Leitura | Comunicar | 1º ciclo | Partilha de opiniões 
Apreciação de histórias existentes na biblioteca e comparação com outras criadas por IA sobre o mesmo tema. Manifestação de preferências.
 
 
 
 

Objetivos

  • Apreciar histórias.
  • Comparar uma história existente na biblioteca com outra sobre o mesmo tema criada por IA.
  • Expressar preferências.

 

Desenvolvimento

  • Na biblioteca estarão expostos vários livros de histórias, uns conhecidos dos alunos e outros não.

  • Os alunos:
    • observam e folheiam os livros;
    • chegam a um acordo sobre se querem ler uma história que já conhecem ou uma que seja novidade.

  • Os docentes:
    • perguntam aos alunos se já ouviram falar em Inteligência Artificial e no ChatGPT ou outros chatbots e conversam com eles sobre isso;
    • explicam em que vai consistir a atividade
      (vai ser lida em voz alta a história que escolheram e, depois de decidirem qual é o assunto da história, vai ser pedido ao chatbot que escreva uma história sobre o mesmo assunto para alunos de … anos e que apresente ilustrações; seguidamente será lida a história escrita pela IA e serão analisadas as ilustrações);
    • Leem em voz alta a história escolhida pelas crianças, mostrando as ilustrações
      (essa leitura também pode ser feita pelos alunos, se a sua proficiência leitora for boa).
  • Os alunos:
    • conversam e põem-se de acordo sobre qual é o assunto da história.

  • Os docentes:
    • dão instruções ao chatbot;
    • leem a história que o mesmo escreveu;
    • mostram as ilustrações aos alunos.

  • Em grande grupo, e com orientação dos docentes, os alunos:
    • manifestam as suas opiniões acerca das duas histórias, explicando as suas escolhas;
    • conversam sobre se a IA pode substituir os autores e ilustradores de livros para crianças;
    • pensam se gostarão que isso aconteça.

  • No final, poderá ser registada a opinião do grupo e colocada num mural dedicado ao MIBE 2025.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Escolhe livros e leituras, de acordo com os seus gostos, interesses e necessidades. 
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. 

Atitudes/ Valores:

  1. Participa na troca e debate de ideias.
  2. Respeita diferentes opiniões.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

  • Livros existentes na biblioteca;
  • Computador ou tablet com ligação à internet.

Observações

Esta atividade foi proposta no âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2025 (Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias), no entanto pode ser realizada noutro contexto, substituindo-se o mural alusivo pelo suporte que se considerar mais adequado.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard