Público-alvo
Do pré-escolar ao ensino secundário
Contexto
O professor lança às crianças e jovens o desafio para reimaginar a escola/ educação, lançando as perguntas:
- Como será a nossa escola em 2030 ou mais além?
- Como é que na escola do futuro iremos todos poder conviver, trabalhar e divertirmo-nos?
-
- Cada turma organiza-se em grupos, cada um com cerca de 5 alunos.
- Cada grupo dialoga entre si, apresentando e discutindo propostas que respondam às questões. Depois os elementos de cada grupo devem chegar a um consenso sobre os aspetos mais relevantes a serem representados através de um desenho coletivo, que poderá ser feito numa folha de papel reciclado A3. O grupo elege um título e/ ou frase inspiradora que sintetize as principais ideias.
- Cada grupo mostra à turma o seu trabalho e apresenta-lhes oralmente uma síntese da sua visão da escola para daqui a 8 anos e mais além. No final de cada apresentação, discutem as vantagens e desvantagens daquela proposta face ao cenário da escola atual.
- Todos os alunos elegem o cenário mais plausível/ desejável/ preocupante.
- Posteriormente, podem montar uma exposição com os trabalhos de todos e convidar pais e encarregados de educação, familiares e amigos, elementos da Direção da escola/ agrupamento de escolas e da autarquia a visitá-la e a participar numa discussão para reimaginar a escola. Todos reunidos, cada grupo apresenta o seu trabalho e, depois de todas as apresentações, as crianças desafiam a assistência a pronunciar-se sobre o cenário mais plausível/ desejável/ preocupante, bem como sobre o compromisso de cada um dos convidados para transformar a educação face ao cenário mais desejável.
A iniciativa pode realizar-se com crianças e jovens de todas as idades e a apresentação final dos desenhos aos colegas e à comunidade pode ser realizada através de uma PowerPoint Party [1].
Referência
- Rede de Bibliotecas Escolares. (2021). Cegos que, vendo, não veem – Power Point Party