A biblioteca da Escola Básica de Sande, do Agrupamento de Escolas de Sande, Marco de Canaveses, desenvolveu uma atividade para celebrar o V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, dando a conhecer aos alunos a vida e obra do insigne poeta, num trabalho de articulação com os docentes da disciplina de português do 2.º e 3.º ciclos.
A atividade teve como ponto de partida uma exposição existente na escola: “Exposição Camões” (38 cartazes), oferecida pelo Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I. P. Os alunos foram desafiados, pela biblioteca escolar e pelos docentes de português, a realizar exercícios de pesquisa de informação, de escrita e de ilustração sobre a vida e obra de Camões, com base na referida exposição, que foi disponibilizada num percurso, por vários espaços da escola.
A atividade contou com três etapas sequenciais e complementares, desenvolvendo-se durante três tempos letivos da disciplina de português, em moldes similares para os 2.º e 3.º ciclos, tendo sido estabelecida uma calendarização para todas as turmas envolvidas.
No início da atividade, os alunos assistiram, no espaço da biblioteca escolar, a uma breve apresentação das diferentes tarefas a realizar.
Em seguida, a partir dos seus conhecimentos sobre a vida e obra do poeta, assim como das leituras prévias realizadas na aula de Português (2.º ciclo: Franclim, Sérgio (2024). Camões: as aventuras e desventuras de um poeta épico. Booksmile. ; 3.º ciclo: Letria, José Jorge (2012). O que é o amor?. Clube do autor.), realizou-se um brainstorming para enfatizar aspetos essenciais/ sentimentos expressos, implicados nas obras lidas.
Posteriormente, os alunos realizaram o Peddy Paper, acedendo ao formulário preparado para o efeito, em formato digital (a partir do blogue da biblioteca) ou, nos casos de não utilização de dispositivos móveis, em formato papel, facultado. As instruções fornecidas e os desafios colocados tinham como objetivo a pesquisa de informação e a interpretação dos dados que constam na exposição.
Na aula seguinte, os alunos, acompanhados do respetivo professor de português, regressaram à biblioteca, para realizarem exercícios de escrita criativa e de ilustração relacionados com a vida e obra de Luís de Vaz de Camões, através de um questionário digital. Os alunos explanaram a sua capacidade crítica e criativa em conformidade com o respetivo nível de escolaridade. Os textos e as ilustrações que produziram foram objeto de votação pelos pares, em modo anonimizado.
Por último, numa terceira aula, com recurso aos equipamentos informáticos da biblioteca, os alunos responderam, individualmente, a um quiz, para verificação e consolidação de conhecimentos sobre a vida e obra do poeta. Com a mediação do respetivo professor e do professor bibliotecário, debateram e partilharam, em plenário, a importância da atividade para conhecerem melhor a vida e obra do ilustre poeta e procederam à avaliação oral, das diversas etapas concretizadas.
Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top em março de 2025.