Entre os dias 26 e 28 de outubro de 2024, decorreu, online, a 52.ª Conferência Anual da IASL e o 27.º Fórum Internacional sobre Investigação em Bibliotecas Escolares, subordinados ao tema “Juntos somos mais fortes: bibliotecas escolares na comunidade”.
Esta edição, transmitida para todo o mundo e programada em três fusos horários diferentes, teve como oradores principais David A. Robertson, Dr. Amanda Jones, Dr. Margaret Merga, Dr. Bella Zhang e o Professor Tse Shek Kam. Os painéis de discussão, as apresentações de grupos de trabalho, e de artigos profissionais e de investigação, refletiram as preocupações e interesses atuais e abordaram diversos aspetos da biblioteconomia escolar, com destaque para:
A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) contribuiu com uma apresentação sobre o trabalho colaborativo entre as bibliotecas escolares e as biliotecas públicas em Portugal.
Nesta apresentação foram analisadas as relações estabelecidas entre os vários parceiros nas redes concelhias/interconcelhias de bibliotecas, bem como o trabalho realizado e os serviços prestados à comunidade.
Estas redes têm demonstrado um potencial significativo para promover a colaboração, a partilha de recursos e o desenvolvimento de estratégias conjuntas entre bibliotecas escolares e municipais, fomentando um crescimento sustentado e sinergias propícias à mudança.
Os principais benefícios incluem a otimização de recursos, a partilha de práticas e o desenvolvimento de eventos culturais e educativos, com foco na promoção da leitura, gestão da coleção e criação de programas culturais. Em muitos casos, estas redes evoluíram para verdadeiras comunidades de prática, potenciando o intercâmbio de conhecimentos e experiências.
Existem, no entanto, alguns desafios, incluindo orçamentos reduzidos e carência de recursos humanos, que devem ser ultrapassados para que as redes continuem a evoluir.
Os portais das redes concelhias devem assumir-se como plataformas dinâmicas e interativas, refletindo a vitalidade das redes e servindo como ferramentas eficazes para a promoção das literacias e o envolvimento ativo da comunidade.