A biblioteca da Escola Básica e Secundária de Valdevez, do Agrupamento de Escolas de Valdevez, em articulação com os professores de português e de inglês (diretora de turma) e com o apoio técnico do professor de Tecnologias de Informação e Comunicação, desenvolveu a atividade Conversas Digitais: O Chatbot e a Memória do 25 de Abril, integrada nas comemorações dos 50 anos da revolução.
Com o objetivo de promover o conhecimento da revolução de 25 de abril de 1974, através do desenvolvimento das literacias da informação, para os media e digitais, foi criado o HimalaIA, o chatbot interativo que responde a questões sobre o 25 de Abril.
A atividade decorreu em várias etapas:
- Os alunos realizaram um trabalho de pesquisa, online, em diversas fontes: Wikipédia, páginas Web da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de abril, da Associação 25 de Abril, bem como em diversas publicações (jornais, livros...) e na exposição “O legado de um cravo”, patente na biblioteca.
Foi também recolhida informação a partir da entrevista realizada pelos alunos ao coronel Rodrigo Sousa e Castro (Capitão de Abril), seguindo um guião construído na biblioteca, e a partir de recursos disponíveis na página Web do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES).
O coronel Rodrigo Sousa e Castro e o CES participaram, a convite da biblioteca escolar, nas atividades da Semana Concelhia da Leitura, Ciência e Arte.
- Após a recolha, a turma criou um ficheiro (Word) onde agregou toda a informação recolhida e validada nas aulas de Inglês e de Português.
- Com o apoio do professor de Tecnologias (TIC), os alunos aprenderam a ”treinar” o chatbot: configuraram e parametrizaram o chatbot, na respetiva plataforma Web, onde carregaram o ficheiro com as informações recolhidas.
- Por fim, criaram e editaram um avatar baseado no Padre Himalaya (cientista arcuense) que carregaram na plataforma do chatbot, para personalizar a sua aparência. Gerado o código, este foi embebido na página Web das bibliotecas escolares (https://biblioaev.pt) e divulgado na comunidade educativa e local.
Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top, ex aequo, em abril de 2024.