|
Desenvolvimento Desenvolvimento de uma letra de rap original sobre a cultura portuguesa, com apoio de um modelo de linguagem de IA Generativa, e produção de um vídeo. O docente:
- Introduz o tema da atividade (cultura portuguesa) e contextualiza o rap como forma de expressão artística, abordando marcas formais do texto poético (estrofe, rima, esquema rimático e métrica).
- Orienta os alunos para que solicitem ao modelo de linguagem de IA Generativa, através de instruções claras, a criação de uma letra para uma canção rap, com sugestões para ritmo, batida e métrica.
Em pequeno grupo, os alunos:
- Criam "prompts" para orientar o modelo de linguagem de IA Generativa na construção da primeira versão da letra.
Avaliam a correção do texto gerado, reescrevendo-o com consultas a dicionários e sites de rimas para aprimorar o texto.
- Produzem um vídeo sobre a cultura portuguesa, escolhendo imagens que complementem a letra, sincronizando-as com a batida da música.
Em grande grupo, os alunos:
- Apresentam os vídeos.
- Refletem sobre o processo de criação da letra e discutem as influências da Inteligência Artificial Generativa na liberdade criativa e as limitações com que se confrontaram.
[Sugestões: Como é que a inteligência artificial influenciou o modo como abordamos e concebemos a criação artística na composição da letra de rap?; Em que medida a incorporação de tecnologia na criação poética teve impacto na liberdade criativa dos alunos?; Quais são as potencialidades criativas apresentadas pelo modelo de linguagem de IA Generativa na expressão poética e como é que essas capacidades se destacam em relação às abordagens convencionais? E, por outro lado, quais são as limitações percebidas na utilização desta tecnologia nesse contexto artístico?] Publicação do vídeo nos canais de comunicação da biblioteca. |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Caracteriza diferentes media, formatos e tipos de conteúdo, identificando as suas linguagens e características próprias. 5. Usa os media e ambientes online para criar e comunicar ideias com eficácia e interagir com diferentes audiências. 6. Realiza e justifica a escolha de produtos mediáticos (...). Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 3. Revela criatividade no uso dos media. 6. Manifesta sentido estético na apreciação de conteúdos mediáticos. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. |