Agrupamento de Escolas/ Escola não agrupada Agrupamento de Escolas Viseu Norte |
Concelho Viseu |
Localidade Viseu |
Título da experiência Semana da Cultura Científica |
Qual dos eixos temáticos principais é desenvolvido na sua proposta? Cidadania digital ativa e responsável |
Data e duração da implementação A interligação entre os Media e a Semana da Cultura Científica foi criada, pela primeira vez, em novembro de 2018. A partir desse ano, durante a semana, para assinalar esta efeméride são selecionados textos informativos retirados de jornais e revistas que são analisados, tendo em conta os temas 1 e 2 do Referencial de Educação para os Media. |
Descreva brevemente a experiência
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Idades dos alunos participantes Entre 10 e 15 anos. |
Disciplinas(s) implicada(s) Português, Ciências Naturais, Físico-Química e Cidadania e Desenvolvimento. |
Quais foram os objetivos de aprendizagem?
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Qual foi a origem desta proposta? A proposta foi projetada a partir do zero. Esta surgiu de uma necessidade de implementação de atividades no âmbito da literacia dos media, para tornarmos os alunos mais conscientes da sua importância e, uma vez que o conhecimento científico se encontra patente em diversas fontes dos media, pareceu-nos a junção mais adequada enquanto professoras bibliotecárias. |
Que metodologias foram utilizadas?
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Se um professor de outro estabelecimento de ensino estivesse interessado em replicar a iniciativa, como a explicaria? Para quem pretende desenvolver atividades que estabeleçam uma ligação entre a Ciência e os Media, esta proposta vai complementar essa interligação. De forma a trabalhar os temas 1 (Comunicar e Informar) e 2 (Compreender o Mundo Atual) do Referencial de Educação para os Media, as turmas selecionadas analisam criticamente textos informativos. Num primeiro momento, em sala de aula, com o apoio da Biblioteca Escolar, que apresenta uma pré-seleção de fontes dos Media (notícias e artigos de jornais e revistas), os alunos analisam as diferentes fontes, desenvolvendo os objetivos de aprendizagem definidos. Para levar a Ciência e os Media para fora de portas, são preparadas as leituras a partilhar com as outras turmas da escola. Nesta fase os alunos selecionam o texto ou textos a apresentar e projetam a forma como os irão apresentá-los às diferentes turmas da escola. Por último, tendo em conta a temática a abordar, nos diferentes anos (2019, 2020 e 2021), foram elaborados os produtos finais a apresentar, que acabaram por se encontrar patentes nas diferentes atividades a realizar, analisar e/ou visualizar pelos alunos, como por exemplo:
A título de exemplo, este ano (2022), as atividades a desenvolver terão por base notícias sobre as impressões digitais. |
Qual o grau de participação e de envolvimento dos alunos? Ao longo dos anos verifica-se um envolvimento muito significativo dos alunos (2019 - 15 turmas, cerca de 300 alunos; 2020 - 4 turmas, cerca de 80 alunos; 2021 - 4 turmas, cerca de 80 alunos.) no decorrer das diferentes atividades. As exposições, curadoria de conteúdos e desafios foram programados para todos os alunos das escolas (45 turmas e cerca de 900 alunos). Consideramos que estes aumentam a sua capacidade crítica em relação aos media, tornam-se mais conscientes da sua importância e demonstram muito interesse, envolvimento e empenho na realização das diferentes atividades. Os alunos são os protagonistas na execução da maior parte das tarefas, nomeadamente nas atividades de ensino experimental, nas leituras partilhadas em sala de aula, na decoração das bibliotecas escolares, na leitura e análise crítica das notícias e artigos, entre outras. |
Como é que o uso da tecnologia enriqueceu ou melhorou a aprendizagem dos alunos? A tecnologia utilizada permitiu, através da gamificação, motivar e despertar interesse nos alunos. Para além disso, nos anos de pandemia (2020 e 2021) foi utilizada a plataforma Teams para desenvolver algumas atividades com alunos, permitindo o acesso às diferentes atividades. |
Que estratégias e instrumentos de avaliação foram utilizados? Na seleção e análise dos textos informativos, utilizou-se uma grelha de observação direta. Os alunos foram ainda avaliados no que concerne à oralidade, na disciplina de Português, aquando da apresentação/exposição oral, quer durante as leituras de notícias e artigos noutras salas de aula, quer nas apresentações dos protocolos e nas atividades experimentais. |
Quais foram as principais conclusões e avaliações tiradas após colocar em prática essa experiência? Os objetivos de aprendizagem foram alcançados. Após a aplicação destas atividades por parte dos alunos foi possível denotar uma melhoria na distinção entre textos informativos, opinativos e publicitários. Os alunos ficaram a reconhecer o papel e a importância da informação dos media na sociedade atual. No que diz respeito à apresentação/exposição oral verificou-se que os alunos estiveram mais à vontade e descontraídos durante a realização deste tipo de atividades. Por último, também se verificou que os próprios alunos conseguiram avaliar criticamente os textos que trabalharam, debateram assuntos da atualidade, nunca deixando de expressar as suas opiniões. |
Qual o impacto desta experiência nos alunos e no seu ambiente? Os alunos que costumam participar na apresentação das diferentes atividades tornam-se os atores principais, transmitindo, através da leitura das notícias e dos artigos de revistas e das atividades propostas, uma importância acrescida aos temas e ao trabalho realizado. Por sua vez, os alunos, que participam como espetadores, mostram-se muito atentos, curiosos e interessados em saber mais sobre o tema apresentado. |
Que melhorias incluiria se repetisse esta experiência? Uma vez que todos os anos são feitas atividades diferentes, no âmbito da comemoração da Semana da Cultura Científica, as adaptações são feitas em função do tema selecionado e dos objetivos traçados. São sempre selecionados e produzidos novos recursos, planificadas novas atividades e realizados novos trabalhos. |