|   | DesenvolvimentoReflexão sobre a importância de dar crédito aos autores e treino de uma norma de referenciação simples.  
       Muitas vezes, quando é pedido um trabalho de pesquisa, há quem copie textos e os ilustre com fotografias ou outras imagens encontradas na Internet que, evidentemente, têm autor. Depois, apresentam-nos como sendo da sua autoria.O professor titular recolhe trabalhos de expressão plástica dos seus alunos para serem expostos na biblioteca. O nome de cada um deve estar registado no verso do trabalho (se for bidimensional) ou no fundo (se for tridimensional), de forma a que não esteja visível. Ao lado de cada trabalho os docentes afixam uma etiqueta com um nome diferente do do verdadeiro autor. A turma desloca-se à biblioteca para ver a exposição.
 
Depois da visita, os docentes reúnem os alunos e perguntam-lhes se gostaram de ver a exposição. Perante a sua natural indignação, os alunos são estimulados a dizer o que sentiram quando viram os seus trabalhos atribuídos a outros (Sentiram-se indignados? Enganados? Roubados? É natural. Eles são os autores daquelas obras e não houve respeito por isso).
 
Os alunos recebem as etiquetas com os seus nomes, vão retirar as outras e afixam as corretas. (Agora sim, os autores estão a ser respeitados.).
 
Segue-se uma reflexão que poderá ser orientada pelos seguintes tópicos: 
         
         Como seriam as nossas vidas sem histórias, sem música, sem pinturas, esculturas fotografias, filmes,...?  (pode pedir-se a colaboração dos alunos para dar exemplos)Todas essas obras foram feitas por alguém, têm autor(es). Nós apreciamos o trabalho dos autores?
 
De seguida, promovem um debate que pode ter origem nas afirmações e perguntas seguintes: Será que isso está certo? Essas pessoas estão a apreciar o trabalho dos autores? Estão a ter respeito por eles?
 Como podemos então mostrar respeito pelo trabalho dos autores?
  
       Nota:Os docentes retomam a noção de autor: alguém que cria alguma coisa. Para o reconhecer é preciso dar crédito aos autores. Vamos aprender a fazer isso?
 
Os docentes apresentam um modelo de referências bibliográficas simples para um livro e para um sítio web, chamando a atenção para que, nos sites, nem sempre o autor é uma pessoa apenas; podem ser várias ou uma organização. (Livro: Autor. Título. Editora; sítio web: Autor. Título. URL).
 
Os alunos são divididos em pequenos grupos. Cada grupo terá de realizar uma tarefa, no tempo estipulado para o efeito: 
         
         Ler a pergunta que lhe calhou em sorte (ver sugestões no recurso Perguntas e fontes);Consultar o livro que lhe será entregue e o sítio web que já estará aberto no computador ou tablet destinado ao grupo (ver sugestões no recurso Perguntas e fontes);Responder à pergunta da forma mais completa possível e usando as suas próprias palavras. Se por acaso, tiverem de copiar alguma frase, deverão colocá-la entre aspas.Fazer a bibliografia de acordo com a regra estudada. Será conveniente que cada grupo tenha um computador ou um tablet para fazer o seu trabalho.
 Os docentes deverão manter projetada a norma para a elaboração de bibliografias.
 
 
  
       Os docentes verificam se as bibliografias estão corretas.
 
Os grupos partilham o resultado da pesquisa, num mural criado para o efeito.
 
Breve reflexão final: Como se sentem depois de terem realizado esta pequena tarefa? Porquê? 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades 8. Ordena e regista a informação, estruturando-a de acordo com uma sequência lógica.9. Identifica normas associadas aos direitos de autor e reconhece a necessidade de as cumprir.
 10. Reconhece que deve utilizar as suas próprias palavras. Transcreve, parafraseia, resume pequenos textos e elabora bibliografias simplificadas.
 Atitudes/ Valores 2. Age de forma metódica e rigorosa.4. Respeita os direitos de autor e conexos.
 
 |