Eis o vídeo do espetáculo final de 'Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?', que se realizou na Gulbenkian a 29 de maio.
Os resultados das eleições da edição deste ano de Miúdos a votos! foram divulgados no dia 29 de maio, numa celebração dos livros e da participação democrática, que contou com centenas de alunos de todo o país, que encheram de alegria e cor a Fundação Calouste Gulbenkian.
Este ano, registou-se um total de 118 495 votantes, de um total de 959 escolas inscritas, distribuídos pelos quatro ciclos de ensino e provenientes de:
1.º lugar – Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling, com 9% dos votos;
2.º lugar – Gravity Falls, de Alex Hirsch, com 8,5% dos votos;
3.º lugar – Não Abras Este Livro, de Andy Lee, com 8% dos votos.
1.º lugar – Avozinha Gângster, de David Walliams, com 20,1% dos votos;
2.º lugar – Gravity Falls, de Alex Hirsch, com 13% dos votos;
3.º lugar – Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling, com 7,7% dos votos.
1.º lugar - Avozinha Gângster, de David Walliams, com 13,6% dos votos;
2.º lugar – Culpa Minha, de Mercedes Ron, com 12,6% dos votos;
3.º lugar O Rapaz do Pijama às Riscas, de John Boyne, com 7,4% dos votos.
1.º lugar - O Rapaz do Pijama às Riscas, de John Boyne, com 14,2% dos votos;
2.º lugar - O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, com 13,6% dos votos;
3.º lugar – A Culpa é das Estrelas, de John Green, com 12,5% dos votos.
É já amanhã, 29 de maio, que ficaremos a saber quais foram os livros mais votados, neste ano letivo, pelos alunos portugueses, do 1.º ciclo ao ensino secundário.
A divulgação dos resultados será feita na Festa Final “Miúdos a Votos!!” que terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian e que contará com a participação de crianças e jovens de todo o país.
Para além de oficinas organizadas pela Fundação Calouste Gulbenkian, ateliês e encontros com escritores, esta festa contará com manifestações, danças, dramatizações e até música, onde os grandes protagonistas serão os alunos.
Consulte o Programa!
No dia 1 de março, às 10h00, será dinamizado o webinar “O teu voto conta!”, com a participação da Visão Júnior e do Dr. João Almeida, da Comissão Nacional de Eleições.
Este webinar destina-se aos alunos, podendo o respetivo professor assistir em direto com a sua turma, a partir da sala de aula ou da biblioteca.
A inscrição prévia é obrigatória, através da hiperligação https://forms.gle/LemZ6fxgE5ZQaxeU6
Conheça 23 ideias para a campanha eleitoral, recolhidas junto de diversas escolas. Partilhe também as suas sugestões!
Veja os cartazes que preparamos para apelar ao voto e apoiar a campanha eleitoral.
A campanha eleitoral de “Miúdos a Votos” começa hoje, 22 de janeiro, e prolonga-se até 6 de março.
Durante este período, os alunos podem colocar cartazes nas escolas ou na comunidade, distribuir propaganda sobre o livro escolhido, organizar comícios e debates, gravar tempos de antena para a rádio, entre muitas outras atividades.
Convidamos as escolas a partilharem as atividades realizadas, para que possam ser divulgadas pela Visão Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares, através do formulário disponível aqui.
Relembramos que, a partir do dia 19 de fevereiro, a Rádio Miúdos vai dar início aos tempos de antena dos livros a votos. Desta forma, os alunos podem defender o livro escolhido através da criação de podcasts que deverão de ser enviados até ao dia 5 de fevereiro, para o e-mail miudosavotos@mail-rbe.org .
Contamos convosco!!
Já está disponível a gravação do webinar “Como fazer um podcast” que teve lugar no dia 16 janeiro, às 10h30.
Esta sessão foi dinamizada pelo coordenador da Rádio Miúdos, João Pedro Costa, que explicou como se deve gravar um tempo de antena de rádio para a campanha eleitoral de Miúdos a Votos, que decorre de 22 de janeiro a 6 de março.
No dia 16 janeiro, às 10h30, será dinamizado o webinar “Como fazer um podcast”, uma sessão prática com o coordenador da Rádio Miúdos, João Pedro Costa, sobre como gravar um tempo de antena de rádio para a campanha eleitoral de Miúdos a Votos, que decorre de 22 de janeiro a 6 de março.
Este webinar destina-se aos alunos, podendo o respetivo professor assistir em direto com a sua turma, a partir da sala de aula ou da biblioteca. Podem também inscrever-se nestas sessões professores/professores bibliotecários, a título individual. Os alunos que estiverem em casa, em isolamento, poderão também inscrever-se individualmente.
A inscrição prévia é obrigatória, através da hiperligação https://forms.gle/wCzz7ymDB4uLRPN67
Já foram apurados os livros candidatos da oitava edição da iniciativa Miúdos a votos.
Este ano, 34 662 alunos, do 1.º ciclo ao ensino secundário, participaram numa das etapas mais importantes deste projeto, ao nomearem o seu livro preferido.
No 1º, 2º e 3º ciclos foram selecionados os 20 livros mais votados. No ensino secundário, como as propostas foram em menor número, integram a lista os 10 livros com mais nomeações.
As listas dos livros que irão constar dos boletins de voto de cada um dos ciclos podem ser consultadas e descarregadas no menu lateral.
O processo de apuramento dos livros mais nomeados contou com o apoio técnico da Pordata, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores.
Qualquer escola, pública ou privada, em Portugal ou no estrangeiro, ainda se pode inscrever nesta iniciativa, mesmo que não tenha participado na fase de nomeação de livros. Para o efeito, basta preencher o formulário de recenseamento.
A campanha eleitoral decorrerá entre 22 de janeiro e 6 de março, período em que os partidários de cada livro poderão defender as suas ideias publicamente, procurando angariar votos para o seu candidato. A eleição terá lugar no dia 8 de março de 2024.
Tal como aconteceu na primeira sessão, a participação não implica inscrição prévia. O acesso é livre, através desta hiperligação.
Como podem os professores/professores bibliotecários, na biblioteca e/ou na sala de aula, dar a conhecer mais livros aos seus alunos, para além dos que já foram nomeados em anos anteriores, e motivá-los para a leitura dos mesmos?
Veja as sugestões que preparamos. Inspire-se! Adapte!
No dia 10 de outubro, a partir das 18h, a equipa da iniciativa “Miúdos a Votos” vai dinamizar uma sessão de esclarecimento de dúvidas, online, para todos os professores interessados em participar.
A participação na sessão não implica inscrição prévia. O acesso é livre, através desta hiperligação.
A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizam, pelo oitavo ano consecutivo, a eleição dos livros preferidos das crianças e dos jovens portugueses, através da iniciativa “Miúdos a Votos” que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa.
Os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade podem votar no seu livro preferido, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.
A iniciativa é aberta a todas as escolas, públicas ou privadas, e é também alargada a estabelecimentos de ensino no estrangeiro que lecionem os mesmos anos de escolaridade e que tenham o Português como primeira língua.
O regulamento e demais documentos de suporte relativos à edição deste ano podem ser consultados no menu.