Media | 1.º Ciclo | Conhecer | Refletir | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Realidade aumentada | Realidade virtual | Metaverso
Abordagem dos conceitos de realidade aumentada, realidade virtual e metaverso, a partir do visionamento de vídeos.
 
 
 
 

Objetivos

  • Conhecer conceitos atuais no desenvolvimento de tecnologias;

  • Pensar essas tecnologias de forma crítica.

 

Desenvolvimento

Abordagem dos conceitos de realidade aumentada, realidade virtual e metaverso, a partir do visionamento de vídeos.

  • Em grande grupo, os alunos:

    • Visionam vídeos que retratam experiências de realidade aumentada e de realidade virtual;

    • Jogam um jogo interativo em que se abordam esses conceitos (Ver recursos de apoio - Realidade aumentada x realidade virtual: Jogo interativo).

  • Os docentes clarificam os conceitos de realidade aumentada e realidade virtual. (ver recursos de apoio - apresentação "Clarificação de conceitos")

  • Os alunos visionam dois filmes que apresentam o metaverso. (ver recursos de apoio - Gaming in the metaverse e Fitness in the metaverse)

  • Os docentes:

    • Orientam uma reflexão sobre o tipo de realidade desses filmes, para concluir que não se incluem nem em realidade aumentada, nem em realidade virtual. 

    • Apresentam o conceito de metaverso (ver recursos de apoio - apresentação "Clarificação de conceitos").

    • Lançam algumas questões para reflexão:
Sugestões: O que vos leva a pensar que esta tecnologia já existe?/ Como poderá. ser usada?/ Alguma vez estiveram numa situação semelhante?/ Vai facilitar-nos a vida?/ Pode trazer-nos problemas? Que tipo de problemas?/ Seremos sempre capazes de distinguir a realidade real do metaverso?

    • Encerram a sessão apresentando as principais ideias levantadas pelos alunos.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Conhece diferentes media e respetivos formatos (impresso, icónico, sonoro, audiovisual, multimédia, ...).
7. Identifica riscos e oportunidades associados à utilização dos media e à comunicação em linha.

Atitudes/ valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media.

 

Articulação curricular possível

Português

Cidadania e desenvolvimento

 

Recursos

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard