Media | Refletir | Produzir | Ensino Secundário | Filosofia | Partilha de opiniões |Podcasts | Inteligência Artificial Generativa
Exploração filosófica da experiência religiosa budista, por meio de diálogos críticos facilitados pela Inteligência Artificial.
 
 
 
 

Objetivos

  • Conduzir uma entrevista estruturada com o ChatGPT sobre temas religiosos e filosóficos.
  • Analisar implicações, utilidade e limitações das ferramentas de Inteligência Artificial Generativa em questões filosóficas e religiosas.
  • Criar um podcast informativo para comunicar análises e conclusões, promovendo a discussão sobre a interseção entre tecnologia e espiritualidade.

 

Desenvolvimento

Exploração filosófica da experiência religiosa budista, por meio de diálogos críticos facilitados pela Inteligência Artificial.

O docente:

  • Apresenta o tema (natureza da experiência religiosa) e o contexto (crenças budistas) (ver recursos).
  • Exibe e discute o vídeo: "Chat GPT Explained in 5 Minutes” para introduzir o ChatGPT (ver recursos).
  • Explica a tarefa e o que são e como se devem usar prompts.
Prompts são instruções ou perguntas que fazemos a um programa de computador para obter informações específicas. Sugestões: ao criar um prompt, pense em [Contexto= a situação ou o assunto geral da pergunta (ex. a religião budista e as suas práticas] + [Informação específica= detalhes claros sobre o que se quer (ex. rituais budistas] + [Intenção/objetivo= porque está a fazer a pergunta (ex. para entender melhor um conceito, para obter informações para um projeto escolar ou simplesmente satisfazer a curiosidade)] + [Formato de resposta= como quer receber a resposta - p. ex. resposta em formato de lista, resposta aberta, esquema, explicação detalhada, etc.]

Em pequeno grupo, os alunos:

  • Recolhem informação sobre o tema (ver recursos).
  • Elaboram um guião para simular uma entrevista com o ChatGPT, onde este assume o papel de um monge budista. (Ver recurso de apoio - Guião para entrevistar o ChatGPT).
  • Conduzem a entrevista com o ChatGPT utilizando as perguntas previamente elaboradas e registam as respostas geradas pela IA durante a simulação.
1-Os alunos devem formular as perguntas ao ChatGPT solicitando que este assuma o papel do entrevistado, como exemplificado neste prompt: "Quero que represente o papel de um monge budista. Responda e expresse-se como um monge, usando o tom, maneirismos e vocabulário típicos. Não forneça explicações, apenas responda como se fosse um monge budista”. 
2- Os alunos são desafiados a desenvolver perguntas dentro do contexto das crenças budistas. Exemplos: como é que o budismo descreve a experiência religiosa? quais são os elementos centrais dessa experiência?; qual é a compreensão budista sobre a natureza da divindade? há uma divindade central ou várias divindades?; como é que a divindade é percebida no budismo em comparação com outras tradições religiosas?; de que maneira o budismo aborda questões filosóficas fundamentais, como a natureza da existência e a procura da verdade?…
3 - Os alunos devem registar igualmente as respostas que esperam obter.

Em grande grupo, os alunos:

  • Apresentam as suas conclusões.
  • Debatem as respostas geradas pela IA, explorando tanto os aspetos positivos quanto as suas limitações.
Sugestões para orientar a discussão: 
Aspetos positivos: quais são os aspetos positivos que podemos identificar nas respostas geradas pela IA ao discutir a experiência religiosa budista? Existe alguma contribuição valiosa para a compreensão do tema?
Limitações: Quais são as limitações que percebemos nas respostas da IA sobre a experiência religiosa budista? Podemos apontar exemplos específicos de lacunas ou mal-entendidos?; De que maneira as limitações na compreensão da IA podem afetar a precisão das informações sobre a experiência religiosa budista?
Comparação com conhecimento prévio: como é que as respostas da IA se comparam com o conhecimento prévio dos alunos? Há coerência ou conflito com o que já sabiam? 
Se se verificarem conflitos, os alunos devem efetuar outras pesquisas para verificar a veracidade das respostas dadas pelo Chat GPT.
Exploração ética: como é que a IA lida com a sensibilidade cultural e religiosa ao discutir temas como a experiência religiosa?; as respostas levantam preocupações éticas ou questionamentos sobre representação cultural?

Cada grupo de trabalho grava um podcast sobre a entrevista com o ChatGPT (Ver recurso de apoio - Guião para estruturar o podcast).

Publicação dos podcasts nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Analisa o potencial e os limites inerentes aos diferentes tipos, formatos e linguagens dos media.
5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência.

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.
3. Revela criatividade no uso dos media.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

Filosofia

 

Recursos

Recurso adicional

Observações

A atividade pode ser adaptada para a utilização de um outro modelo de linguagem de IA Generativa.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard