Media | 2.º Ciclo | Conhecer | Refletir | Português | Cidadania e Desenvolvimento | Folhetos
Exploração do tema da desinformação a partir da leitura de um conto.
|
|
Objetivos
- Compreender a importância da veracidade da informação.
- Reconhecer os danos que a desinformação pode causar.
- Verificar fontes, avaliar a credibilidade das informações e identificar informações enganosas.
|
|
Desenvolvimento Exploração do tema da desinformação a partir da leitura de um conto.
- Os alunos, individualmente ou a par, leem o conto "No País da Verdade: a incrível aventura dos pequenos Guardiões” (ver recurso de apoio).
- Os docentes, conduzem uma discussão em grande grupo sobre:
- a história e as personagens (características e papéis);
[Sugestões: Quais foram os desafios que as personagens enfrentaram no conto? Como é que as personagens trabalharam para encontrar a verdade?]
-
- A relevância da verdade e o impacto da desinformação na vida pessoal e na sociedade;
[Sugestões: O que significa desinformação? Qual é a diferença entre desinformação e informação? Porque é importante a informação? Por que é importante verificar a veracidade das informações antes de acreditarmos nelas? Já ouviram histórias ou notícias que mais tarde vieram a descobrir que eram falsas? Como é que isso vos fez sentir?]
-
- os procedimentos a desenvolver para avaliar a credibilidade das fontes de informação e os comportamentos a adotar perante situações de desinformação. [Ver recursos]
- Em pequenos grupos, os alunos:
- exploram recurso(s) educativo(s) sobre o tema, selecionado(s) pelo docente (ver recursos - Jogos/ Vídeos);
- analisam e respondem ao(s) desafio(s) aí proposto(s), registando as suas conclusões.
- Em grande grupo, os alunos, orientadas pelos docentes:
- partilham as suas experiências;
- elaboram um folheto com dicas e/ou orientações para combater a desinformação e evitar a sua disseminação;
- refletem e debatem sobre as aprendizagens adquiridas.
- Publicação do folheto nos canais de comunicação da biblioteca escolar.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Toma consciência do papel dos media e seus impactos sociais (positivos ou negativos) em função da forma como são usados. 8. Debate situações em que a ética na comunicação foi infringida, determinando possíveis consequências (pessoais, sociais, culturais,…). Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa. |
|
Articulação curricular possível 2.º Ciclo Cidadania e desenvolvimento Português |
|
Recursos
|
|
Observações A desinformação ocorre quando informações falsas, enganosas ou incorretas são divulgadas, intencionalmente ou não, levando as pessoas a acreditar em algo que não é verdade. Pode ser disseminada por diferentes meios, incluindo notícias falsas, boatos, rumores, teorias da conspiração e até mesmo através de conteúdos manipulados ou retirados de contexto nos media. |