A biblioteca da Escola Secundária D. Maria II, Braga (Agrupamento de Escolas D. Maria II), implementou a atividade: Leituras em caixa, num trabalho colaborativo que envolveu 236 alunos e 12 professores, na construção de 13 caixas de leitura.
Em reunião de articulação curricular, a professora bibliotecária apresentou a proposta de atividade que consistia na leitura de um livro, por cada turma, no desenvolvimento de atividades associadas, ao longo do mês de março, para culminar na Semana da Leitura, com a exposição dos trabalhos realizados. A implementação decorreu em várias etapas:
1- o professor bibliotecário, apresentou a ideia aos alunos que escolheram um livro para ler e apresentar à comunidade educativa, através de uma caixa (Leituras em Caixa) produzida coletivamente. No caso do 1.º ciclo, para facilitar a leitura por parte de todos os alunos, a seleção do livro fez-se a partir dos conjuntos existentes para leitura orientada;
2- realizou-se a leitura, na sala de aula, através de diferentes estratégias (questionamento crítico, argumentação, pesquisa, fichas de leitura, desenho, pintura, questionários, fantoches, experiências, canções, assembleias de turma), associando sempre a oralidade e a escrita;
3- a biblioteca escolar acompanhou o processo, registou-o e distribuiu caixas recicladas que foram o suporte para a apresentação do título trabalhado;
4- cada turma, com base nos materiais construídos no processo de abordagem ao livro e ao(s) respetivo(s) autor(es), compôs e decorou a caixa, que foi entregue na biblioteca escolar;
5- concluído este trabalho, em sessão com a turma, na biblioteca escolar, foi eleito o(s) porta-voz(es), responsável(is) pela apresentação/descrição da caixa e respetivo processo de elaboração.
6- A biblioteca registou e editou em vídeo, os testemunhos dos diferentes porta-vozes. Este trabalho foi divulgado através de uma apresentação, com recurso à ferramenta Genial.ly, publicada nas redes sociais da biblioteca.
7- Simultaneamente, a biblioteca organizou uma exposição coletiva com as Leituras em Caixa, num espaço da escola aberto à comunidade, durante a Semana da Leitura.
No decurso da implementação da atividade, uma professora de Apoio ao Estudo e o grupo de Educação Especial, manifestaram interesse em replicar a iniciativa nos seus tempos específicos de trabalho. Os alunos envolvidos, participaram na leitura de dois títulos e na elaboração de duas caixas, a da sua turma e a que realizaram no âmbito das atividades do Português Língua Não Materna ou do Centro de Apoio à Aprendizagem.
Esta atividade foi premiada no âmbito do prémio Fazer em rede - Atividade Top em março de 2023.