Não Existe Diferença Salarial entre Gêneros
Existe uma diferença salarial entre homens e mulheres? As mulheres recebem salário menor do que os homens para fazer o mesmo trabalho?
Segundo Cristina Hoff Sommers, a desigualdade salarial é um mito.
Será que, na realidade, não há desigualdade salarial?
O relatório Género, Educação e Competências da OCDE mostrou que a diferença salarial homens - mulheres resulta, não tanto da discriminação das empresas, mas sobretudo das decisões de rapazes/ homens e raparigas/ mulheres relativas à sua área de estudos e profissão.
Sempre que meninas e mulheres escolhem abdicar de ciências, tecnologia, engenharias e matemática (Science, technology, engineering and mathematics, STEM), em regra, estão a escolher empregos com mais baixa remuneração e piores perspetivas de vida. Por outro lado, no emprego, sempre que aceitam trabalhar, de forma imprevista, por horários mais longos, as suas perspetivas de ocupar cargos de liderança aumentam. O maior problema é que estas decisões são influenciadas por preconceitos e estereótipos de género difundidos socialmente na família, escola, empresas e comunidade, induzindo meninas e mulheres a autolimitarem-se nas suas escolhas e perspetivas de futuro.
A biblioteca escolar tem o papel de envolver e consciencializar para esta mudança de mentalidades e de reunir e divulgar informação confiável, para que raparigas e mulheres possam tomar decisões informadas sobre os cursos e profissões que pretendem e possam realizar as suas potencialidades.
De estudo e emprego com melhores salários e perspetivas?
Que as raparigas e mulheres mais procuram? Porquê?
Em alternativa, escolha 3 profissões na área
e verifique quantas mulheres – e homens - é que as exercem.