2.º Ciclo | Media | Conhecer | Refletir | Cidadania e desenvolvimento | Português | TIC | Mensagens mediáticas | Publicidade | Dados pessoais | Inteligência artificial
Debate: Será a Inteligência Artificial uma super-heroína que melhora o mundo ou uma vilã que ameaça o dia a dia?
 
 
 
 

Objetivos

  • Compreender o que é a Inteligência Artificial e onde está presente no dia a dia.
  • Refletir sobre vantagens e riscos da utilização da Inteligência Artificial.
  • Desenvolver pensamento crítico sobre o impacto da IA na sociedade.

 

Desenvolvimento

Em grande grupo: Acolhimento e introdução ao tema

  • Introduzir o conceito de inteligência artificial a partir do conhecimento que os alunos já têm;
  • Em conjunto, identificar alguns exemplos da presença da IA no dia a dia;
  • Apresentar a tarefa da sessão: decidir se a Inteligência Artificial é uma super-heroína que ajuda o mundo, ou uma vilã que pode criar problemas!
  • Entregar a cada aluno dois cartões de votação (ver recursos de apoio 1 e 2)
  • Dividir a turma em dois grupos (eventualmente subdivididos em grupos mais pequenos):
    • Grupo Super-heroína: defendem as vantagens da IA.
    • Grupo Vilã: apontam os riscos e perigos da IA.

Em grande grupo: Apresentação de narrativas e debate
Apresentar e discutir brevemente cada narrativa (ver recurso de apoio 3) de acordo com o seguinte processo:

  • Projetar a narrativa;
  • Em pequeno grupo, discutir e responder às questões respetivas (ver recursos de apoio 4 e 5);
  • Em plenário, apresentar discutir os argumentos de ambos os grupos;
  • Registar no quadro síntese os principais argumentos (ver recurso de apoio 6).

Em grande grupo:

  • Votação final
    Em silêncio, cada aluno, independentemente do grupo que integrou durante a sessão, responde à questão “Afinal, a Inteligência Artificial é uma super-heroína que ajuda o mundo, ou uma vilã que pode criar problemas?” levantando um dos cartões que lhe foi fornecido.

  • Reflexão final
    Conversar sobre:
    • "O que vos fez mudar (ou não mudar) de opinião?"
    • "Que cuidados devemos ter quando usamos Inteligência Artificial?"
    • "Como gostariam que a IA fosse usada no futuro?"

Concluir reforçando:
"A Inteligência Artificial pode ser muito boa ou muito perigosa: tudo depende do modo como a usamos!"

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Toma consciência do papel dos media e seus impactos sociais (positivos ou negativos) em função da forma como são usados.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.

2. Demonstra espírito crítico face aos media.

 

Articulação curricular possível

2.º Ciclo

  • Cidadania e desenvolvimento
  • Português
  • TIC

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard