A biblioteca da Escola Básica de Venda do Pinheiro, do Agrupamento de Escolas de Venda do Pinheiro, Mafra, desenvolve há vários anos uma atividade de articulação curricular com o Departamento de Expressões.
Anualmente o departamento escolhe um artista cuja obra constitui ponto de partida para a consecução de diversos trabalhos curriculares nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica.
No presente ano letivo, o artista selecionado foi Wassily Kandinsky e a biblioteca escolar dinamizou uma sessão com alunos e professores, numa dinâmica de oficina, na qual contextualizou a vida e obra do pintor, promovendo, simultaneamente, a sensibilidade artística. A sessão incluiu vários momentos de experimentação com o objetivo de aproximar os alunos da obra do pintor:
- A partir da audição da peça: A sagração da primavera, de Stravinsky, os alunos foram convidados a pintar a música.
- Seguiu-se a partilha dos desenhos, em grande grupo, debatendo o processo de realização.
- Com base numa apresentação de suporte à atividade, contextualizou-se o compositor Stravinsky e o pintor Kandinsky, apresentando a vida e obra deste artista. Os alunos conheceram o processo criativo de Kandinsky, com ligação à música, numa estratégia que utilizou recursos vídeo, o Google Arts&Culture e um novo desafio: desenhar uma casa e desenhar/ representar a saudade.
- No final, foi feita uma proposta aos alunos, a desenvolver em articulação com os docentes de Educação Visual e Educação Tecnológica: criar uma pintura, a partir da audição da sua música preferida, recorrendo apenas a cores, formas e linhas. Os resultados deste trabalho serão integrados numa exposição visual e auditiva (através de códigos QR será possível ouvir as músicas pintadas pelos alunos ao estilo de Kandinsky).
- Como síntese, os alunos realizaram um quiz, com questões referentes à sessão.
- A avaliação da atividade concretizou-se através da resposta dos alunos a um questionário.
Versões impressas das obras de Kandinsky, abordadas na sessão, estiveram expostas na biblioteca, no período de realização desta atividade.
Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top em janeiro de 2024.