Em 2010 o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares lançou, em articulação com o Plano Nacional de Leitura, um projeto em Timor-Leste visando a integração na RBE da Escola Portuguesa Ruy Cinatti, de Díli (EPRC) e a criação e desenvolvimento de bibliotecas escolares e outras iniciativas de promoção da leitura em escolas timorenses.
A primeira visita da RBE/PNL a Timor-Leste realizou-se nesse ano, tendo-se então dado início a um trabalho traduzido na assinatura, em abril de 2010, de um Protocolo de Cooperação Bilateral entre o Ministério da Educação de Portugal e o Ministério da Educação de Timor-Leste (METL).
Esta parceria, estreitada desde então, tem sido levada a cabo de forma sequencial e progressiva, beneficiando do envolvimento e mobilização dos vários intervenientes.
A intervenção realizada nesta fase traduziu-se nas ações seguintes:
O ano de 2012 foi marcado por uma nova missão internacional da RBE/PNL.
De entre as ações relevantes, destaca-se a aprovação do Diploma Ministerial nº 7 de 12 março de 2012 , instituindo formalmente as bibliotecas escolares como uma medida de política educativa do METL.
O diploma define os princípios e os requisitos básicos da RBETL no que concerne: a) instalações e equipamentos; b) fundos documentais; c) recursos humanos e formação; d) processos de gestão e funcionamento; e) estabelecimento de parcerias.
Concomitantemente, foram lançados, em articulação com o Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação (INFORDEPE) e o apoio da EPRC, novos cursos de formação; 25 técnicos do METL frequentaram um curso de 50 horas e realizou-se, pelo segundo ano consecutivo, o 2º curso intensivo de formação dirigido a professores e diretores das escolas a envolver no projeto.
Deu-se ainda continuidade ao desenvolvimento sustentado do Projeto Ler+ em Timor-Leste, que passou a abranger os distritos de Baucau, Díli, Ermera, Manufahi, Bobonaro, Liquiçá e Oe-cusse, num total de 40 escolas.