Media | Conhecer | Refletir | Inteligência Artificial | Chatbots
Abordagem do conceito de chatbot e reflexão sobre os seus potenciais impactos.
|
|
Objetivos
- Conhecer o conceito de chatbot.
- Compreender o modo de funcionamento dos chatbots.
- Identificar potenciais impactos dos chatbots.
|
|
Desenvolvimento Abordagem do conceito de chatbot e reflexão sobre os seus potenciais impactos.
- Em grande grupo e orientados pelo docente, os alunos:
- Procuram exemplos de chatbots com que já contactaram e identificam os objetivos dessas interações.
- Definem Inteligência Artificial e chatbot.
(A inteligência artificial é um programa de computador que pode executar tarefas que normalmente requerem inteligência. Um chatbot é um programa de computador que usa tecnologia de IA para responder, em tempo real, ao que é dito por humanos.)
-
- Visionam o vídeo What are AI Chatbots? (ativar tradução automática)
- Descrevem o modo de funcionamento dos chatbots (ver recurso de apoio).
- Jogam o jogo interativo Quem fala? (ver recurso de apoio).
- Em pequeno grupo, os alunos
- Discutem vantagens e riscos associados ao uso de chatbots.
- Dividem uma folha em duas colunas (vantagens e riscos) e registam as suas ideias.
- Em grande grupo e com a orientação do docente (ver recurso de apoio), os alunos:
- Partilham e discutem as suas reflexões.
- Refletem sobre os riscos identificados.
- Elencam ações que permitam minimizar os riscos.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Toma consciência do papel dos media e seus impactos sociais (positivos ou negativos) em função da forma como são usados. 7. Aplica procedimentos básicos de segurança associados à utilização dos media e à comunicação online. Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media. |
|
Articulação curricular possível Cidadania e desenvolvimento TIC |
|
Recursos
|