Media | Conhecer | Refletir | Inteligência Artificial | Chatbots
Abordagem do conceito de chatbot e reflexão sobre os seus potenciais impactos.
 
 
 
 

Objetivos

  • Conhecer o conceito de chatbot.
  • Compreender o modo de funcionamento dos chatbots.
  • Identificar potenciais impactos dos chatbots.

 

Desenvolvimento

Abordagem do conceito de chatbot e reflexão sobre os seus potenciais impactos.

  • Em grande grupo e orientados pelo docente, os alunos:
    • Procuram exemplos de chatbots com que já contactaram e identificam os objetivos dessas interações.
    • Definem Inteligência Artificial e chatbot.
(A inteligência artificial é um programa de computador que pode executar tarefas que normalmente requerem inteligência. Um chatbot é um programa de computador que usa tecnologia de IA para responder, em tempo real, ao que é dito por humanos.)
    • Visionam o vídeo What are AI Chatbots? (ativar tradução automática)
    • Descrevem o modo de funcionamento dos chatbots (ver recurso de apoio).
    • Jogam o jogo interativo Quem fala? (ver recurso de apoio).

  • Em pequeno grupo, os alunos
    • Discutem vantagens e riscos associados ao uso de chatbots.
    • Dividem uma folha em duas colunas (vantagens e riscos) e registam as suas ideias.

  • Em grande grupo e com a orientação do docente (ver recurso de apoio), os alunos:
    • Partilham e discutem as suas reflexões.
    • Refletem sobre os riscos identificados.
    • Elencam ações que permitam minimizar os riscos.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Toma consciência do papel dos media e seus impactos sociais (positivos ou negativos) em função da forma como são usados.
7. Aplica procedimentos básicos de segurança associados à utilização dos media e à comunicação online.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media.

 

Articulação curricular possível

Cidadania e desenvolvimento
TIC

 

Recursos

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard