Leitura | Media | Ler |Comunicar | Ensino Secundário | Escrita | Partilha de opiniões | Podcasts
Reflexão sobre a originalidade, a literatura e a arte na era da IA.
 
 
 
 

Objetivos

  • Selecionar excertos de obras literárias.
  • Escrever prompts para a IA escrever sobre o mesmo assunto do excerto.
  • Comparar textos.
  • Refletir sobre a originalidade, a literatura e a arte na era da IA.

 

Desenvolvimento

  • Na biblioteca estarão expostas várias obras, de preferência de autores portugueses, adequadas ao nível dos alunos.

  • Os docentes contextualizam e apresentam a atividade.

  • Os alunos, em pequeno grupo:
    • escolhem um livro e decidem que excerto vão ler com mais atenção;
    • chegam a acordo sobre qual é o assunto desse excerto e sobre o tom e o estilo de escrita do autor;
    • escrevem um prompt complexo, de acordo com as indicações do docente.
      (o prompt deve explicitar que pretendem um texto literário no tom e ao estilo do autor do livro que escolheram, quantas palavras deverá o texto ter e o assunto do mesmo);

  • Os docentes:
    • aprovam o prompt;
    • pedem ao chatbot escolhido (ChatGPT, Copilot; Gemini;…) para escrever o texto;
    • devolvem o texto produzido aos alunos.

  • Os alunos, em pequeno grupo:
    • leem o texto produzido pela IA;
    • comparam-no com excerto da obra que começaram por ler
    • registam as opiniões do grupo (qual é mais interessante/ emocionante/ divertido? porquê? a IA conseguiu reproduzir o tom e o estilo de escrita do autor? há aspetos em que é melhor? há outros em que é pior?...)

  • Em grande grupo os alunos:
    • partilham com a turma os textos lidos e as suas opiniões;
    • debatem sobre questões colocadas pelos docentes:
      • O que é a originalidade?
      • Qual o papel dos escritores e dos artistas no futuro? Bastar-lhes-á serem bons engenheiros de prompts?
      • As bibliotecas continuarão a ser necessárias para preservar histórias?
      • ...

  • Docentes e alunos organizam-se para produzir um podcast (que pode ter a forma de uma entrevista) em que se apresentam as conclusões do debate havido e que será divulgado pela biblioteca escolar durante o MIBE 2025.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

  1. Escolhe leituras diversificadas, tendo por base critérios de qualidade e necessidades ou interesses específicos.
  2. Expressa oralmente ideias, dominando os mecanismos necessários a um discurso rico, claro e coeso.
  3. Cria textos originais, em diferentes géneros e formatos, dominando as linguagens e as técnicas necessárias.
  4. Utiliza autónoma e proficientemente as tecnologias, as ferramentas digitais e a Internet para ler, escrever, partilhar e comunicar com diferentes finalidades.

Atitudes/ Valores:

  1. Participa na troca e debate de ideias.
  2. Manifesta espírito crítico.
  3. Respeita diferentes opiniões.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

  • Livros existentes na biblioteca;
  • Computadores ou tablets com ligação à internet;
  • Ferramentas para criar podcasts

Recurso adicional:

Observações

Embora tenha sido planeada pensando no tema do Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2025 (Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias), esta atividade pode ser realizada noutro contexto.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard