mulher

Público-alvo

Do Pré-escolar ao Ensino Secundário

Descrição

Propõe-se a abordagem do tema da inclusão em 4 momentos complementares.

 1.º Momento: Roda de conversa

Reunidos em círculo e partindo do vídeo [1] e das suas próprias experiências da vida, o professor inicia um diálogo com as crianças ou jovens sobre a inclusão.

Estas são questões que podem facilitar a consciencialização sobre o tema e a apresentação de ideias e soluções que possam transformar a escola/ educação.

 

Observações

Em alternativa à apresentação do vídeo, a turma pode formar uma biblioteca humana que reuna pessoas com experiências e vivências de exclusão e que se voluntariam para partilhar com todos a sua história de vida [2].

Para as crianças mais novas, partir de um livro, também pode ser uma estratégia para compreender ro significado da inclusão. Exemplo de um livro, María e eu, baseado numa situação real [3].

 

2.º Momento: Reportagem fotográfica

O professor propõe às crianças e jovens que, partindo da observação de situações da vida diária, na escola ou na comunidade, tirem fotografias que exprimam a sua compreensão e sentimento sobre o que é a (falta de) inclusão. Podem fazê-lo usando o telemóvel.

É importante que previamente cheguem a um consenso sobre o código de conduta ética para a captura de imagens, o qual deve impedir a intrusão no espaço privado e considerar a necessidade de consentimento prévio informado para recolha e utilização de imagens que identifiquem outras pessoas.

As crianças mais novas podem fazer desenhos, em vez de fotografias.

 

3.º Momento: Roda de conversa 2

As crianças e jovens partilham, entre si e com o professor, 2 ou 3 fotografias ou 1 desenho seu e com base nelas/ nele apresentam a sua compreensão e sentimento sobre o tema da inclusão. Podem também contar uma história que aquelas imagens possam sugerir e atribuir-lhes um título.

 

4.º Momento: Balanço

No final, todos – inclusive o professor - fazem o balanço de todo o processo:

Referências

  1. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2022). Qué es la inclusión?l.: UNESCO. https://www.youthwhec.org/higher-education-inclusion
  2. Human Library Organization. (2000). Human Library: undjudge someone. Denmark: HLO. https://humanlibrary.org/
  3. Rede de Bibliotecas Escolares. (2020). Álbuns. Portugal: RBE https://www.rbe.mec.pt/np4/cidadania-recursos-albuns/
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard