Bibliotecas > Práticas

Tempo para ler e pensar

A biblioteca da Escola Secundária D. Maria II (Agrupamento de Escolas D.Maria II), Braga, a partir do diagnóstico efetuado no agrupamento de escolas e com a convicção de que promover a leitura exige tempo para a compreensão, a reflexão e a argumentação, implementou um trabalho sistemático de promoção da leitura e das literacias, em articulação curricular com os docentes, com destaque para a Cidadania e Desenvolvimento.

capa do filme

A implementação deste projeto, designado Tempo para ler e pensar, ocorre desde 2019, ininterruptamente e integra várias etapas:

1. com os docentes: reuniões com os departamentos curriculares e a equipa de Cidadania e Desenvolvimento para potenciar a articulação curricular; apresentação, pela biblioteca escolar, de propostas de planificação de atividades e de recursos; seleção conjunta de estratégias e materiais;

2. com os alunos:

3. divulgação do desenvolvimento do projeto e dos materiais produzidos, na página da biblioteca escolar e nas redes sociais.

Esta prática recebeu o prémio Fazer em Rede - Boas práticas em 2023-2024.

 

Questão de Partida
Tempo para Ler e Pensar surgiu porque acreditamos que ler exige tempo para a compreensão, a reflexão e argumentação. Surgiu, igualmente, para aprofundar a articulação curricular com a Cidadania e Desenvolvimento e aumentar a colaboração entre docentes. Uma e outra dimensões constituíam uma necessidade no nosso agrupamento de escolas e exigiam uma ação intencional e focada.
Objetivos:
1. Permitir aos alunos o contacto com diferentes tipos de texto: literários, científicos, jornalísticos, para que possam compreender diferentes tipos de informação.
2. Incentivar os alunos a questionar, interpretar e formar opiniões fundamentadas, a partir de textos lidos.
Destinatários:
1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico. Docentes.
Data de início: 2019
Parcerias:
Câmara Municipal de Braga, Centro de Saúde, Centro de Nanotecnologia – apoio com a participação de técnicos para abordarem diferentes temáticas.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard