Uma sinfonia multilingue é um logo de leituras em que coexistem várias línguas. |
Sugestões de operacionalização
- Prepare textos multilingues:
- Identifique as diferentes línguas faladas pelos alunos, professores e funcionários da escola.
- Selecione poemas ou excertos d’ Os Lusíadas.
- Recorra a tradutores online e aos alunos migrantes para traduzir os textos selecionados.
- Organize os participantes: Selecione os alunos, assegurando o envolvimento de alunos de várias nacionalidades, incluindo a portuguesa.
- Prepare a criação da sinfonia: Pode haver alunos responsáveis pela leitura e alunos que executam a parte musical, como uma orquestra com solistas.
Enquanto uma parte dos alunos executa a música de fundo, os leitores vão lendo, à vez, ou todos juntos, de acordo com o(s) tipo(s) de leitura(s) selecionado(s):
- Leitura em ciclo: cada aluno lê um trecho na sua língua.
- Leitura em sequência: leituras em diferentes línguas, sequenciais e fluidas, como uma "sinfonia", criando um efeito estético e rítmico com a alternância entre os idiomas.
- Leitura coral: em certos momentos, todos os participantes podem ler simultaneamente nas suas línguas, criando uma "polifonia" que simboliza a diversidade.
- Combinação de idiomas: alternar entre leituras de diferentes línguas, mantendo uma sequência harmoniosa que enfatize a riqueza da pluralidade linguística.
- Organize a sessão de leitura: Defina o local e o público: as diferentes turmas da escola e convidados externos.
Nota: Esta atividade também pode ser adaptada ao Português nos seus vários sotaques.
#LerCamoes #CamoesVCentenarioEducacao #Camoes500Anos