A Escola Básica de Real, Braga implementou o projeto Powerbook: criar e partilhar recursos pedagógicos digitais.
Partindo da formação de professores, assegurada pela Universidade do Minho e pelo professor bibliotecário, desenvolveu-se esta boa prática, assente na criação de recursos digitais, por parte dos alunos, na biblioteca escolar, a partir da leitura de livros, em contexto curricular e recreativo.
Todos os alunos do 3º e 4º anos das escolas com biblioteca escolar estão envolvidos e os recursos que produzem são partilhados na página WEB das bibliotecas do agrupamento de escolas, potenciando a sua utilização a toda a comunidade e o envolvimentos dos pais e encarregados de educação. O trabalho decorre em várias etapas:
Verifica-se que esta ação tem um sucesso significativo, dado que os alunos leem livros sugeridos pelos colegas e jogam depois os jogos uns dos outros, em alguns casos inúmeras de vezes, gerando entre eles uma competição salutar.
Este trabalho é complementado com o recurso à ferramenta TRICIDER, onde os alunos são estimulados a registarem a sua opinião sobre os livros lidos, havendo interação.
Para além do desenvolvimento de competências de leitura, com esta ação, os alunos desenvolvem, igualmente, competências digitais e experienciam o valor do trabalho colaborativo, uma vez que partilham os saberes que vão adquirindo na interação mútua.
Esta prática recebeu o prémio Fazer em Rede - Boas práticas em 2022-2023.