A biblioteca da Escola Básica de Nogueira, do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, Braga, desenvolveu uma atividade em articulação com os docentes de Português, Educação Visual e Educação Musical do 2.º ciclo.
A iniciativa desenvolveu-se no âmbito das comemorações dos 500 anos do Nascimento de Luís de Camões e baseou-se no desafio aos alunos para reescreverem poemas de Camões que foram, posteriormente, ilustrados, na disciplina de Educação Visual, tendo-se e procedido à gravação das respetivas leituras, na disciplina de Educação Musical.
A atividade desenvolveu-se nas seguintes etapas:
- Cada turma assistiu, na biblioteca escolar, a uma sessão de informação sobre a vida e obra do poeta, onde também foram divulgados livros publicados sobre a sua obra.
- Nas aulas de Português, cada docente apresentou e disponibilizou aos alunos uma seleção de poemas e/ou estrofes de Os Lusíadas, fazendo uma breve análise do aspeto formal e das temáticas associadas. Cada aluno selecionou os versos e/ou poema de que mais gostou e reescreveu-o com palavras mais simples e/ou deu-lhes outros significados à luz das suas vivências atuais.
- Nas aulas de Educação Visual, os alunos produziram vários trabalhos de expressão plástica, de acordo com o trabalho desenvolvido anteriormente na área de Português. Produziram-se ilustrações individuais com lápis de cor aguareláveis sobre páginas de livro envelhecido para cada poema reescrito. Foi, também, produzido um Painel, cuja composição incluiu ilustrações individuais e coletivas, realizadas em papel kraft com diferentes riscadores que reflete o autor e as diversas temáticas exploradas nos seus poemas, com recurso a diversas técnicas, suportes e riscadores (técnica mista).
- Na aulas de Educação Musical, procedeu-se às gravações da leitura de poemas e à pesquisa de ferramentas digitais, nomadamente de Inteligência Artificial para auxílio na criação de música para um poema. Produziu-se um vídeo.
- Os trabalhos integraram uma exposição, em diversos espaços da escola e foram divulgados nas redes sociais da biblioteca e do agrupamento de escolas.
Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top em fevereiro de 2025.