São tantas as cores das línguas com que podemos contar, hoje, na escola. Porque não juntá-las e compor uma sinfonia de leituras? |
Sugestões de operacionalização
- Identifique as diferentes línguas faladas pelos alunos, professores e funcionários da escola.
- Selecione uma variedade de textos que representem diferentes géneros literários (poemas, contos, lendas, excertos de romances, letras de músicas) em cada uma das línguas identificadas.
- Incentive a que os próprios alunos sugiram textos das suas culturas e nas suas línguas maternas, permitindo que eles tragam histórias que tenham significado pessoal.
- Recorra a tradutores online para traduzir excertos, caso a biblioteca não disponha de livros em todas as línguas identificadas.
- Promova a criação da sinfonia, com a colaboração de professores de línguas e educação musical.
Pode haver alunos responsáveis pela leitura e alunos que executam a parte musical, como uma orquestra com solistas. Enquanto uma parte dos alunos executa a música de fundo, os leitores vão lendo, à vez, ou todos juntos, de acordo com o(s) tipo(s) de leitura(s) selecionado(s):
-
- Leitura em ciclo: cada aluno lê um trecho na sua língua, com um pequeno intervalo para tradução ou explicação.
- Leitura em sequência: leituras em diferentes línguas, sequanciais e fluidas, como uma "sinfonia", criando um efeito estético e rítmico com a alternância entre os idiomas.
- Leitura coral: em certos momentos, todos os participantes podem ler simultaneamente nas suas línguas, criando uma "polifonia" que simboliza a diversidade.
- Combinação de idiomas: alternar entre leituras de diferentes línguas, mantendo uma sequência harmoniosa que enfatize a riqueza da pluralidade linguística.
Nota: Esta atividade também pode ser adaptada ao Português nos seus vários sotaques.