Do Pré-escolar ao Ensino Secundário
Propõe-se a abordagem do tema da inclusão em 4 momentos complementares.
Reunidos em círculo e partindo do vídeo [1] e das suas próprias experiências da vida, o professor inicia um diálogo com as crianças ou jovens sobre a inclusão.
Estas são questões que podem facilitar a consciencialização sobre o tema e a apresentação de ideias e soluções que possam transformar a escola/ educação.
Observações
Em alternativa à apresentação do vídeo, a turma pode formar uma biblioteca humana que reuna pessoas com experiências e vivências de exclusão e que se voluntariam para partilhar com todos a sua história de vida [2].
Para as crianças mais novas, partir de um livro, também pode ser uma estratégia para compreender ro significado da inclusão. Exemplo de um livro, María e eu, baseado numa situação real [3].
O professor propõe às crianças e jovens que, partindo da observação de situações da vida diária, na escola ou na comunidade, tirem fotografias que exprimam a sua compreensão e sentimento sobre o que é a (falta de) inclusão. Podem fazê-lo usando o telemóvel.
É importante que previamente cheguem a um consenso sobre o código de conduta ética para a captura de imagens, o qual deve impedir a intrusão no espaço privado e considerar a necessidade de consentimento prévio informado para recolha e utilização de imagens que identifiquem outras pessoas.
As crianças mais novas podem fazer desenhos, em vez de fotografias.
As crianças e jovens partilham, entre si e com o professor, 2 ou 3 fotografias ou 1 desenho seu e com base nelas/ nele apresentam a sua compreensão e sentimento sobre o tema da inclusão. Podem também contar uma história que aquelas imagens possam sugerir e atribuir-lhes um título.
No final, todos – inclusive o professor - fazem o balanço de todo o processo:
Sugerimos-lhe a consulta de outras propostas de consciencialização, discussão e mobilização centradas nas crianças e jovens, por exemplo, PhotoVoice ou Vamos falar sobre o Instagram. Estão disponíveis em:
Cidadania e Biblioteca Escolar: Pensar e Intervir: Dinâmicas Educativas.