Ensino Secundário | Media | Conhecer | Refletir | Produzir | Cidadania e Desenvolvimento | Filosofia | Português | TIC | Infográficos | Mensagens mediáticas | Notícias falsas | Redes sociais | Inteligência artificial
Exploração do modo como a Inteligência Artificial influencia a informação, a opinião pública e a democracia.
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Objetivos
- Analisar criticamente conteúdos digitais.
- Reconhecer formas como a Inteligência Artificial influencia a política e a opinião pública.
- Identificar riscos de desinformação associados à IA em contextos políticos.
- Argumentar sobre os impactos éticos e sociais da utilização da IA em contextos políticos.
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Desenvolvimento
- Em grande grupo:
- Breve reflexão sobre a questão O que vemos nas redes sociais é controlado por nós?
- Apresentação de duas questões a que os alunos devem procurar responder durante o visionamento de um vídeo:
- Como é que os algoritmos influenciam as nossas opiniões políticas?
- Que risco para a democracia podemos associar ao funcionamento das redes sociais?
- Visionamento do vídeo The Social Dilemma – Bonus Clip: The Democracy Dilemma;
- Discussão dos temas abordados e das respostas encontradas (ver recurso de apoio 1).
- Em pequeno grupo, os alunos:
- Exploram diferentes temáticas relacionadas com a influência política da inteligência artificial, seguindo um guião fornecido (ver recursos de apoio 2 a 5):
- Desinformação criada por IA;
- Redes sociais e algoritmos;
- IA nas campanhas eleitorais;
- Ética e regulação da inteligência artificial.
- Preparam a apresentação oral das conclusões da sua análise.
- Em grande grupo:
- Os alunos partilham brevemente as conclusões do seu trabalho.
- Os docentes promovem o debate apresentando questões de ligação aos temas dos outros grupos e questões para reflexão crítica global. (ver recurso de apoio 6)
- Após reorganização dos grupos, em pequeno grupo, os alunos criam infográficos sobre os temas abordados (ver recurso de apoio 7).
- Em grande grupo os alunos apresentam os infográficos criados e explicam o processo e as opções adotadas.
- A biblioteca divulga os infográficos produzidos nos seus canais digitais, podendo equacionar uma exposição física.
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Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, ...). 3. Infere sobre propósitos e intenções de mensagens mediáticas, numa vasta gama de media. 7. Reconhece o uso de procedimentos avançados de segurança e de proteção como uma exigência inerente a uma boa utilização dos media, exercendo conscientemente os seus direitos e deveres online. Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.  |
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Articulação curricular possível Ensino Secundário
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- Cidadania e Desenvolvimento
- Filosofia
- Português
- TIC
- Geografia
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Recursos
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Observações Para complementar informações sobre esta temática, sugere-se a leitura do artigo: Rede de Bibliotecas Escolares. (2025, 9 de abril). Democracia em tempos de algoritmos. Blogue RBE. https://blogue.rbe.mec.pt/democracia-em-tempos-de-algoritmos-2940960 |