lisboa e Vale do Tejo |
Agrupamento de Escolas
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AE Sebastião da Gama |
Escola
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ES Sebastião da Gama |
Ano de integração
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2023 |
SINOPSE | A Educação Inclusiva, é um grande desafio na Educação e as Bibliotecas Escolares não são exceção. Numa perspetiva de ação inclusiva, a escola deve aceitar o aluno como um sujeito ativo na construção das suas aprendizagens, com as suas competências e características. Trata-se de abandonar as correntes comportamentalistas que privilegiavam o ensino/aprendizagem uniforme e igual para todos os alunos. O ato educativo deve ser co-participado e co-partilhado, onde se privilegie a ação dos alunos na construção dos diferentes saberes, de forma autónoma, crítica e reflexiva. É imperativo aceitar a mais-valia que advém da diversidade e sobretudo encontrar formas e meios de lidar com Todos provendo meios para que Todos aprendam. Partindo desta premissa, verificámos que a participação dos alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, sobretudo aqueles com medidas adicionais, tem sido diminuta nas atividades promovidas pela e nas bibliotecas escolares, sobretudo no 2º, 3º ciclo e secundário. Para potenciar e reforçar o papel inclusivo das nossas Bibliotecas Escolares, no contexto das aprendizagens, definimos um plano de ação adequado às necessidades deste público-alvo, de forma a promover oportunidades de leitura e escrita, em diferentes contextos e em parceria com os seus colegas do Ensino Regular. Neste plano de ação, privilegiar-se-á o trabalho cooperativo e colaborativo entre todos os agentes educativos e parceiros na dinamização de atividades inclusivas, no domínio da leitura e escrita, assim como na elaboração de materiais em diferentes suportes e códigos. Acreditamos que as Palavras têm a magia de aceitar a diferença e promover a Inclusão. |
2023 |