Agrupamento de Escolas/ Escola não agrupada Agrupamento de Escolas de Ovar Sul |
Concelho Ovar |
Localidade Ovar |
Título da experiência O C3 é a Biblioteca com a Escola Lá Dentro |
Qual dos eixos temáticos principais é desenvolvido na sua proposta? Cidadania digital ativa e responsável |
Data e duração da implementação 2019-2022 |
Descreva brevemente a experiência O Clube de Comunicação e Criatividade (C3) tem como eixo central a Biblioteca Escolar. Esse envolvimento faz-se quer ao nível da literacia da leitura, através do uso, reflexão e compreensão de textos multimodais e integra o domínio de diferentes formas de expressão: oral, escrita e multimédia, da literacia da informação quer ao nível da literacia dos media visando dotar os alunos de conhecimentos necessários para o seu uso criativo e informado. |
Idades dos alunos participantes Neste projeto participam todos os alunos, do 1.º ao 12.º ano. |
Disciplinas(s) implicada(s) Português, Cidadania e Desenvolvimento, Educação + Digital, Línguas Estrangeiras, História, Ed Visual, Ed. Musical, Ciências, Matemática, Geografia, Filosofia, Educação Socioemocional , Artes Visuais... |
Quais foram os objetivos de aprendizagem? Ao nível das aprendizagens, pretende-se que os alunos: • Desenvolvam competências de literacia para os media • Conheçam e debatam a atualidade, assim como desenvolvam o seu sentido crítico • Reconheçam a importância da utilização dos jornais escolares e dos meios de comunicação digital no processo de ensino/aprendizagem e na construção da identidade da Escola • Contribuam para a promoção da relação Escola/Meio • Fiquem sensibilizados para fenómenos de desinformação e de manipulação. Ao nível da criação do Clube de Comunicação e Criatividade • Criar um espaço informativo envolvendo o jornal escolar “O Nosso Jornal”, publicado no jornal local “Praça Pública”, a Rádio Escolar - “Rádio AEOS”, o Blogue da Biblioteca Escolar e o Portal do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul; • Contribuir para a criação de conteúdos media, envolvendo toda a comunidade escolar; • Contribuir para o desenvolvimento da criatividade do aluno, da sua capacidade de comunicação, do seu sentido crítico, de responsabilidade, de participação, de argumentação e análise crítica; • Promover um maior contacto Escola/Meio; • Realizar atividades de apoio aos programas curriculares das disciplinas e a outras de complemento curricular e a projetos que correspondam aos interesses dos alunos e que propiciem mudanças no processo ensino/aprendizagem. |
Qual foi a origem desta proposta? No seguimento de formação realizada por duas docentes responsáveis pelo projeto de Educação para os Media no AEOS, o Clube de Comunicação e Criatividade tem vindo a alicerçar-se, cada vez mais, em contexto escolar. Se antes da sua criação, o único canal de comunicação com o exterior era o jornal escolar, que tinha como finalidades a divulgação de atividades, de eventos e de opiniões relacionados com a comunidade educativa e ainda de criação de um único veículo que desse voz a esta entidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma imagem coletiva do agrupamento de escolas, o C3 veio inovar, uma vez que a comunicação passou a envolver várias vertentes: a oral, a escrita a da informação e dos media. |
Que metodologias foram utilizadas? O C3 é o agregador de todos os conteúdos informativos do AE Ovar Sul e divulga os trabalhos produzidos por toda a comunidade educativa.
No que toca à Rádio AEOS, os conteúdos são gravados e são produzidos Podcasts que são descarregados no espaço digital da rádio escolar alojado no Portal AEOS Quanto ao Facebook, este é, de facto, o meio privilegiado de partilha e divulgação. |
Se um professor de outro estabelecimento de ensino estivesse interessado em replicar a iniciativa, como a explicaria? O C3 - Clube de Comunicação e Criatividade funciona em articulação com a Biblioteca Escolar (BE). A criação deste clube decorreu da necessidade de agregar vários projetos já existentes no AEOS, permitindo uma melhor gestão e rentabilização dos recursos materiais e humanos, sempre a partir da Biblioteca Escolar.
|
Qual o grau de participação e de envolvimento dos alunos? De uma forma global, é lançado aos alunos o repto de produção de produtos jornalísticos no seguimento de eventos e de atividades.
|
Como é que o uso da tecnologia enriqueceu ou melhorou a aprendizagem dos alunos? A tecnologia tem contribuído para a melhoria da aprendizagem dos alunos, quando integrada na construção de saberes e na aquisição de ferramentas de compreensão crítica da realidade. Sobretudo no âmbito da produção de vídeo e de podcast, os alunos têm mostrado bastante interesse, têm adquirido competências na área da edição de imagem/som e têm-se envolvido na produção autónima de conteúdos. Destacam-se, por exemplo, a cobertura de eventos como a Consignação da Empreitada de Requalificação da Escola Secundária Júlio Dinis, o projeto Ambiente e Imagens Dispersas, ou Estes são os Dias das Nossas Vidas (realizado em confinamento), e ainda a reportagem sobre a Semana UBUNTU, ou o Sarau Desportivo, que conta com a participação de todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul. São os alunos que fazem a cobertura fotográfica e em vídeo destes acontecimentos e que redigem os textos. Sem dúvida que estes projetos vão ao encontro das competências definidas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, uma vez que as aprendizagens essenciais e as “soft skills” são promovidas através do desenvolvimento da capacidade de aprender de forma autónoma, ainda que com orientação, com base no princípio de que a educação e a formação ao longo da vida, assumem um papel determinante. |
Que estratégias e instrumentos de avaliação foram utilizados? A avaliação é essencialmente formativa, ainda que, por vezes, tanto o produto final, como as suas fases intermédias tenham sido avaliados/ classificados enquanto produtos de expressão escrita/oral. A título de exemplo, os alunos realizam entrevistas/reportagens, para o jornal a partir de conteúdos lecionados na aula de Português. Redigem artigos de opinião sobre livros dos seus projetos de leitura, entre outras temáticas, sendo estes exercícios de escrita avaliados no domínio do Português. Acresce ainda que os alunos participantes têm uma valorização com impacto na classificação obtida de acordo com o definido no Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul que define o seguinte:. Artigo 78.º Prémios de mérito |
Quais foram as principais conclusões e avaliações tiradas após colocar em prática essa experiência? Há claramente vantagens ao nível das aprendizagens dos alunos, tanto do ponto de vista curricular como do ponto de vista informativo/formativo e da literacia para os media. |
Qual o impacto desta experiência nos alunos e no seu ambiente? O impacto de experiências nesta área é sempre muito positivo. A produção de peças jornalísticas, como por exemplo entrevistas e reportagens, que envolveram entidades exteriores à Escola e a deslocação a espaços diferenciados proporcionaram aos alunos novas experiências que não esquecerão. Todos os projetos a seguir enunciados, assim como tantos outros, têm contribuído para o prestígio do AEOS no seio da comunidade vareira. Muitos dos alunos que participam ou participaram no C3 desenvolvem hoje projetos cujas competências adquiriram na escola. Exemplos: |
Que melhorias incluiria se repetisse esta experiência? Criação de um local específico para “redação”, que poderia contribuir para desenvolvimento e estreitamento de laços entre os intervenientes, em virtude de haver um espaço comum com especificidades que ultrapassam a mera característica espacial. |
Gostaria de fazer algum comentário adicional? A biblioteca tem sido uma estrutura central nas dinâmicas implementadas. |