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Os Direitos Humanos e os Valores de Abril

A biblioteca da Escola Secundária Alcaides de Faria, do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, Barcelos, desenvolveu uma atividade de articulação curricular, para celebrar os 75 anos da  aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (2023) e, simultaneamente, articular  os princípios e valores que lhe estão subjacentes, com os valores (re)conquistados pela Revolução de 25 de Abril de 1974, cujo cinquentenário se assinala, em 2024.

Com esta iniciativa pretendeu-se envolver diretamente os alunos e proporcionar-lhes uma perceção mais alargada do que está em causa na temática dos direitos humanos, qual a sua importância na afirmação da nossa humanidade, bem como, por via da literacia para a cidadania e para a prática de valores, consciencializá-los de que as conquistas sociais de direitos, liberdades e garantias, são uma tarefa constante e persistente, que nos implica, enquanto cidadãos.

A consecução da atividade resultou de uma parceria da biblioteca escolar com os docentes das áreas disciplinares de Português, Informática, Artes Visuais e com o Clube de Música. O processo culminou com a realização de uma sessão na biblioteca, a 11 de dezembro, que envolveu os professores e mais de uma centena de alunos (3.º ciclo, Ensino Secundário e Ensino Profissional) em diferentes ações:

Esta celebração dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ao cruzar o espírito dos valores e princípios que lhe subjazem com os valores e princípios decorrentes das conquistas da Revolução de Abril, articulou também, a nível interno, com a comissão responsável pelas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, no Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria.

Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top em dezembro de 2023.

Objetivos
1. Sensibilizar a comunidade escolar para a importância e o valor dos Direitos Humanos na configuração de sociedades mais democráticas, mais justas, mais humanas.
2. Articular, de modo didático-pedagógico, os princípios e valores subjacentes à Declaração Universal dos Direitos Humanos com os valores (re)conquistados pela Revolução de Abril de 1974, plasmados nos pilares da Constituição da República Portuguesa.
3. Confrontar epistemológica e eticamente as práticas proibidas pelo Estado Novo com os valores e direitos humanos - o que não se podia fazer (atentando contra os direitos fundamentais e inalienáveis do ser humano) e o que passou a fazer-se em respeito pelos direitos mais básicos.
Destinatários
3.º ciclo e ensino secundário, incluindo o ensino profissional
Parcerias
Clube de Música; docentes da área disciplinar de Artes Visuais e de Português; Comissão das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, no Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria
Data
11.12.2023
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