Media | Refletir | Inteligência Artificial
Apreciação de histórias existentes na biblioteca e comparação com outras criadas por IA sobre o mesmo tema. Manifestação de preferências.
 
 
 
 

Objetivos

  • Selecionar histórias.
  • Escrever prompts para a IA escrever uma história.
  • Comparar histórias expressando preferências.

 

Desenvolvimento

  • Na biblioteca estarão expostos vários livros de histórias, em prosa ou poesia.

  • Os docentes:
    • dialogam com os alunos sobre o que conhecem sobre inteligência artificial (IA);
    • apresentam a atividade;
    • formam pequenos grupos.

  • Os alunos, em pequeno grupo:
    • escolhem um livro e, no caso de o mesmo conter várias histórias ou poemas, selecionam o que vão ler;
    • chegam a acordo sobre qual é o assunto da história ou poema;
    • escrevem um prompt, de acordo com as indicações do docente.
      (o prompt deve indicar se querem uma história ou um poema, quantas palavras deverá o mesmo ter, a idade dos alunos a que se destina e o assunto do mesmo);
  • Os docentes:
    • aprovam os prompts produzidos;
    • pedem ao chatbot escolhido (ChatGPT, Copilot; Gemini;…) para escrever uma história ou um poema (se o que leram no livro for ilustrado, podem também pedir ilustrações);
    • entregam o texto gerado aos alunos.

  • Os alunos, em pequeno grupo:
    • leem a história ou poema produzido pela IA;
    • comparam-no com o poema ou história que começaram por ler;
    • registam as opiniões do grupo (qual é mais interessante/ emocionante/ divertido? porquê? quais as melhores ilustrações? …).

  • Em grande grupo, os alunos:
    • partilham com a turma os textos lidos e as suas opiniões;
    • debatem sobre questões colocadas pelo docente:
      • O que torna uma história interessante?
      • No futuro os escritores vão desaparecer?
      • Será suficiente ter boas ideias para prompts?

  • Os alunos, individualmente, escrevem uma frase sobre “O futuro das histórias”.

  • As cinco frases consideradas melhores pela turma serão registadas num mural físico ou digital da biblioteca escolar.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Escolhe livros e leituras progressivamente mais variadas, em função dos seus gostos, interesses e necessidades. 
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais diversificados.
6. Cria textos originais, respondendo a uma intencionalidade comunicativa, em diferentes géneros e formatos.

Atitudes/ Valores:

3. Participa na troca e debate de ideias.
4. Manifesta espírito crítico.
5. Respeita diferentes opiniões.

 

Articulação curricular possível

 

 

Recursos

  • Livros existentes na biblioteca;
  • Computador ou tablet com ligação à internet.

Observações

Esta atividade foi proposta no âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2025 (Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias), no entanto pode ser realizada noutro contexto.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard