O Modelo de avaliação da biblioteca escolar, cuja operacionalização, de acordo a Portaria nº 192-A/2015 de 29 de junho, compete ao professor bibliotecário, em articulação com os órgãos de direção do agrupamento ou escola não agrupada, tem como finalidade aferir, anualmente, o grau de concetização da missão, das metas e dos objetivos definidos para a biblioteca escolar. Constituindo-se, assim, como um instrumento essencial para a identificação de oportunidades de melhoria e para a implementação de ações estratégicas em cada um dos quatro domínios de atuação da biblioteca.
Em 2025, de acordo com a calendarização definida no modelo, terá início a um novo ciclo avaliativo que, à semelhança dos anteriores, respeita o princípio de alternância entre as etapas de implementação dos processos de melhoria e de avaliação da biblioteca. Nesta fase, as bibliotecas escolares deverão elaborar o Plano de melhoria 2025/ 2027, tendo em consideração:
Na elaboração do Plano de melhoria, a concretizar nos próximos dois anos letivos: 2025/ 2027, as escolas devem considerar a inclusão de ações que, integrando o plano anual de atividades da biblioteca, possam contribuir substantivamente para superar as fragilidades detetadas no anterior ciclo avaliativo e/ou no diagnóstico realizado.
Estas ações, caracterizadas pela sua objetividade e exequibilidade, deverão focar-se na resolução dos problemas e nos resultados esperados, devendo evitar-se a simples enumeração de atividades de rotina que, por defeito, são inerentes à existência do serviço de biblioteca.
A apresentação do Plano de melhoria na Área de trabalho das bibliotecas decorrerá de 3 de outubro a 5 de dezembro de 2025.
No final do ano letivo, as bibliotecas deverão realizar um balanço intermédio do processo de melhoria, elaborando, para o efeito, o Relatório de execução do plano de melhoria, a submeter de 22 de junho a 24 de julho de 2026.
A lógica sequencial do modelo de avaliação, alternando estratégias de melhoria com a aferição de resultados, aponta para que se mantenham, neste novo ciclo, os critérios de seleção das bibliotecas dos ensinos básico e secundário a avaliar:
O número de bibliotecas a avaliar em cada agrupamento de escolas deverá ser determinado em função do número de professores bibliotecários em exercício de funções, observando o rácio 1 professor/ 1 biblioteca.
As escolas que, por motivos relevantes, estejam impossibilitadas de efetuar o procedimento de avaliação no corrente ano letivo, deverão submeter o pedido de isenção, disponível em WWW:<PURL: https://rbeurl.pt/avaliacao>, de 1 a 30 de junho de 2026.