Leitura | Media | Ler |Comunicar | Ensino Secundário | Escrita | Partilha de opiniões | Podcasts
Reflexão sobre a originalidade, a literatura e a arte na era da IA.
|
|
Objetivos
- Selecionar excertos de obras literárias.
- Escrever prompts para a IA escrever sobre o mesmo assunto do excerto.
- Comparar textos.
- Refletir sobre a originalidade, a literatura e a arte na era da IA.
 |
|
Desenvolvimento
- Na biblioteca estarão expostas várias obras, de preferência de autores portugueses, adequadas ao nível dos alunos.
- Os docentes contextualizam e apresentam a atividade.
- Os alunos, em pequeno grupo:
- escolhem um livro e decidem que excerto vão ler com mais atenção;
- chegam a acordo sobre qual é o assunto desse excerto e sobre o tom e o estilo de escrita do autor;
- escrevem um prompt complexo, de acordo com as indicações do docente.
(o prompt deve explicitar que pretendem um texto literário no tom e ao estilo do autor do livro que escolheram, quantas palavras deverá o texto ter e o assunto do mesmo);
- Os docentes:
- aprovam o prompt;
- pedem ao chatbot escolhido (ChatGPT, Copilot; Gemini;…) para escrever o texto;
- devolvem o texto produzido aos alunos.
- Os alunos, em pequeno grupo:
- leem o texto produzido pela IA;
- comparam-no com excerto da obra que começaram por ler
- registam as opiniões do grupo (qual é mais interessante/ emocionante/ divertido? porquê? a IA conseguiu reproduzir o tom e o estilo de escrita do autor? há aspetos em que é melhor? há outros em que é pior?...)
- Em grande grupo os alunos:
- partilham com a turma os textos lidos e as suas opiniões;
- debatem sobre questões colocadas pelos docentes:
- O que é a originalidade?
- Qual o papel dos escritores e dos artistas no futuro? Bastar-lhes-á serem bons engenheiros de prompts?
- As bibliotecas continuarão a ser necessárias para preservar histórias?
- ...
- Docentes e alunos organizam-se para produzir um podcast (que pode ter a forma de uma entrevista) em que se apresentam as conclusões do debate havido e que será divulgado pela biblioteca escolar durante o MIBE 2025.
 |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades:
- Escolhe leituras diversificadas, tendo por base critérios de qualidade e necessidades ou interesses específicos.
- Expressa oralmente ideias, dominando os mecanismos necessários a um discurso rico, claro e coeso.
- Cria textos originais, em diferentes géneros e formatos, dominando as linguagens e as técnicas necessárias.
- Utiliza autónoma e proficientemente as tecnologias, as ferramentas digitais e a Internet para ler, escrever, partilhar e comunicar com diferentes finalidades.
Atitudes/ Valores:
- Participa na troca e debate de ideias.
- Manifesta espírito crítico.
- Respeita diferentes opiniões.
 |
|
Articulação curricular possível
 |
|
Recursos
- Livros existentes na biblioteca;
- Computadores ou tablets com ligação à internet;
- Ferramentas para criar podcasts
Recurso adicional:
 |
 |
Observações Embora tenha sido planeada pensando no tema do Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2025 (Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias), esta atividade pode ser realizada noutro contexto. |