|
Desenvolvimento Atividade para familiarizar os alunos com conhecimentos básicos sobre Inteligência Artificial.
- O docente dialoga com os alunos sobre o conceito que têm de inteligência. De seguida verifica se sabem o que significa a palavra artificial. À medida que as ideias surgem acerca de cada palavra, regista no quadro. Pede depois aos alunos que procurem no dicionário o significado de ambas as palavras (inteligência e artificial), conferindo depois com os alunos se as ideias que apresentaram antes estavam corretas.
- O docente promove um debate sobre a seguinte questão: Sendo a inteligência uma característica de humanos e animais, como pode ela ser artificial?
(É provável que os alunos mencionem os robôs. Os docentes deverão focar-se na ideia de máquinas que podem pensar e agir como humanos. Isso passa-se não só com os robôs, mas com programas de computador e aplicações de telemóvel e até com aparelhos e automóveis.)
- Os alunos, em pares ou pequenos grupos, pensam em exemplos de máquinas que pensam e agem como humanos.
(Por exemplo: os carros autónomos têm equipamentos que lhes permitem ver as ruas e estradas, os outros carros e pessoas e decidir se devem avançar ou recuar, acelerar ou abrandar, estacionar, etc; quando usamos o Google Maps, aparece uma voz artificial que nos diz o caminho a seguir; os assistentes como a Bixby, a Alexa, ou o próprio Google com o seu microfone entendem as instruções que lhes damos, sem que haja nenhum humano a ouvir-nos; podemos escolher desbloquear o telemóvel através da leitura da impressão digital ou da leitura facial…)
- Cada grupo partilha as suas conclusões com o grande grupo.
- O docente faz um levantamento de quem já ouviu falar do ChatGPT, do que os alunos sabem sobre isso, se já usaram ou viram os adultos a usá-lo.
(Pode usar-se um questionário em linha e projetar os gráficos resultantes das respostas)
- Dependendo dos resultados desse levantamento, o docente conduz a conversa, abordando os conteúdos que constam do anexo Inteligência Artificial - O que é?, procedendo às necessárias adaptações, conforme se trate de uma turma que não esteja familiarizada com o assunto ou de um grupo em que muitos já viram experimentar ou até experimentaram.
|