|   | DesenvolvimentoEm grande grupo: Acolhimento e introdução ao tema  
       Introduzir o conceito de inteligência artificial a partir do conhecimento que os alunos já têm;Em conjunto, identificar alguns exemplos da presença da IA no dia a dia;Apresentar a tarefa da sessão: decidir se a Inteligência Artificial é uma super-heroína que ajuda o mundo, ou uma vilã que pode criar problemas!Entregar a cada aluno dois cartões de votação (ver recursos de apoio 1 e 2)Dividir a turma em dois grupos (eventualmente subdivididos em grupos mais pequenos):
  
         Grupo Super-heroína: defendem as vantagens da IA.Grupo Vilã: apontam os riscos e perigos da IA. Em grande grupo: Apresentação de narrativas e debateApresentar e discutir brevemente cada narrativa (ver recurso de apoio 3) de acordo com o seguinte processo:
  
       Projetar a narrativa;Em pequeno grupo, discutir e responder às questões respetivas (ver recursos de apoio 4 e 5);Em plenário, apresentar discutir os argumentos de ambos os grupos;Registar no quadro síntese os principais argumentos (ver recurso de apoio 6). Em grande grupo:  
       Votação finalEm silêncio, cada aluno, independentemente do grupo que integrou durante a sessão, responde à questão “Afinal, a Inteligência Artificial é uma super-heroína que ajuda o mundo, ou uma vilã que pode criar problemas?” levantando um dos cartões que lhe foi fornecido.
 
 
Reflexão finalConversar sobre:
  
         "O que vos fez mudar (ou não mudar) de opinião?""Que cuidados devemos ter quando usamos Inteligência Artificial?""Como gostariam que a IA fosse usada no futuro?" Concluir reforçando:"A Inteligência Artificial pode ser muito boa ou muito perigosa: tudo depende do modo como a usamos!"
 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 2. Toma consciência do papel dos media e seus impactos sociais (positivos ou negativos) em função da forma como são usados. Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 
 |