A biblioteca da Escola Secundária São Pedro, Vila Real, em resposta à necessidade de desenvolver competências digitais de colaboração e produção de conteúdos mediáticos, nos alunos do 3º ciclo, identificada no Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), implementou, em articulação com a coordenação do PADDE e os professores de Cidadania e Desenvolvimento, de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e de Português, a atividade Repórteres para o ambiente, destinada aos alunos do 7.º ano de escolaridade.
- A atividade iniciou-se com a definição do plano de trabalho, entre os vários parceiros e com a formação das equipas instrutoras (professores, professora bibliotecária e Monit@res da biblioteca escolar), por turma, para acompanhamento do trabalho.
- No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, os alunos ficaram responsáveis pela criação de um Jornal de Parede, em formato impresso e digital, sobre os problemas ambientais que iriam identificar no espaço escolar.
- Na disciplina de Português identificaram as características de uma reportagem fotográfica.
- Na disciplina de TIC, os alunos fizeram uma introdução à prática de fotografia. Seguidamente, fotografaram as situações que consideraram mais problemáticas na escola e identificaram o que estava bem e a merecer divulgação e o que estava menos bem e a precisar de ser melhorado.
- Na biblioteca escolar, os alunos aprenderam a criar e partilhar, com os elementos do respetivo grupo de trabalho, um documento no Google Docs (DRIVE), onde inseriram o resultados de pesquisas realizadas, as fotografias tiradas, com identificação do autor, da data e do local. Este documento serviu como registo de todas as atividades realizadas e permitiu, também, aos professores, o acompanhamento dos trabalhos e o feedback imediato e sistemático. O documento de cada grupo, no Google Docs, foi também partilhado com os elementos da respetiva equipa instrutora.
- A construção do Jornal de Parede concretizou-se através da ferramenta Canva, com a supervisão da equipa da biblioteca escolar e a colaboração dos alunos e alunas monitores da biblioteca escolar. A versão impressa do jornal foi exposta na biblioteca e a versão digital foi partilhada nos canais e redes sociais da biblioteca escolar.
- A atividade integrou, também, uma sessão para os alunos com técnicos de saúde ambiental.
- A avaliação das aprendizagens, realizou-se através da ferramenta Corubrics para auto e heteroavaliação das competências de colaboração, autonomia e responsabilidade dos alunos nas várias tarefas.
- Para a avaliação das competências de utilização de ferramentas digitais e das competências de observação e reflexão, foi utilizada a estratégia "Duas estrelas e um desejo" com recurso a um instrumento disponibilizado pela biblioteca escolar.
Esta atividade foi destacada no âmbito do prémio Fazer em rede - Atividade Top em março de 2023.