Leitura | Comunicar | 1º ciclo | Partilha de opiniões
Apreciação de histórias existentes na biblioteca e comparação com outras criadas por IA sobre o mesmo tema. Manifestação de preferências.
|
|
Objetivos
- Apreciar histórias.
- Comparar uma história existente na biblioteca com outra sobre o mesmo tema criada por IA.
- Expressar preferências.
 |
|
Desenvolvimento
- Na biblioteca estarão expostos vários livros de histórias, uns conhecidos dos alunos e outros não.
- Os alunos:
- observam e folheiam os livros;
- chegam a um acordo sobre se querem ler uma história que já conhecem ou uma que seja novidade.
- Os docentes:
- perguntam aos alunos se já ouviram falar em Inteligência Artificial e no ChatGPT ou outros chatbots e conversam com eles sobre isso;
- explicam em que vai consistir a atividade(vai ser lida em voz alta a história que escolheram e, depois de decidirem qual é o assunto da história, vai ser pedido ao chatbot que escreva uma história sobre o mesmo assunto para alunos de … anos e que apresente ilustrações; seguidamente será lida a história escrita pela IA e serão analisadas as ilustrações);
- Leem em voz alta a história escolhida pelas crianças, mostrando as ilustrações(essa leitura também pode ser feita pelos alunos, se a sua proficiência leitora for boa).
- Os alunos:
- conversam e põem-se de acordo sobre qual é o assunto da história.
- Os docentes:
- dão instruções ao chatbot;
- leem a história que o mesmo escreveu;
- mostram as ilustrações aos alunos.
- Em grande grupo, e com orientação dos docentes, os alunos:
- manifestam as suas opiniões acerca das duas histórias, explicando as suas escolhas;
- conversam sobre se a IA pode substituir os autores e ilustradores de livros para crianças;
- pensam se gostarão que isso aconteça.
- No final, poderá ser registada a opinião do grupo e colocada num mural dedicado ao MIBE 2025.
 |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Escolhe livros e leituras, de acordo com os seus gostos, interesses e necessidades. 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. Atitudes/ Valores:
- Participa na troca e debate de ideias.
- Respeita diferentes opiniões.
 |
|
Articulação curricular possível
 |
|
Recursos
- Livros existentes na biblioteca;
- Computador ou tablet com ligação à internet.
 |
 |
Observações Esta atividade foi proposta no âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2025 (Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias), no entanto pode ser realizada noutro contexto, substituindo-se o mural alusivo pelo suporte que se considerar mais adequado. |