A biblioteca da Escola Secundária de Pombal, do Agrupamento de Escolas de Pombal, desenvolveu uma atividade de articulação curricular, para celebrar os 50 anos do 25 de abril de 1974.
A atividade consistiu em, a partir de uma reflexão sobre as conquistas da revolução de abril, os alunos analisarem a realidade atual, identificarem “maleitas” que persistem na sociedade e criarem um “medicamento” para combater a doença identificada. As principais etapas de desenvolvimento da atividade foram:
- Planificação pela professora bibliotecária em conjunto com as professoras de Português e, posteriormente, com os professores de Educação Visual, Educação Técnológica, de Biologia/ Geologia, Física, Química e Cidadania e Desenvolvimento.
- Divulgação, aos professores, da atividade a realizar, organizada na modalidade de concurso. Entrega do regulamento do concurso e das instruções de conceção do medicamento.
- Realização da atividade em contexto de sala de aula das várias disciplinas envolvidas, com a apreensão e a mobilização de conhecimentos e competências muito abrangentes, em ligação com competências de literacia da informação e mediáticas, sobretudo no que diz respeito às pesquisas efetuadas, em articulação direta com a biblioteca. A concretização decorreu em diferentes modalidades, conforme as turmas: Domínio de Autonomia Curricular (DAC); em contexto do trabalho de cada disciplina, no ensino regular; como trabalho de projeto, nos cursos profissionais.
- O processo consistiu na identificação de “maleitas” da sociedade atual, à luz dos ideais de abril de 1974. A partir daí, os alunos, conceberam um medicamento para combater a “maleita” identificada, num processo que envolveu a definição da composição do medicamento, do seu nome, a criação da respetiva posologia, a definição de efeitos secundários/ contra-indicações e a conceção da respetiva embalagem, com a identificação do laboratório que comercializa o medicamento.
Associado a este processo, os alunos pesquisaram e selecionaram produções de autores que permitiam fazer uma ligação ao mal da sociedade que identificaram.
Noutros casos, criaram e/ ou adaptaram textos (prosa ou poesia) capazes de evocar aspetos da “maleita” em estudo. Estes textos integraram a embalagem do medicamento em questão.
- No final, os medicamentos criados, para além de serem objeto do concurso, foram expostos na biblioteca, que com a colaboração de uma farmácia local, foi decorada, como se de uma farmácia dos anos 70 se tratasse (Farmácia do 25 de abril).
A exposição global esteve aberta a visitas voluntárias e ao agendamento de visitas, envolvendo significativamente a comunidade escolar.
Esta atividade integrou um conjunto mais vasto de iniciativas comemorativas da revolução dos cravos, dinamizadas pela biblioteca escolar com os professores e que integraram o programa concelhio de atividades, neste âmbito.
Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top, ex aequo, em abril de 2024.