MatEstórias

AE de Arrifana, Santa Maria da Feira


Eixo de intervenção: Leitura orientada | Envolvimento da família

Objetivos

Intervenientes

Como dinamizadores:

Como participantes:

 

Descrição

Periodicidade

7 momentos anuais

(variável em função das diferentes escolas/jardins de infância, visto que os docentes/educadoras trabalham em autonomia, após planificação e produção de recursos com a professora pibliotecária. Assim, a média de participações é o resultado das dinâmicas de cada escola/jardim – umas com mais participação e outras com menos participação).

Parcerias

Clube de Leitura

Impactos

Esta ação estabelece uma conexão entre a Literatura e a Matemática, no pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos (nestes dois últimos níveis de ensino a partir de 2023-2024)

Esta ação foi planificada inicialmente (2022), tendo como destinatários os alunos do pré-escolar e dos 1.º/2.º anos de todo o agrupamento (uma vez que já estava em desenvolvimento um projeto de matemática para os 3.º/4.º anos), integrando, em 2022-2023, o Plano de melhoria da biblioteca escolar e implementando o Referencial Aprender com a biblioteca escolar.

No entanto, depois de apresentado e divulgado, os docentes de Matemática do 2.º e 3.º ciclos consideraram pertinente a sua dinamização nestes ciclos, no presente ano letivo.

Em 2023/2024, estão envolvidas crianças/alunos desde o pré-escolar até ao 3.º ciclo:

Pré-escolar (141); 1.º ciclo (177); 2.º ciclo (176); 3.º ciclo (61).

Divulgação

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard