Em 2014, no âmbito do Grupo de Peritos da ‘Media Literacy Unit’ da CE (que atualmente está sob alçada do DG Connect - Directorate General for Communications Networks, Content & Technology), é lançado a este grupo o desafio de conduzir, nos respetivos países e de forma voluntária, estudos piloto que avaliem os níveis de Literacia
Mediática das suas populações.
Em Portugal, este desafio chega ao GILM – Grupo Informal sobre Literacia para os Media através de Sérgio Gomes da Silva, Perito do Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) que representa Portugal naquele Grupo.
A ideia foi então abraçada por investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho que se lançam na realização do estudo com o apoio do próprio GMCS e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).
É por esta via que surge, portanto, o presente estudo.
Tratando-se de um estudo piloto, e não sendo possível contemplar todos os grupos populacionais, decidiu-se que a população-alvo do estudo seriam os jovens estudantes do 12º ano, com idades entre os 17 e os 18 anos, a frequentar escolas públicas a nível nacional.
Interessava conhecer o nível de preparação e de conhecimento que estes estudantes revelam sobre o campo mediático, numa fase que antecede, previsivelmente, o ingresso no ensino superior ou no mercado de trabalho.
Recorrendo a uma amostragem não probabilística por quotas, segundo as NUT II, o estudo envolveu uma amostra de 679 estudantes de 46 escolas públicas a nível nacional. Os dados foram recolhidos através de um questionário, aplicado online, que incluía um conjunto de perguntas, mas também de exercícios, que pretendiam identificar o acesso e os usos dos media pelos jovens, os seus conhecimentos sobre este campo, bem como as capacidades de análise, interpretação e produção mediática.