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Powerbook: criar e partilhar recursos pedagógicos digitais

A Escola Básica de Real, Braga implementou o projeto Powerbook: criar e partilhar recursos pedagógicos digitais.

Capa do vídeo

Partindo da formação de professores, assegurada pela Universidade do Minho e pelo professor bibliotecário, desenvolveu-se esta boa prática, assente na criação de recursos digitais, por parte dos alunos, na biblioteca escolar, a partir da leitura de livros, em contexto curricular e recreativo.

Todos os alunos do 3º e 4º anos das escolas com biblioteca escolar estão envolvidos  e os recursos que produzem são partilhados na página WEB das bibliotecas do agrupamento de escolas, potenciando a sua utilização a toda a comunidade e o envolvimentos dos pais e encarregados de educação. O trabalho decorre em várias etapas:

  1. Os alunos criam conta na plataforma LearningApps.org e experimentam os diversos recursos disponíveis.

  2. Seguidamente, selecionam o tipo de recurso que melhor se adequa aos objetivos pretendidos para a sua atividade de exploração da leitura (cada recurso deve incidir sobre aspetos relativos ao livro e visa promover a compreensão leitora). Este trabalho é acompanhado pelo professor titular e pelo professor bibliotecário.

  3. Os recursos criados na plataforma, são, posteriormente, disponibilizados na página WEB das bibliotecas do agrupamento de escolas,  a partir da qual, todos podem aceder e jogar. Ficam, também, acessíveis através de um QR Code que é colocado no livro da biblioteca escolar,  a que corresponde cada recurso.

Verifica-se que esta ação tem um sucesso significativo,  dado que os alunos leem livros sugeridos pelos colegas e jogam depois os jogos uns dos outros, em alguns casos inúmeras de vezes, gerando entre eles uma competição salutar.

Este trabalho é complementado com o recurso à ferramenta TRICIDER, onde os alunos são estimulados a registarem a sua opinião sobre os livros lidos, havendo interação.

Para além do desenvolvimento de competências de leitura, com esta ação, os alunos desenvolvem, igualmente, competências digitais e experienciam o valor do trabalho colaborativo, uma vez que partilham os saberes que vão adquirindo na interação mútua.

Esta prática recebeu o prémio Fazer em Rede - Boas práticas em 2022-2023.

 

Questão de Partida
O “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória” implica o uso das novas tecnologias, de metodologias que sigam as novas tendências e que a dinamização das bibliotecas escolares, vise o desenvolvimento integral do aluno, contribuindo para a criação e desenvolvimento de hábitos de leitura e competências de leitura. Apesar das novas tendências, a aprendizagem com recurso às tecnologias móveis ainda não atingiu os níveis pretendidos nas escolas do agrupamento.

É neste âmbito que surge o projeto que visa aproveitar o uso generalizado e espontâneo dos dispositivos móveis pelos nossos alunos, criando oportunidades e espaços de aprendizagem que contribuam para a aquisição e desenvolvimento de competências do século XXI, alicerçando hábitos de leitura. Acreditamos, pois, que as novas tecnologias, pelas características de que se revestem, devem ser usadas, sempre que a propósito, na sala de aula.

Objetivos:
1. Inventivar a leitura autónoma.
2. Promover o desenvolvimento de competências digitais.
 
 
Destinatários: 1º ciclo do ensino básico, docentes, pais e encarregados de educação

Data de início: 2021
 
Parcerias: Universidade do Minho
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