Media | Refletir | Produzir | 3º Ciclo | História | Português | Música | Educação visual | Vídeos | Inteligência Artificial Generativa
Desenvolvimento de uma letra de rap original sobre a cultura portuguesa, com apoio de um modelo de linguagem de IA Generativa, e produção de um vídeo.
 
 
 
 

Objetivos

  • Utilizar um modelo de linguagem de IA Generativa como uma ferramenta para realizar atividades criativas para a aprendizagem (composição de uma letra de rap original).
  • Aplicar conceitos de versificação, modos literários e recursos expressivos na produção de letras de rap.
  • Criar um vídeo para complementar a expressão poética da letra, incorporando imagens que ilustrem a cultura portuguesa.

 

Desenvolvimento

Desenvolvimento de uma letra de rap original sobre a cultura portuguesa, com apoio de um modelo de linguagem de IA Generativa, e produção de um vídeo.

O docente:

  • Introduz o tema da atividade (cultura portuguesa) e contextualiza o rap como forma de expressão artística, abordando marcas formais do texto poético (estrofe, rima, esquema rimático e métrica).
  • Orienta os alunos para que solicitem ao modelo de linguagem de IA Generativa, através de instruções claras, a criação de uma  letra para uma canção rap, com sugestões para ritmo, batida e métrica.

Em pequeno grupo, os alunos:

  • Criam "prompts" para orientar o modelo de linguagem de IA Generativa na construção da primeira versão da letra.
    Avaliam a correção do texto gerado, reescrevendo-o com consultas a dicionários e sites de rimas para aprimorar o texto.
  • Produzem um vídeo sobre a cultura portuguesa, escolhendo imagens que complementem a letra, sincronizando-as com a batida da música.

Em grande grupo, os alunos:

  • Apresentam os vídeos.
  • Refletem sobre o processo de criação da letra e discutem as influências da Inteligência Artificial Generativa na liberdade criativa e as limitações com que se confrontaram.
[Sugestões: Como é que a inteligência artificial influenciou o modo como abordamos e concebemos a criação artística na composição da letra de rap?; Em que medida a incorporação de tecnologia na criação poética teve impacto na liberdade criativa dos alunos?; Quais são as potencialidades criativas apresentadas pelo modelo de linguagem de IA Generativa na expressão poética e como é que essas capacidades se destacam em relação às abordagens convencionais? E, por outro lado, quais são as limitações percebidas na utilização desta tecnologia nesse contexto artístico?]

Publicação do vídeo nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Caracteriza diferentes media, formatos e tipos de conteúdo, identificando as suas linguagens e características próprias.
5. Usa os media e ambientes online para criar e comunicar ideias com eficácia e interagir com diferentes audiências.
6. Realiza e justifica a escolha de produtos mediáticos (...).

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.
3. Revela criatividade no uso dos media.
6. Manifesta sentido estético na apreciação de conteúdos mediáticos.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

Português 
Música
Educação Visual
https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico 

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard