A Biblioteca da Escola Dr. Ferreira da Silva, Oliveira de Azeméis, assinalou 21 de março de 2022, Dia da Primavera e da Poesia, mas também Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial com sessão de trabalho sobre História da Escravatura no Império Português e seus reflexos no racismo em Portugal.
1. Enquadramento - Textos declamados e cantados pelos alunos:
- “Quando os nazistas levaram os comunistas, eu me calei; afinal de contas, eu não era comunista. Quando eles prenderam os social-democratas, eu fiquei calado; eu não era social-democrata […]” [1].
- Poema de Martin Niemöller (1892-1984) adaptado e interpretado por alunos do secundário; “Primeiro levaram os negros…”;
- Poema O navio negreiro, do escritor brasileiro Castro Alves, dramatizado e cantado por alunos do 2.º ciclo;
- Filme O atlântico dos outros: o fim da escravatura.
- Musical Os Miseráveis, baseado no romance homónimo Victor Hugo, um excerto foi cantado pelos alunos [2];
Enquanto houver, em virtude da lei e do costume, decretos de condenação pronunciados pela sociedade, criando artificialmente infernos em meio à civilização da terra e acrescentando o elemento do destino humano ao destino divino; enquanto os três grandes problemas do século - a degradação do homem pelo pauperismo, a corrupção da mulher pela fome, a mutilação das crianças por falta de luz - não forem resolvidos; enquanto a asfixia social for possível em qualquer parte do mundo; - em outras palavras, e com um significado ainda mais amplo, enquanto a ignorância e a pobreza existirem na terra, livros da natureza de Les Misérables não podem deixar de ser úteis”.
Hugo, Victor. (1862). Les Misérables (Prefácio) [2].
2. Refletir e a opinar, em conjunto, sobre questões complexas:
- Considerando que ser escravo não é uma condição natural, mas imposta e que muitas vezes implica sequestro e tortura, devemos dizer “escravo” ou “pessoa escravizada”?
- Relativamente ao seu passado esclavagista e colonialista, Portugal sente orgulho ou vergonha?
- A escravatura foi efetivamente abolida por decreto? Qual é a diferença entre a escravatura – diz-se que Portugal foi pioneiro na sua abolição (1761) - e o trabalho forçado atual, por exemplo, em estufas ou na construção civil, conforme situações reportadas nas notícias?
- A sociedade atual é racista?
- Como compreender o diminuto, quase inexistente, número de pessoas afrodescendentes na Assembleia da República ou no exercício de certas profissões, como, por exemplo, no jornalismo?
- É importante garantir a presença de afrodescendentes entre os deputados com assento na Assembleia da República?
3. Parceria
Esta foi uma iniciativa em parceria com o programa do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, O CES vai à escola, que envolveu as disciplinas de História, Geografia, Inglês, Ed. Visual, Educação Musical, Educação Moral e Religiosa Cristã, alunos do 2.º ciclo e de Línguas e Humanidades do secundário (10.º, 11.º e 12.º anos).
4. Testemunhos dos alunos
A época gloriosa dos Descobrimentos acabou por ser ensombrada pelo tráfico negreiro” e ocupação de terras dos indígenas.
Alunos de 11.º ano
Afinal temos um passado triste, em relação ao qual não nos devemos culpabilizar. Devemos, sim, refletir na nossa conduta e tentar eliminar na nossa conduta a inferiorização do Outro. Afinal, nada muda apenas por decreto. É preciso dar corpo à lei. Mais uma vez verificamos que a História é um processo de mudança e é importante tomarmos consciência que, nós, no nosso presente, podemos também ser fator de mudança.”
Alunos 12.º ano
Referências
- (2023). Martin Niemöller. Global: Fundação Wikimedia. https://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Niem%C3%B6ller
- Musical - Schönberg, Claude-Michel (mus.). (1980). Les Misérables. France: Lesmis. https://www.lesmis.com/
- in: Columbia College. (s.d.). “Les Misérables”, de Victor Hugo, 1862 EC. New York: CC. https://www.college.columbia.edu/core/content/%E2%80%9Cles-mis%C3%A9rables%E2%80%9D-victor-hugo-1862-ce Inclui livro para uso público (Projeto Gutenberg).
- Filme: Tom Hooper (Dir.). (2012). Os Miseráveis - Trailer Oficial Legendado [Trailer]. Portugal: Universal Pictures. https://www.youtube.com/watch?v=25sBSaecx_E