Media | Conhecer | Refletir | 1ºCiclo | Cidadania e Desenvolvimento | Inteligência Artificial
Atividade para familiarizar os alunos com conhecimentos básicos sobre Inteligência Artificial.
 
 
 

Objetivos

  • Compreender os aspetos essenciais da Inteligência Artificial (IA).
  • Refletir sobre vantagens e inconvenientes da IA.

 

Desenvolvimento

Atividade para familiarizar os alunos com conhecimentos básicos sobre Inteligência Artificial.

  • O docente dialoga com os alunos sobre o conceito que têm de inteligência. De seguida verifica se sabem o que significa a palavra artificial. À medida que as ideias surgem acerca de cada palavra, regista no quadro. Pede depois aos alunos que procurem no dicionário o significado de ambas as palavras (inteligência e artificial), conferindo depois com os alunos se as ideias que apresentaram antes estavam corretas.

  • O docente promove um debate sobre a seguinte questão: Sendo a inteligência uma característica de humanos e animais, como pode ela ser artificial?
(É provável que os alunos mencionem os robôs. Os docentes deverão focar-se na ideia de máquinas que podem pensar e agir como humanos. Isso passa-se não só com os robôs, mas com programas de computador e aplicações de telemóvel e até com aparelhos e automóveis.)

  • Os alunos, em pares ou pequenos grupos, pensam em exemplos de máquinas que pensam e agem como humanos.
(Por exemplo: os carros autónomos têm equipamentos que lhes permitem ver as ruas e estradas, os outros carros e pessoas e decidir se devem avançar ou recuar, acelerar ou abrandar, estacionar, etc; quando usamos o Google Maps, aparece uma voz artificial que nos diz o caminho a seguir; os assistentes como a Bixby, a Alexa, ou o próprio Google com o seu microfone entendem as instruções que lhes damos, sem que haja nenhum humano a ouvir-nos; podemos escolher desbloquear o telemóvel através da leitura da impressão digital ou da leitura facial…)

  • Cada grupo partilha as suas conclusões com o grande grupo.

  • O docente faz um levantamento de quem já ouviu falar do ChatGPT, do que os alunos sabem sobre isso, se já usaram ou viram os adultos a usá-lo. 
     
(Pode usar-se um questionário em linha e projetar os gráficos resultantes das respostas)

  • Dependendo dos resultados desse levantamento, o docente conduz a conversa, abordando os conteúdos que constam do anexo Inteligência Artificial - O que é?, procedendo às necessárias adaptações, conforme se trate de uma turma que não esteja familiarizada com o assunto ou de um grupo em que muitos já viram experimentar ou até experimentaram.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Compreende que os media transmitem informação e veiculam valores.
7. Identifica riscos e oportunidades associados à utilização dos media e à comunicação em linha.

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard