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Manuela Pargana Silva Rede de Bibliotecas Escolares |
Outubro, mês das Bibliotecas Escolares, convida à reflexão a partir do mote Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias. Este tema aborda algumas das questões mais prementes da atualidade e norteia o Fórum RBE 2025, dedicado ao papel humanista e interventivo das bibliotecas escolares: Bibliotecas Escolares: Humanismo e Intervenção. Vivemos um tempo de transformações profundas nos modos de vida, que têm implicações diretas na forma de ler, aprender e comunicar. O avanço da inteligência artificial convoca-nos a refletir sobre o que distingue o humano da máquina e a repensar o papel das bibliotecas escolares. Como podem as bibliotecas escolares afirmar-se, no quotidiano, como espaços integradores sem perder de vista o humanismo? De que forma podem continuar a promover valores de solidariedade, cidadania e responsabilidade coletiva? Como cultivar o gosto de saber, valorizando em simultâneo a singularidade de cada indivíduo e a força da intervenção coletiva? Como reforçar, num cenário de transformação digital acelerada, a relação professor–aluno, garantindo que a tecnologia se coloca ao serviço da humanidade, da socialização e da interação genuinamente humanas? Este Fórum constitui um momento de reflexão e, também, de celebração do trabalho da Rede de Bibliotecas Escolares e dos seus profissionais — os professores bibliotecários. Numa época marcada pela constante mutação, estes procuram assegurar uma resposta inovadora, consistente e reflexiva. A sua ação traduz-se numa intervenção fundamentada no conhecimento e na colaboração, dando corpo à missão das bibliotecas escolares que consiste em promover a educação, valorizar a cultura, assegurar a inclusão, defender a liberdade intelectual e de expressão. Mais do que nunca, importa capacitar crianças e jovens para serem empáticos, curiosos, criativos - humanos. É fundamental ajudá-los a desenvolver competências que lhes permitam enfrentar os desafios do presente e do futuro com sentido crítico, responsabilidade e imaginação. A obrigação e o privilégio de criar estas condições é de todos — comunidade educativa, bibliotecas escolares e parceiros. O desafio é continuar a aprender coletivamente, a gostar de ler, questionar e pensar, pugnando por que “o humano não seja apenas uma memória”¹. 1. Rede de Bibliotecas Escolares (2025, 23 de setembro). Mais perguntas que respostas. Blogue RBE. https://blogue.rbe.mec.pt/mais-perguntas-que-respostas-3004155 |