|
Desenvolvimento Em grande grupo: Acolhimento e introdução ao tema
- Introduzir o conceito de inteligência artificial a partir do conhecimento que os alunos já têm;
- Em conjunto, identificar alguns exemplos da presença da IA no dia a dia;
- Apresentar a tarefa da sessão: decidir se a Inteligência Artificial é uma super-heroína que ajuda o mundo, ou uma vilã que pode criar problemas!
- Entregar a cada aluno dois cartões de votação (ver recursos de apoio 1 e 2)
- Dividir a turma em dois grupos (eventualmente subdivididos em grupos mais pequenos):
- Grupo Super-heroína: defendem as vantagens da IA.
- Grupo Vilã: apontam os riscos e perigos da IA.
Em grande grupo: Apresentação de narrativas e debate Apresentar e discutir brevemente cada narrativa (ver recurso de apoio 3) de acordo com o seguinte processo:
- Projetar a narrativa;
- Em pequeno grupo, discutir e responder às questões respetivas (ver recursos de apoio 4 e 5);
- Em plenário, apresentar discutir os argumentos de ambos os grupos;
- Registar no quadro síntese os principais argumentos (ver recurso de apoio 6).
Em grande grupo:
- Votação final
Em silêncio, cada aluno, independentemente do grupo que integrou durante a sessão, responde à questão “Afinal, a Inteligência Artificial é uma super-heroína que ajuda o mundo, ou uma vilã que pode criar problemas?” levantando um dos cartões que lhe foi fornecido.
- Reflexão final
Conversar sobre:
- "O que vos fez mudar (ou não mudar) de opinião?"
- "Que cuidados devemos ter quando usamos Inteligência Artificial?"
- "Como gostariam que a IA fosse usada no futuro?"
Concluir reforçando: "A Inteligência Artificial pode ser muito boa ou muito perigosa: tudo depende do modo como a usamos!"  |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Toma consciência do papel dos media e seus impactos sociais (positivos ou negativos) em função da forma como são usados. Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media.  |