Ensino Secundário | Media | Conhecer | Refletir | Produzir | Cidadania e Desenvolvimento | Filosofia | Português | TIC | Infográficos | Mensagens mediáticas | Notícias falsas | Redes sociais | Inteligência artificial
Exploração do modo como a Inteligência Artificial influencia a informação, a opinião pública e a democracia.
 
 
 
 

Objetivos

  • Analisar criticamente conteúdos digitais.
  • Reconhecer formas como a Inteligência Artificial influencia a política e a opinião pública.
  • Identificar riscos de desinformação associados à IA em contextos políticos.
  • Argumentar sobre os impactos éticos e sociais da utilização da IA em contextos políticos.

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo:

    • Breve reflexão sobre a questão O que vemos nas redes sociais é controlado por nós?
    • Apresentação de duas questões a que os alunos devem procurar responder durante o visionamento de um vídeo:
      • Como é que os algoritmos influenciam as nossas opiniões políticas?
      • Que risco para a democracia podemos associar ao funcionamento das redes sociais?

    • Visionamento do vídeo The Social Dilemma – Bonus Clip: The Democracy Dilemma;
    • Discussão dos temas abordados e das respostas encontradas (ver recurso de apoio 1).

  • Em pequeno grupo, os alunos:

    • Exploram diferentes temáticas relacionadas com a influência política da inteligência artificial, seguindo um guião fornecido (ver recursos de apoio 2 a 5): 
      • Desinformação criada por IA;
      • Redes sociais e algoritmos;
      • IA nas campanhas eleitorais;
      • Ética e regulação da inteligência artificial.
  • Preparam a apresentação oral das conclusões da sua análise.

  • Em grande grupo:

    • Os alunos partilham brevemente as conclusões do seu trabalho.

    • Os docentes promovem o debate apresentando questões de ligação aos temas dos outros grupos e questões para reflexão crítica global. (ver recurso de apoio 6)

  • Após reorganização dos grupos, em pequeno grupo, os alunos criam infográficos sobre os temas abordados (ver recurso de apoio 7).

  • Em grande grupo os alunos apresentam os infográficos criados e explicam o processo e as opções adotadas.

  • A biblioteca divulga os infográficos produzidos nos seus canais digitais, podendo equacionar uma exposição física.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, ...).
3. Infere sobre propósitos e intenções de mensagens mediáticas, numa vasta gama de media.
7. Reconhece o uso de procedimentos avançados de segurança e de proteção como uma exigência inerente a uma boa utilização dos media, exercendo conscientemente os seus direitos e deveres online.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

Ensino Secundário

    • Cidadania e Desenvolvimento
    • Filosofia
    • Português
    • TIC
    • Geografia

 

Recursos

Observações

Para complementar informações sobre esta temática, sugere-se a leitura do artigo:
Rede de Bibliotecas Escolares. (2025, 9 de abril). Democracia em tempos de algoritmos. Blogue RBE. https://blogue.rbe.mec.pt/democracia-em-tempos-de-algoritmos-2940960 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard